Relembre-se que o uso destes artigos não lhe garante o sucesso terapêutico, nem o habilita a ser homeopata ou outra classificação da medicina naturológica. As decisões destes profissionais consideram imensas valências. Consulte um especialista

sábado, 27 de março de 2010

PATOLOGIAS, em revista




Um "vade mecum" é, de forma geral, um livro de uso muito frequente e que instrui o leitor a fazer determinadas tarefas. A palavra origina-se numa expressão latina que significa "anda comigo" ou "vem comigo".
Wikipedia


Abcessos
  • O abscesso é a acumulação de pus em algumas partes do corpo seja interna ou externamente.
  • Os sintomas mais comuns são febre, irritação, inflamação e dor. Os abscessos podem se formar em qualquer parte do corpo na pele no cérebro nas gengivas nos dentes na parede abdominais nos ouvidos nos rins. Dependendo do lugar onde se formam teremos o tipo de moléstia.
  • As causas mais comuns são infecções produzidas por bactérias, vírus e fungos que se introduzem no organismo através de uma ferida ou por meio de contágio directo.


Acidez Estomacal
A acidez estomacal é o excesso de sucos digestivo no estômago entre os quais se encontra o ácido clorídrico. Esses sucos podem refluir subindo ao esófago ocasionando as chamadas azias que provocam a sensação de ardência no estômago.
  • Manifesta-se como sensação de acidez e dor de estômago. Quando isto é frequente pode se apresentar retenção de líquidos.
  • A acidez apresenta-se mais frequentemente quando existem problemas nos rins e no fígado.


Acne
A acne é uma vesícula de gordura infectada na pele produzida pelas glândulas sebáceas localizadas em cada folículo do pêlo. Quando essa gordura infectada é retida se produzem vesículas denominadas acne. A acne se manifesta principalmente no rosto e nas costa e pode
chegar a criar abscessos e caroços profundos de gorduras infectada.
  • Causas: A produção de certas hormonas ao chegar a puberdade provocam a segregação extra de gordura pelas glândulas sebáceas de pele. Se não houver uma higiene suficiente ou quando se vive num ambiente nocivo instala se a infecção.
  • Tratamento: Lavar o rosto com sabão líquido neutro todos os dias pela manha e à noite com o fim de remover toda a gordura (secar-se com um lenço descartável para não se contaminar novamente).


Adenóides
Protuberâncias ou carnosidades que se encontram na parte interna superior do nariz.
  • Sintomas: Quando as adenóides se infectam e aumentam de tamanho elas bloqueiam a passagem do ar pelo nariz ocasionando rouquidão durante a noite respiração pela boca e voz fanhosa devido ao bloqueio das secreções no nariz. Podem produzir-se infecções no nariz (rinite) e esta pode atingir o ouvido médio (otite).
  • Causas: A inflamação dos gânglios linfáticos (adenóides) é ocasionada principalmente por alguma infecção.


Aftas
As úlceras bucais são chagas que se produzem depois de alguns dias quando a pessoa tem febre. Apresentam-se na parte interna dos lábios e da boca.
  • Os sintomas são inflamações com bolhas. Se uma bolha se romper sai um pouco de liquido e forma uma chaga com crosta que ocasiona dor e algum desconforto.
  • As causas mais comuns são infecções virais do tipo herpes benigno. Normalmente desaparecem depois de 8 a 15 dias. As bolhas também se formam devido à febre que é provocada por alguma infecção.


Alergias - Febre do feno
A alergia é uma reacção do organismo a certas substâncias alimentos ou produtos tais como o pêlo dos animais o pó das casas ou a algumas plantas. Os sintomas são comichões contínuas, irritação e comichão dos olhos ouvidos garganta e pele mucosidade liquida e transparente.
  • Causas: Descobriu-se que na maioria das vezes esta reacção deve se à inflamação que se produz nos tecidos pela presença de alguma bactérias ou estafilococos que mantêm o local irritado (inflamado) razão pela qual esses tecidos ficam tão sensíveis a partículas finais de pó ao pólen a odores etc. A alergia é um sintoma e uma resposta do organismo e não uma enfermidades em si.
  • Alergia é uma reacção produzida principalmente pelo pólen das flores pelas pastagem pelos cães, gatos, ácaros, o pó da casa odores fortes como o de alguns sprays para cabelo e alguns perfumes ou alimentos. Em certas ocasiões produzem reacções alérgicas tóxicas pela ingestão de alguns alimentos como os enlatados os embutidos e os mariscos.


Amebas
As amebas diferenciam-se dos parasitas que têm formas de lombrigas e são organismos muito pequenos que só podem ser vistos ao microscópio e que se introduzem no intestino causando diarreias sanguinolentas e outros problemas intestinais. Além disso, podem ser encontradas na boca, na bexiga e na vagina.
  • Os sintomas apresentam-se com febre e com diarreia que muitas vezes vem acompanhada de sangue ou muito muco. Em algumas ocasiões a diarreia alterna-se com prisão de ventre (disenteria amebiana). Dor em forma de cólicas com desejo de evacuar frequentemente. Quando existe diarreia de cor amarelada pastosa chama se de giárdia que é uma enfermidades provocada por um tipo diferente de parasita microscópio e que se cura da mesma maneira. Quando existe febre e diarreia com sangue a infecções não é ocasionadas por amebas e sim por bactérias chamadas Shigellas.
  • As causas dessas enfermidades são feitas por contágio e transmissão dos microorganismo por água e alimentos contaminados.


Anemia
A anemia é falta de sangue oxigenado no organismo.

Os sintomas da anemia são:
  • palidez da pele.
  • palidez das pálpebras.
  • palidez dos lábios.
  • palidez das unhas.
  • palidez das gengivas.
  • unhas em forma de colher por falta de ferro.
  • cabelo quebradiço.
  • respiração e batidas do coração mais frequente que o normal.
Causas: A anemia é provocada pela falta de oxigenação no sangue sendo a principal causa a falta de ferro (principal componente da hemoglobina no sangue). Outras causas da anemia são a falta de proteínas ácidos fólico vitamina B6 vitamina B12 e vitamina C.



Anorexia nervosa
Manifesta-se como uma repugnância ao alimento e a uma diminuição de peso. Em casos graves pode-se chegar a uma hospitalização da pessoa.
  • Sintomas: perda total da fome, perda de peso, queda de cabelo pela falta de proteínas e nutrientes, vómitos, perda de menstruação, baixa de pressão arterial, pulso débil. Manifesta-se principalmente em adolescentes que têm temor de engordar, ou devido à dieta sem controle que produz efeito negativo já que o estômago se habitua a não processar alimento e vai diminuindo, fazendo com que rechace todo e qualquer alimento. Se não for controlada logo com atenção médica pode chegar a limites perigosos.
  • Causas: são de origem nervosa e psicossomática. O desejo de não querer comer para emagrecer e o habito de vomitar depois de comer (bulimia) acostuma o estômago a não trabalhar.


Arteriosclerose (Cálcio)
Estreitamento das artérias devido a depósitos nas suas paredes internas de cálcio ou de gorduras os quais produzem um bloqueio da circulação do sangue podendo provocar ataques cardíacos, angina de peito, aneurisma, pressão arterial alta e embolia dependendo da dimensão do bloqueio.

Os sintomas mais comuns apresentam-se nos sistemas circulatório e cardiovascular. Alguns deles são:
  • pressão arterial alta
  • angina de peito
  • taquicardia
  • perda de memória e dificuldade de concentração
  • quando as artérias se obstruem produz-se cansaço, debilidade e contracção muscular acompanhada de dor.


Aneurisma
É a dilatação das artérias devido à pressão do sangue quando a artéria esta bloqueada. Os aneurismas são perigosos porque as artérias pode romper-se nesse local e produzir aí um derrame. De acordo com o local do aneurisma dá se a gravidade do dano que vai provocar. Quando se apresentar no cérebro a pessoa pode ficar semi-paralisada de alguns membros ou de um dos olhos. Também pode ocorrer em outras partes do corpo.
  • As causas principais são alimentação inadequada consumo exagerado de alimentos que contenham colesterol em excesso como as gorduras animais das carnes vermelhas, gemas de ovo e marisco. Outras causas importante são o stress e a falta de exercício.
  • O tratamento recomendado inclui a diminuição dos alimentos que contenham grandes quantidades de colesterol e gorduras de baixa densidade (LDL).
  • Por outro lado deve se incrementar o consumo de gorduras de alta densidade (HDL) e de ácidos graxos insaturados EPA e omega 3 contidos no salmão e nos peixes de água frias e profundas do Árctico. Incluir também azeite (ácido oléico) e GLA (ácido gama linoleico). Todos esses produtos actuam como uma barreira ao colesterol de baixa densidade (mau colesterol) e aos triglicerídios os quais actuam como tampão nas artérias.


Artrite
A artrite manifesta-se como dor e inflamações e/ou desgaste das articulações sendo esta de dois tipos: A osteoartrite é uma deformação produzida pelo desgaste das cartilagens entre os ossos de tal maneira que estas cartilagens desaparecem provocando o atrito dos ossos uns com os outros
principalmente nas extremidades. A artrite reumatóide que é diferente da anterior estende-se por todo o corpo, inflamando as cartilagens e a membrana sinovial ao redor das junções dos ossos ocasionando a saída dos líquidos sinovial (liquido gorduroso que serve para lubrificar e proteger os ossos contra o atrito e o desgaste). Esta enfermidade não é frequente, porém quando se apresenta requer atenção médica.
  • Sintomas: inflamação e dor nas articulações começando geralmente nas mãos e pés podendo, porém apresentar se na coluna vertebral ou em outras áreas. O tempo húmido e frio aumenta a dor. A pessoa apresenta dificuldade para movimentar-se e também sofre uma deformação da parte do corpo que é afectada (mãos pés etc.) a qual aumenta com o tempo impedindo que a pessoa possa mover se com facilidade.
  • Como tratamento recomenda-se suprimir as carnes vermelhas o álcool o cigarro e outros tóxicos. Alguns alimentos podem ser alérgicos para o organismo e produzir inflamação nas articulações. Os mais comuns são a farinha refinada açúcar refinado bem como o leite, as batatas e a pimenta (Prove-os com cautela para detectar se alguns destes vão produzir inflamação nas articulações).
  • Evite a manteiga e os alimentos gordurosos como as frituras. As carnes vermelhas contêm um ácido graxo chamado Ácido Araquidónico. Este ácido contribui grandemente para a inflamação dos tecidos. Isto não acontece com as gorduras poli-insaturadas (gorduras benéficas) como o azeite. A dieta vegetariana impede e bloqueia o processo de conversão do ácido araquidônico em prostaglandinas inflamatórias.


Asma
A asma é uma enfermidades que se caracteriza por episódios de dificuldade respiratória acompanhados por uma sensação de sufocamento devido a um estreitamento geral das vias respiratórias dentro dos pulmões além de provocar uma frequente e violenta tosse que tem a finalidade de expulsar a mucosidade acumulada nos pulmões.
O estreitamento das vias respiratórias deve-se a três factores principais:
  • O músculo bronquial ao redor de cada via respiratória, contrai-se ocasionando um sufocamento ou espasmo o que impede que se possa respirar com desenvoltura.
  • Acúmulo de mucosidade nos condutos aéreos.
  • Inflamação dos revestimentos bronquiais ou uma combinação dos três itens
Recomenda-se ler o livro, “O que há de verdadeiro sobre a asma”, por Donald J Lane e Anthony Storr ed Edamex.
  • Os sintomas são opressão no peito, tosse e dificuldade para respirar tendo que auxiliar-se em alguns casos graves com broncodilatadores e oxigénio extra.
  • As causas são: alergias, ar contaminado, infecção respiratória, stress e ansiedade, os quais podem produzir um espasmo (contracção involuntária) dos músculos que rodeiam os brônquios não permitindo a entrada de ar nos pulmões.


Blefarite - Treçolho (Hórdeolo / Calázio)
Os problemas nos olhos são muitos e variados, podem ser ocasionados por uma infecção, por um traumatismo, por uma irritação, por falta de alguma vitamina (como é o caso da cegueira nocturna) por deformação do globo ocular, por endurecimento da córnea por stress etc. descrevemos de maneira geral estes problemas.

As causas principais dos problemas oculares são:
  • A má nutrição
  • Infecção
  • Alergias
  • Pressão arterial alta
  • Diabetes
  • Infecção nos dentes (já que compartilham do mesmo sistema vascular e nervoso)
  • Problemas hereditários.
  • Um traumatismo proveniente de algum golpe ou algum objecto que penetre no olho.
  • Problemas nos músculos oculares
  • Outros factores que provocam defeitos na visão é o mau habito de forçar a vista para ver ou ler com pouca luz.


Bronquite - Catarro Obstrução Pulmonar
A bronquite é uma inflamação dos brônquios e é produzida geralmente por um vírus.
  • Os sintomas são: Inicia-se com uma inflamação das mucosas do nariz passando posteriormente à garganta e logo descendo aos pulmões motivo pelo qual é conveniente atacar o problema desde o começo quando está na região do nariz. Apresenta-se com tosse, voz rouca e em algumas ocasiões catarro. Se a tosse catarral dura vários meses e se torna crónica pode chegar a ocasionar pneumonia e enfisema pulmonar.
  • As causas são contágio por contacto com outra pessoa (por sua saliva) ou pelo ar que respiramos.


Bruxismo
É o hábito de roçar os dentes superiores com os dentes inferiores produzindo assim um rangido. Este acto sucede-se geralmente à noite.

Sintomas:
  • Ranger dentes durante a noite
  • Dor do músculos da mandíbula
  • Desgaste da articulação temporo-mandibular (entre a mandíbula e o crânio) que chega a produzir um ruído quando se movimenta o queixo.
  • Além de causar dificuldade para abrir a boca podendo produzir uma artrite na articulação temporo-mandibular.
  • Dor de cabeça
  • Desgaste dos dentes até destruí-los deixando o nervo exposto.
As principais causas são:
  • Stress e nervosismo
  • Desalinhamento dos dentes superiores em relação aos inferiores
  • Alguns dentistas acreditam que isso possa ser produzido por problemas como os oxiúrios.



Bulimia
(Anorexia nervosa)
A bulimia é uma enfermidade de origem psicológica onde a pessoa tende a devolver o alimento que come. É muito comum em pessoas que estão gordas e desejam emagrecer criando se o hábito de vomitar à vontade.
  • Os sintomas dessa enfermidade são muita fome e desejo de estar sempre comendo muitas vezes durante o dia após o que se vomita nessa refeição produzindo novamente a fome. As causas que se conhecem são de origem psicológica. Normalmente são pessoas obesas que desejam emagrecer.


Bursite
Inflamações das bolsas que contém um líquido lubrificante entre as articulações músculos e ossos com o fim de facilitar seu deslizante e diminuir a fricção.
  • Os sintomas são mal estar e dor que impede os movimentos, inflamação nas articulações, músculos, tendões e ossos com propensão para formar entre as articulações ou músculos bolsas cheias de líquidos. Por 10 min. cada uma. Isto acontece frequentemente nos ombros cotovelos joelhos e pés.
  • As causas mais frequente são batidas músculos tensos, sapatos apertados, irritação causada pelos depósitos de cálcio dentro das bolsas das articulações stress deficiência nutritiva.

Cabeça (dor de), Enxaqueca, Cefaleia

Sintomas
: As dores de cabeça podem apresentar-se varias maneiras.
  • Na enxaqueca a dor geralmente apresenta-se em apenas um lado da cabeça.
  • Na cefaleia tensional pode apresentar-se de forma generalizada atingindo a área dos olhos da fonte e da nuca.
  • Dor de cabeça na área frontal ocasionada por sinusite (ver sinusite).
  • Dor de cabeça ocasionada por febre alta (temperatura acima de 38ºC).
  • Dor de cabeça por inflamação das artérias temporais (ver arteriosclerose e aneurisma).
  • Dor de cabeça produzida por uma reacção alérgica a qual ataca as áreas das mucosas internas e externa como ao redor dos olhos.
Neste manual só serão analisados os dois primeiros tipos de dor de cabeça a enxaqueca e a cefaleia tensional.

Causas: As causas da cefaleia tensional e da enxaqueca são de dois tipos principais.
  • Stress e má postura.
  • Alimentação incorrecta:
  • O stress e a má postura tensionam os músculos do pescoço e das costas deslocando as vértebras de seus lugares ocasionando subluxações.
  • Enxaqueca (migranha) neste caso as vértebras desviadas devido à tensão muscular comprimem os vasos do pescoço que irrigam a cabeça de sangue produzindo-se uma dilatação desses vasos que irritam os nervos que lhe estão circundados ocasionando a dor. Geralmente isso acontece só de um lado da cabeça (hemicrania).
  • Cefaleia tensional. As vértebras desviadas pela tensão muscular irritam os nervos do pescoço provocando uma contracção nos músculos da cabeça os quais por sua vez irritam os nervos que enervam esses músculos produzindo dor.


Cálculo ou pedra na Vesícula
Os cálculos na vesícula são formados de produtos tóxicos principalmente cristais de colesterol e de sais de cálcio. Esses produtos com o tempo vão-se formando no fígado e acumulando-se na vesícula (pequena bolsinha ligada ao fígado e que acumula a bílis).
  • Sintomas: Quando uma dessas pedrinhas obstruir um dos condutos biliares que vão ao intestino produz-se uma forte cólica biliar começando na parte superior do abdómen e irradiando-se até as costas.


Cálculos ou pedras nos Rins - (nefrite)
As pedras ou cálculos nos rins são formações à base de fosfato e oxalato de cálcio bem como de cristais de ácido úrico que são de um tamanho variável. Localizam-se nos condutores internos dos rins como pequenas pedras podendo ficar ali por muito tempo. Quando essas pedras se desprendem e obstruem a passagem da urina pela uretra causam uma dor intensa.
  • Sintomas de cálculos nos rins : Embora os cálculos permaneçam nos rins não causam dor. O problema aparece quando esses cálculos descem através da uretra desde os rins até a bexiga ferindo a uretra retendo a urina e provocando uma forte cólica que começa a manifestar-se na cintura e logo se irradia até o abdómen e aos órgãos genitais. Isto se apresenta como dor ao urinar e em algumas ocasiões também com sangue.
  • Causas: Nos rins, os cálculos formam-se devido à presença exagerada de sais na água que ingerimos e também pela má alimentação assim como o consumo exagerado de hidratos de carbono e algumas outras substancia alcalinas.
Também são formados cristais de acido úrico devido ao alto consumo de carnes vermelhas e outros elementos que o contém.


Calvície
Queda de cabelos em homens e mulheres.
  • Sintomas queda de cabelo principalmente na hora de lavar a cabeça. Esse fenómeno também se apresenta como o afinamento do fio de cabelo. Esse problema encontra-se com mais frequência nos homens de idade avançada.
  • Causas: A causa mais frequente é a acumulação de gorduras no couro cabeludo ocasionando um fechamento dos poros por onde sai o cabelo. A falta de asseio diário propicia esse problema. Outra causa pode ser a falta de vitaminas e proteínas adequadas para o crescimento do cabelo. Também cai o cabelo em condições de stress excessivo ou quando se faz uso de tinturas capilares.


Cansaço, Fadiga e Esgotamento
O cansaço, a fadiga e o esgotamento são moléstias que impedem a pessoa se continuar trabalhando devido a uma total carência de energia física e mental.
  • Os sintomas que se apresentam são desânimo, apatia, falta de vitalidade, depressão, tristeza e dor corporal.
  • As causas frequentes são: Stress, falta de sono, falta de alimentação e nutrição correctas, algumas infecções intestinais, diabetes, ou pelos vírus EBV (um tipo de herpes) por fungos (Cândida albicans) por anemia, por hipoglicemia (falta de açúcar no sangue) por hipertireoidismo, mau funcionamento da tireóide e, portanto do metabolismo que aproveita os alimentos para convertê-los em energia útil. Sem dúvida a nutrição correcta desempenha um papel muito importante.


CATARATA
Quando a lente dos olhos (cristalino) se torna nublada ou opaca não é possível focar os objectos devido à falta de luz para isso. Chama-se esta condição de catarata. A aparência esbranquiçada e opaca indica a troca das propriedades das fibras ópticas semelhante à mudança de cor verificada quando a clara de ovo é cozida.
  • Os sintomas são: Perda progressiva da visão, ausência de dor, hipersensibilidade aos brilhos pode se ver um halo (facho) ao redor dos pontos de luz nos focos.
  • As causas mais comuns são: O diabetes e as pessoas que consomem grandes quantidades de leite e não processam adequadamente um açúcar que é abundante nele a galactose. Depósitos inadequados de cálcio e colesterol nos capilares dos olhos diminui a circulação sanguínea nestes. Também um golpe ou ferida e uma alimentação inadequada propiciam o aparecimento de catarata.
  • Expor-se muito ao sol pode ocasionar catarata já que os raios ultravioleta do sol tornam o cristalino opaco e produzem cruzamentos moleculares. O efeito que a luz produz no cristalino é como a clara do ovo quando se expõe ao calor torna-se opaca. Além disso, a velhice predispõe a elas bem como a exposição aos raios X.


CATARRO, TOSSE
Sinusite e Bronquite
O catarro é a principal causa da inflamação das mucosas nasais e do excessivo desprendimento de mucosidade. Quando esta mucosidade sobe e se deposita nos seios (cavidades) nasais e frontais e ao redor dos olhos se produz à sinusite (Ver sinusite).
  • Os sintomas são: Mucosidades excessiva, olhos lacrimejantes, dificuldade para respirar pelo nariz. Quando o catarro é contínuo e espesso durante vários meses ou anos tende a propagar-se até os seios frontais produzindo a sinusite. Se não se toma cuidado este catarro pode estender-se até à laringe produzindo laringite e posteriormente até os brônquios produzindo bronquite. Se a mucosidade é liquida e clara certamente é causada por uma alergia (febre do feno) se é espessa amarela ou verde é produzida por bactérias ou vírus e ira requerer o uso de um antibiótico natural.
  • As causas do catarro e da sinusite podem ser resultados de uma constipação a qual irrita as mucosas e propicia o crescimento de bactérias ou vírus que irão infectar o nariz e a garganta (laringite).


CELULITE
Inflamação do tecido celular subcutâneo em certas áreas do corpo como as coxas, o abdómen e os antebraços. Também aparece acúmulo de gordura, proteínas, líquidos e toxinas no abdómen,
cintura, glúteos e quadris.
  • Sintomas: Formação de pele com aspecto de uma laranja de casca grossa.
  • Causas: Acredita-se que é produzida pela má alimentação, ingestão excessiva de gorduras como as carnes ou hidratos de carbono, como açucares e farinhas refinados. Além da falta de exercícios e a ingestão insuficiente de água.
Para prevenir a celulite incluir na alimentação:
  • Suco de beterraba
  • Aipo, pepino
  • Algas marinhas


CIÁTICA
A Ciática é uma dor que começa na região lombar e corre ao longo do nervo ciático através de uma ou das duas pernas. Este nervo é o mais longo do corpo.
  • Os sintomas são: Pinçadas ou espasmo de dor na região inferior da coluna e ao longo do nervo ciático que corre pelo músculo desde o quadril até ao tornozelo.
  • As causas podem ser: Traumatismo, hérnia, ruptura ou desvio dos discos que se encontram entre as vértebras lombares 3, 4, 5 e sacra (cóccix no final da coluna). Chama-se de neurite à inflamação do nervo.


CIRCULAÇÃO SANGUINEA- Arteriosclerose e Aterosclerose
Estreitamento das artérias devido a depósitos nas suas paredes internas de cálcio ou de gorduras os quais produzem um bloqueio da circulação do sangue podendo provocar ataques cardíacos, angina de peito, aneurisma, pressão arterial alta e embolia dependendo da dimensão do bloqueio.
Os sintomas mais comuns apresentam-se nos sistemas circulatório e cardiovascular. Alguns deles são:
  • pressão arterial alta
  • angina de peito
  • taquicardia
  • perda de memória e dificuldade de concentração
  • quando as artérias se obstruem produz-se cansaço, debilidade e contracção muscular acompanhada de dor.


CISTITE
A cistite é a inflamação da bexiga produzida principalmente por infecção de uma bactéria a E coli que normalmente habita nos intestino (nas fezes). Esta enfermidade é mais comum nas mulheres.

Os sintomas são:
  • Vontade frequente de urinar com ardência e dor.
  • Comichão irritação e dor na parte baixa da bexiga ou uretra.
  • A infecção pode estender-se aos rins e infectá-los o que pode provocar dor na cintura.
  • Muitas vezes a urina sai com sangue ou pus. Neste caso pode causar febre ou calafrios.
  • Quando ocorre nos homens inspira cuidados já que pode trazer consequências graves.

As causas principais:
  • A infecção da vagina nas mulheres ou da uretra, do pénis nos homens. Essa enfermidades são mais comuns nas mulheres já que existe maior proximidade da bexiga com a vagina e também do anus fazendo com que a infecção suba com mais facilidade do que nos homens.
  • Em outras ocasiões a cistite está associada à enfermidade de transmissão sexual como é o caso da Chlamidia a qual pode irritar e inflamar a bexiga, a uretra e os condutos que partem dos rins para a bexiga.


COLITE
A colite manifesta-se como uma inflamação do cólon ou do intestino grosso.

Os sintomas são:
  • Inflamação no abdómen, diarreia e desejos frequentes de evacuar, gases abdominais. Em alguns casos as fezes saem com um pouco de sangue.
As causas principais são:
  • Nervosismo, stress, maus hábitos alimentares, falta de fibras nos alimentos, excesso de álcool, café e condimentos.


Coluna Vertebral - (Desajustes e dores nas costas)
Os problemas de colunas são diversos e muito variados. Pela coluna passam cerca de 20 milhões de fibras nervosas. Algumas delas levam informações até ao cérebro. Outras vão do cérebro aos músculos, aos intestinos, aos órgãos internos e, enfim, a todo o organismo. Esses nervos saem da coluna pela parte posterior do corpo. A postura incorrecta, o stress, um movimento brusco, uma queda, uma má alimentação, ou um mau colchão, podem ocasionar dois tipos principais de problemas na coluna.
  1. Um desajuste ou subluxação que é o movimento de uma das vértebras no que diz respeito à posição das vértebras adjacentes. Esses tipos de problema apresentam-se em 70% dos casos.
  2. Hérnia de disco, outro problema considerável é a hérnia de disco (os discos são cartilagens amortecedoras formadas por muitas capas que se unem e se localizam entre cada uma das vértebras). Quando o disco por causas variadas perde a sua forma e sai de dentro das vértebras chama-se hérnia. Esses dois feitos podem aprisionar e pinçar alguns conjuntos de nervos que saem de coluna até o corpo produzido se dores de todo o tipo desde males estomacais até dores de cabeça e dores nas costas (a chamada ciática). Enfocaremos em especial dores nas costas desde a parte superior até o cóccix.
Sintomas:
  • As dores nas costas são muito comuns, sobretudo em adultos. Estas dores ocasionadas por quaisquer das causas mencionadas anteriormente apresentam-se com mais frequência na parte superior das costas afectando os discos que ficam entre as vértebras cervicais 5, 6 e 7 provocando uma dor quando se fica sentado por muito tempo.
  • Outra dor muito comum é a da região lombar ou parte inferior das costas (discos entre as vértebras lombares 3, 4 e 5) impedindo a pessoa de mover-se ou de ficar numa mesma posição por um longo período. As dores que se apresentam são geralmente agudas e pungentes, sobretudo na região lombar devido ao pinçamento do nervo ciático (ver ciática neste mesmo livro) que faz com que a dor se estenda por toda a perna.

Causas:
  • As causas podem ser muito uma queda posturas inadequadas para trabalhar ou estudar dormir em colchões em mau estado acidentes torceduras durante o esporte, tumores, infecções, excesso de peso, estresse etc. As deformações ou problemas da coluna podem ser ocasionadas por alguma enfermidade dos ossos dos músculos e das articulações entre as quais se encontram a Osteoporose a artrite reumatóide a o osteoartrite.



Conjuntivite ocular - (Olhos – Problemas)
Os problemas nos olhos são muitos e variados podem ser ocasionados por uma infecção por um traumatismo por uma irritação por falta de alguma vitamina (como é o caso da cegueira nocturna) por deformação do globo ocular por endurecimento da córnea por estresse, etc. descrevemos de maneira geral estes problemas.

As causas principais dos problemas oculares são:
  • A má nutrição
  • Infecção
  • Alergias
  • Pressão arterial alta
  • Diabetes
  • Infecção nos dentes (já que compartilham do mesmo sistema vascular e nervoso)
  • Problemas hereditários.
  • Um traumatismo proveniente de algum golpe ou algum objecto que penetre no olho.
  • Problemas nos músculos oculares
  • Outros factor que provoca defeitos na visão é o mau habito de forçar a vista para ver ou ler com pouca luz.

a) Feridas e golpes nos olhos:
Se há ferimentos na córneas ou na conjuntivite estes podem se infectar. Para prevenir isto ingerir imediatamente 9 pastilhas de própolis de abelha e adicione para reforçar , 6 de alho, para prevenir qualquer infecção. Se o olho recebeu um golpe seco ou soro e a córnea e a conjuntivite se enchem de sangue é perigoso e pode se perder o olho. Recomenda se consultar o médico imediatamente. Ponha 2 gotas extracto activador de Aloé Vera Diluída com água fervida ou a mistura de primeiro socorros na conjuntiva (parte branca). Deve se fechar o olho e cobrir com uma. Deve-se permanecer sem movimento. Se a dor aumenta isto quer dizer que a pressão do olho esta aumentando (glaucoma ). Leve a pessoa imediatamente a um especialista já que o problema pode agravar se com a consequente perda do olho. Consulte seu médico.

b) Conjuntivite ( infecção nos olhos )
Um dos dois podem ser afectados por esta infecção que se manifesta com ardência olhos vermelhos e excesso de lagrimas ou pus principalmente pela manhã.
Tratamento: Limpe os lhos com água fervida e um pano limpo (lenço descartável de preferência tirando o logo já que é muito contagiosa). Ponha 2 gotas de extracto activador de Aloé ou a mistura de primeiros socorros sob a pálpebras inferior segurando a pelos cílios. Repita isto a cada 4 horas até desaparecer o problema.

c) Glaucoma:
É o resultado do aumento da pressão dentro do olho Normalmente se manifesta nas pessoas adultas. Existem dois tipos de glaucoma. O glaucoma agudo quando subitamente se apresenta uma dor muito forte dentro do olho. A vista fica nublada e o olho fica vermelho. A pupila (menina) do olho afectado fica maior do que a do alho em boas condições e quando o olho é tocado sente se que esta muito rígido. Se a dor não passar em 24 horas procure a ajuda de um médico oculista já que pode ser necessário drenar esta pressão com cirurgia.

O glaucoma crónico se apresenta e em geral não se sentem os efeitos. Seus sintomas são vai se perdendo a vista pouco a pouco principalmente a visão que esta ao lado dos olhos. É um transtorno perigoso que pode ocasionar cegueira motivo pelo qual se recomenda atenção médica de imediato. As causas podem ser provenientes de diabete arteriosclerose ou pressão arterial alta.



CORAÇÃO - Enfarte, Ataques do Coração, Problemas Cardiovasculares
O sistema cardiovascular compreende o coração e os vasos sanguíneos que fazem sua irritação. O sangue é bombeado para todo o corpo pelo coração através dos vasos sanguíneos. As artérias que suprem de sangue o músculo cardíaco se chama artérias coronárias. Quando essas são bloqueadas ou reduzidas principalmente pelo colesterol que está aderido às paredes da artérias chega ao músculo cardíaco uma quantidade insuficiente de sangue a qual produz uma lesão permanente no coração.
  • Os sintomas do enfarte são uma dor aguda muito forte no meio do peito de uma maneira súbita e com muita opressão. A dor pode irradiar se até pescoço ao ombro, à parte interna do braço ou à parte superior do abdómen. Mas também ela pode ficar restrita à região central do peito. Geralmente dura mais de dois minutos quando se apresenta uma obstrução parcial e temporária da ateria coronária bem como uma forte dor que se denomina angina do peito (apresenta-se na maioria das vezes depois de exercícios violentos ou de um esforço muito forte).
  • A diferença entre um ataque do coração (ou enfarte do miocárdio) e a angina do peito é que no ataque do coração o dano ocasionado pela falta de irrigação sanguínea é permanente ocasionando a necrose desta parte do músculo cardíaco. Já na angina do peito o dano é temporário e reversível e a dor cessa em um ou dois minutos ao descansar.
  • Outros sintomas do enfarte são: Suores, náuseas, palidez, debilidade, palpitação, vómitos, dificuldade respiratória, opressão no peito, sensação de que esta acontecendo algo grave ansiedade zumbido nos ouvidos incapacidade de falar. A principal causa do ataque é a arteriosclerose e esta por sua vez forma-se por causas como: cigarro, hipertensão, obesidade, stress, gorduras (colesterol e triglicerídios) e cálcio excessivo no sangue, vida sedentária, diabetes, herança genética e falta de exercícios.


Cútis ( pele seca)
O sintoma da cútis seca manifesta-se como ressecação excessiva da pele do rosto e das mãos. Pele com fissuras pele enrugada pele cinzenta ou esbranquiçada com desprendimento de células.
Mesmo que a pele seca possa ser proveniente da falta de vitaminas E, A e D também pode ser causada pela falta de ingestão suficiente de água causando desidratação ou por um ambiente excessivamente seco.


Depressão Nervosa
A depressão é um estado no qual a pessoa tem a sensação de que tudo é horrível e sem esperança.

Os sintomas da depressão nervosa são esgotamento perda de vitalidade insónia perda de apetite perda de esperança.

Causas:
A depressão apresenta-se de duas maneiras.
  1. Depressão reactiva quando é produzido como uma reacção da pessoa ante a perda de um ente querido ou a perda de um negocio.
  2. Depressão orgânica ou endógena é produzida por uma mudança química interna no corpo e no cérebro tais como as mudanças hormonais, sobretudo nas mulheres durante a menstruação ou a menopausa. Isso pode acontecer pela falta do mineral lítio no cérebro ou pelo aproveitamento inadequado da serotonina (substancia química encarregada da transmissão do impulso nervoso entre os neurónios).


Desintoxicação do Fígado e Rins

O fígado e os rins são os filtros encarregados da desintoxicação do organismo. As toxinas geralmente são provenientes dos alimentos drogas e meio ambiente.
  • Sintomas: algumas dessas toxinas tendem a sair pela pele produzindo secreções e irritações em qualquer parte do corpo. Para limpar esses órgãos de toxinas e impurezas é necessário submeter o organismo a um tratamento de desintoxicação.
  • Causas: Existem muitas toxinas no organismo seja por ingestão de álcool drogas alimentos com altos conteúdos de toxinas como as carnes vermelhas ou o ato de fumar tudo isso produz uma intoxicação geral do organismo cujos efeitos se manifestam primeiramente no fígado e nos rins ocasionando graves problemas.


Diarreia

A diarreia é caracterizada pelo aumento do numero de evacuações e o aumento de líquidos nestas. A diarreia é uma forma em que o organismo se desfaz de toxina e bactérias motivo pelo qual não se deve para-la precipitadamente, mas deixa-la fluir por um dia nos adultos comenta o Dr Linn MacFarland Ph D da Universidade de Washington.
  • Sintomas: Produz se uma dor e uma inflamação no estômago além de frequentes evacuações. Pode apresentar-se um pouco de febre e desidratação.
  • Causas: A diarreia pode ser ocasionadas por bactérias parasitas nervos stress digestão incompleta alimentos decomposto e colites. A intolerância ao leite (à lactose do leite) é uma das causas principais desse mal principalmente nas crianças pequenas, comenta o Dr. William Y Chey.


Disfunção celular - (Cancro)

Quando você se corta, neste lugar, reproduzem-se células novas para repor as eliminadas detendo-se a produção no momento em que essas estão respostas. Quando as células, em certa parte do corpo, reproduzem-se sem controle e sem uma razão aparente, produz-se um tumor duro. A este tumor se chama cancro. Frequentemente algumas células desses tumor deslocam-se para outra parte do corpo onde começam a reproduzir-se (metástases).
  • Os sintomas vão depender do lugar onde se está a desenvolver este mal. Sem duvida os mais frequentes são edema em forma de nódulo e posteriormente dor. Este tumor vai afectar e obstruir a passagem do ar se estiver situado nos pulmões ou a passagem da urina se acontecer no aparelho urinário ou vai obstruir as funções gastrintestinais se for no estômagos intestino ou cólon etc.
Os lugares onde se apresenta o cancro com mais frequência são:
  • seios, útero e ovários.
  • próstata e testículos.
  • garganta pulmões
  • intestino
  • cólon
  • pele
  • fígado
  • vesícula
  • pâncreas
  • ossos.

Se o cancro é descoberto a tempo é muito provável que se possa cura-lo por isso a importância de se fazer exames regulares com um médico.

Sinais de Alerta em relação ao Cancro:
  • Perda de peso sem causa aparente
  • Ulcera que não cede em três semanas
  • Mancha da pele que cresce irrita e sangra
  • Dores frequentes de cabeça
  • Dificuldades para engolir (garganta)
  • Ronqueira persistente (garganta)
  • Tosse com sangue, dificuldade para respirar, sufocamento (pulmões).
  • Dor abdominal persistente (abdómen)
  • Mudanças na forma dos testículos
  • Urina sanguinolenta (rins bexiga)
  • Mudanças na forma dos seios (nódulos)
  • Sangramento ou gotículas de leite pelos mamilos
  • Sangramento vaginal entre a menstruação.
Retirados da “Enciclopédia Médica ”da “American Medical Association”, Ramdom House

Existem três tipos de cancro:
  1. Os carcinomas que afectam a pele as membranas, mucosas e principalmente as glândulas.
  2. A leucemia (cancro do sangue).
  3. Os sarcomas que afectam os músculos os tecidos conjuntivos e os ossos.
O lipossarcoma é um tumor maligno de tecido gordurosos que se desenvolve usualmente no abdómen (o lipoma é um tumor benigno).
  • As causas do cancro não são conhecidas a fundo sem dúvida sabe se que na presença de certos agentes químicos existe maior probabilidade de que ele se desenvolva como é o caso do fumo dos cigarros o sol em demasia os raios X em excesso o meio ambiente certos alimentos e a herança genética.
Esses elementos causam a deterioração do sistema imunológico e predispõem as células a se reproduzirem-se sem controle.


Divertículos
São bolsa que se produzem quando as membranas do cólon e do intestino grosso se inflamam formando pequenos sacos laterais (divertículos).
  • Sintomas: quando essas bolsas se enchem de alimentos e não são esvaziadas depois da digestão são desencadeados problemas intestinais, pois o alimento sofre putrefacção causando aquilo que se chama de diverticulite decorrente da inflamação dessas bolsas. Em casos graves esta inflamação pode expandir se a outras áreas do cólon criando graves problemas que podem chegar até a requerer uma cirurgia para a extirpação do divertículo. Os sintomas são dor na parte baixa do abdómen com constipação (prisão de ventre).
  • Causas: Quando uma pessoa esta com prisão de ventre o esforço para evacuar faz com que aumente a pressão interna do intestino o que provoca a formação e o enchimento de bolsas laterais do cólon chamados divertículos. A acumulação desta matéria fecal decomposta dentro das bolsinhas produz a inflamação local formando gases.
O stress a falta de fibras e a pouca ingestão de água são as causas principais de prisão de ventre e, portanto a causa da formação de divertículo.


Dores Musculares - Artrite e febre Reumática
Dores musculares constante podem confundir se com reumatismo porém as causas que a provocam podem ser diferentes.
  • Sintomas : essas dores podem se apresentar em qualquer parte do corpo e são mais comuns nas costas pescoço e pernas.
  • Causas: as dores musculares são produzidas pelas seguintes razoes: exercícios excessivo, stress. problemas de desvio de alguma vértebras e também podem ser produzidas pela carência de cálcio, manganês e zinco, além de vitamina C, B1, B2, B6 e B12.


Embolia cerebral e Aneurisma
A embolia cerebral ou bloqueios cerebrovasculares ocorre quando o fluxo e sangue que irriga uma área de células do cérebro é bloqueado ocasionando a morte dos neurónios que deixam de receber o oxigénio e os nutrientes por um determinados períodos de tempo (3, 5 a 6 minutos).

Esse bloqueio pode produzir-se por:
  • Arteriosclerose ou arteriosclerose que produz um coagulo sanguíneo que pode ser proveniente de algumas outra parte do corpo ou por hemorragia ou por uma ruptura de artéria. Existem uma forte semelhança com o ataque cardíaco com a diferença de que nesse as fibras do músculos do coração morrem assim como os neurónios do cérebro.
  • Aneurisma. É a dilatação das artérias devido à pressão do sangue. Os aneurisma são perigosos porque pressionam os tecidos por onde eles passam assim como também pode romper se a artérias nesse local produzindo se um derrame. Dependendo do lugar do aneurisma dependerá a extensão do dano. Se ele se apresenta no cérebro a pessoa pode ficar semiparalisada de algum membro ou de um dos olhos etc. também pode apresentar se em outras partes do corpo.
Os sintomas estão relacionados com as funções que lhes correspondem fazer na área afectada apresentando se geralmente num só lado do corpo (braços pernas) assim como os músculos do rosto.
No entanto, as funções da memória ficam afectadas de acordo com o lado da embolia. Se a embolia for do lado esquerdo a fala ficará afectada (os objectos serão reconhecidos, porém não se saberá como denominá-los). Poderá se recordar acontecimentos muito antigo da infância, mas em contrapartida não se recordará daquilo que aconteceu há poucos minutos ou no dia de ontem. Todos esses sintomas poderão variar dependendo da área afectada e somente o estudo realizado por algum neurologista poderá determinar o caso e a atitude a ser tomada. A pressão arterial alta a obesidade a arteriosclerose o diabete a idade avançada e o cigarro são os factores que mais predispõem a estas embolias.


Enfarte do miocárdio - (Coração, Enfarte)
O sistema cardiovascular compreende o coração e os vasos sanguíneos que fazem sua irritação. O sangue é bombeado para todo o corpo pelo coração através dos vasos sanguíneos. As artérias que suprem de sangue o músculo cardíaco se chama artérias coronárias. Quando essas são bloqueadas ou reduzidas principalmente pelo colesterol que está aderido às paredes da artérias chega ao músculo cardíaco uma quantidade insuficiente de sangue a qual produz uma lesão permanente no coração.
  • Os sintomas do enfarte são uma dor aguda muito forte no meio do peito de uma maneira súbita e com muita opressão. A dor pode irradiar se até pescoço ao ombro, à parte interna do braço ou à parte superior do abdómen. Mas também ela pode ficar restrita à região central do peito. Geralmente dura mais de dois minutos quando se apresenta uma obstrução parcial e temporária da ateria coronária bem como uma forte dor que se denomina angina do peito (apresenta se na maioria das vezes depois de exercícios violentos ou de um esforço muito forte).
  • A diferença entre um ataque do coração (ou enfarte do miocárdio) e a angina do peito é que no ataque do coração o dano ocasionado pela falta de irrigação sanguínea é permanente ocasionando a necrose desta parte do músculo cardíaco. Já na angina do peito o dano é temporário e reversível e a dor cessa em um ou dois minutos ao descansar.
  • Outros sintomas do enfarte são: Suores, náuseas, palidez, debilidade, palpitação, vómitos, dificuldade respiratória, opressão no peito, sensação de que esta acontecendo algo grave ansiedade zumbido nos ouvidos incapacidade de falar.
  • A principal causa do ataque é a arteriosclerose e a arteriosclerose e essas por sua vez são produzidas por cigarro hipertensão obesidade, estresse gorduras (colesterol e triglicerídios) e cálcio excessivo no sangue, vida sedentária, diabetes, herança genética e falta de exercícios.


EPILEPSIA
A epilepsia é uma enfermidade de origem nervosas cerebrais caracterizada por sensações internas de mudanças ou por ataques.
  • Sintomas: Há dois tipos de ataque. Em um deles somente são produzidas mudanças na sensibilidade interna ou se produz uma perda de consciência enquanto que no outro tipo acontecem convulsões com movimentos musculares espasmódicos.
  • Causas: os ataques epilépticos são causados por perturbações eléctricas nas células nervosas numa parte do cérebro. As causas principais podem ser acidentes infecções meningite tétano raiva hipoglicemia e má nutrição.


ERISIPELA
É uma infecção por bactérias (Streptococcus) que se forma na pele com um contorno muito definido sendo bastante dolorosa.
  • Sintomas: se apresenta uma elevação brusca de temperatura que pode chegar a 40ºC. A erisipela se apresenta na forma de uma mancha avermelhada de contorno bem definido e que geralmente começa pelo rosto. A crise dura de cinco a seis dias e termina coma descamação da pele.
  • Causas: infecção transmitida por contágio.


Eritema Infeccioso

Vírus infeccioso chamado de bochechas avermelhadas.
  • Sintomas : apresenta se uma vermelhidão nas bochechas que ficam como se tivessem sido esbofeteadas. Apresentam se vesículas avermelhadas nas extremidades. Ocorrem mal estar dor de cabeça e coceira. Dura de 4 a 6 semanas apesar de algumas vezes durar meses.
  • É uma enfermidades bastante contagiosa e se apresenta geralmente em crianças de 4 a 10 anos.
  • Causas : contágio directo ou através do ar.


Esclerose Múltipla
A Esclerose múltipla apresenta-se como uma degeneração das células nervosas.
  • Os sintomas mais frequentes são debilidade muscular dificuldade para se manter em pé falta de coordenação e de equilíbrio, fadiga, enjoos, visão nublada, dificuldade para falar, inabilidade para controlar os intestinos e a bexiga, paralisia de alguns músculos e mudança de carácter. O desenvolvimento da enfermidades é lento e desaparece por alguns períodos de tempo, porém volta a manifestar se irremediavelmente.
  • As causas não são bem conhecidas, porém se tem obtido dados suficientes para supor que existe uma má nutrição e uma possível infecção. Este mal aparece mais entre as pessoas dos 25 aos 40 anos.


Febre Alta
A febre é a elevação da temperatura do corpo acima do normal a qual varia em cada indivíduo entre 36 e 37,2 ºC dependendo da região do corpo. Quando a temperatura sobe começa a interferir nas funções do corpo chegando a produzir convulsões quando atinge os 42 ºC podendo produzir danos cerebrais irreversíveis quando este nível for mais elevado.

A febre é um sintoma que nos indica esta acontecendo algo errado em nosso corpo. Normalmente ela vem acompanhada de dores de cabeça náusea perda de apetite mal estar geral e ocasionalmente diarreia e vómito. A temperatura da pele se mantém quente e seca.
  • Dependendo de como se comporta a temperatura durante vários dias de como muda entre o dia e a noite pode se detectar que tipo de infecção esta acontecendo. Por exemplo, no impaludismo a temperatura sobe no terceiro dia e fica normal nos demais dias.
  • Na pneumonia ela se eleva rapidamente e se mantém alta durante vários dias.
  • Na febre reumática a temperatura sobe rapidamente, porém baixando em dois ou três dias. Mantém se baixa durante 15 dias e novamente sobe para manter se alta durante alguns dias.
  • Na hepatite a temperatura sobe levemente de 37 a 38º e baixa normalmente quando os olhos da pessoa ficam amarelados (icterícia).
  • Devemos ficar sempre alerta para perceber que a temperatura nos esta indicando que alguma coisa esta funcionando mal dentro do corpo. Isso significa que alguma infecção esta agindo. O mais importante é baixar essa temperatura e nunca deixa-la chegar aos 40ºC. se a temperatura sobe muito deve se destapar a pessoa e tirar toda a roupa passando um pano húmido com água fria. Se nem assim a temperatura passar deve se banhar a pessoa com água a 36ºC. isso deve se repetir varias vezes cuidando para que a temperatura não ultrapasse os 40ºC. deve se ingerir muito liquido assim como ingerir proteínas e aminoácidos que restauram os tecidos danificados pela temperatura alta. Também a ingestão de bebidas com sódio e potássio é muito conveniente. Pode-se preparar um soro com uma colherinha de sal e uma colher de sopa de açúcar ou mel de abelha em um litro d’água.


Febre Reumática
A febre reumática é uma infecção causada pela bactéria Streptococcus e ocorre principalmente em crianças de 4 a 18 anos.
  • Sintomas : seus efeitos ocorrem geralmente nas articulações (produzindo artrites) ou no cérebro (produzindo movimentos descontrolados) no coração e também na pele.
  • Causas : contágio de outra pessoa ou gripe.


Feridas

Ferida, escoriação ou corte da pele deixando-a em carne viva.
  • Sintomas : dor, sangramento, carne viva exposta.
  • Causas : múltiplas.


Flebite
A flebite é a inflamação das paredes da veias e normalmente se forma nas veias das pernas. Pode ser decorrente de uma complicação de veias varicosas.
  • Os sintomas são vermelhidão e inchado das veias um aumento dos batimentos do pulso febre um pouco elevada e dor da área afectada. Uma complicação disto é a formação de um coágulo na veia inflamada chegando a ser perigoso.
  • As causas principais são operações parto e infecções nas veias. A flebite pode ser prevenida com tratamento similar ao das veias varicosas.


Gases Estomacais

  • Sintomas : enfartamento, dor no estômago e no abdómen, necessidade de expelir os gases.
  • Causas : os gases estomacais são formados principalmente pelo ar deglutido na hora de comer ou por bactérias que causam a putrefacção do alimento não digerido ou pela reacção química produzida por alguns alimentos no estômagos e nos intestinos. Alguns dos produtos que podem causar grandes quantidades de gases são açúcares refinados os quais se não forem assimilados fermentam rapidamente formando gases. Também as farinhas brancas as frituras e algumas verduras como a couve flor e os brócolos se forem combinadas com outros alimentos podem produzir gases. O mesmo pode acontecer com grãos de feijão.


Gastrite - Colite, Úlcera
A gastrite é a inflamação e a irritação das membranas do estômagos e a colite é a inflamação das membranas do cólon. A úlcera gástrica é uma chaga ou ferida nas paredes do estômago ou do intestinos delgado.
  • Os sintomas da gastrite são dispepsia má digestão vómitos dores de cabeça sensação de acidez e mal estar. No caso da úlcera sente se uma dor na boca do estômago a qual diminui ao ser ingerido um copo de leite. Ao contrario se ingerir álcool ou comer muita pimenta a dor aumenta depois de duas ou três horas. As úlceras graves podem produzir vómitos ácidos ou até com sangue. O excremento pode sair com sangue de cor escura.
  • As causas principais são excesso de álcool de café de alimentos fritos e condimentos e de estresse excessivo. Quando a gastrite persiste evolui para uma úlcera gástrica.


Gengivas com Sangramento - Gengivite

Um problema frequente é aquele que se conhece como gengivite ou periodontite e que causas uma inflamação das gengivas e do tecidos ósseos que suporta os dentes. Se esta moléstia evoluir pode ocasionar o que se chama de piorreia que é caracteriza por uma forte inflamação purulenta e que termina com a perda dos dentes.
  • Sintomas : Dor nas gengivas dentes frouxos gengivas sanguinolentas esbranquiçadas.
  • Causas : alimentos e bactérias retidos entre a gengiva e os dentes cigarro respiração bucal falta de asseio bucal.


Glaucoma - (Problema nos Olhos)
Os problemas nos olhos são muitos e variados podem ser ocasionados por uma infecção por um traumatismo por uma irritação por falta de alguma vitamina (como é o caso da cegueira nocturna) por deformação do globo ocular por endurecimento da córnea por estresse, etc. descrevemos de maneira geral estes problemas.

As causas principais dos problemas oculares são:
  • A má nutrição
  • Infecção
  • Alergias
  • Pressão arterial alta
  • Diabetes
  • Infecção nos dentes (já que compartilham do mesmo sistema vascular e nervoso)
  • Problemas hereditários.
  • Um traumatismo proveniente de algum golpe ou algum objecto que penetre no olho.
  • Problemas nos músculos oculares
  • Outros factor que provoca defeitos na visão é o mau habito de forçar a vista para ver ou ler com pouca luz.


GOTA
A gota é um tipo de artrite causada pela presença de cristais de ácido úrico nas articulações dos pés e das mãos. Ela se apresenta principalmente nos homens (95%). A gota se manifesta por uma intensa dor nos dedos dos pés e das mãos. Podem se apresentar pedras de ácido úrico nos rins.
  • A causa é um problema metabólico que se manifesta como um excesso de ácido úrico no sangue e deposito de sais destes ácidos nos tecidos que circundam as articulações (principalmente dos dedos das mãos e dos pés) irritando essas áreas fazendo com que elas se inflamem e produzam uma forte dor. Uma alimentação inadequada as carnes vermelhas a obesidade e os factores hereditários assim como o stress são as causas dessa moléstia.


Gripe

A gripe é um transtorno ocasionando por vírus. Com maior frequência estes vírus localiza se nos condutos respiratórios apesar de que também pode se localizar em outras partes do corpo como os músculos ocasionando dores e cãibras (febre reumática). A gripe se manifesta com mal estar do corpo e dor de cabeça dificuldade para respirar febre olhos lacrimejantes congestão nasal corpo dolorido e desejo de ficar deitado.
  • A causa mais comum é por contágio. Sem duvida o stress debilita o sistema imunológico e a pessoa torna se uma pressa fácil da gripe.


HALITOSE
A halitose é um odor desagradável da respiração e da boca.
  • Causas : isto pose ser causado por falta de higiene bucal por uma alimentação incorreta por infecções da garganta e do nariz por inflamação das gengivas ou por fumo e álcool em excesso. O diabete também ocasiona esse problema assim como algum veneno como o chumbo o arsênico e o metano. Na maioria das vezes o mau hálito se deve à má digestão que é provocada por resíduos de material putrefato no estômago e que produzem gases que saem junto com a respiração.


Hemorróidas
As hemorróidas são veias dilatadas no tecido mucoso que recobre a parte interna do cólon e do ânus.
  • Sintomas : Quando se faz pressão sobre esses tecidos as veias se dilatam engrossando-os. Existem dois de hemorróidas internas e externas. Pode se ter apenas uma ou as duas ao mesmo tempo. A hemorróidas interna é quando se forma dentro do reto. Quando essa hemorróidas cresce muito sai para fora do reto e é recoberta por uma pele.
O que causa as hemorróidas ?
A pressão causada principalmente quando existe prisão de ventre. A obesidade e a gravidez também ajuda na sua formação.



HERPES SIMPLES I e II
Existem cinco classes de herpes. Os herpes I e II são os mais comuns. O herpes é um vírus que se enquista nas células vivas reprogramando as para que trabalhem para eles. Em alguma ocasiões o vírus pode permanecer latente e não ser contagioso, porém quando o sistema imunológico da pessoa torna se debilitado o vírus se torna activo e ataca.

Recomenda se tornar precauções, pois se o vírus atingir os olhos à pessoa pode ficar cega por isso é importante lavar bem as mãos depois de tocar na lesão. Outro caso grave é quando o vírus II acomete uma gestante, pois ele pode causar danos ao feto e malformações congénitas graves.
Os sintomas iniciais se apresentam geralmente na pele produzindo dores fortes na área infectada já que atua sobre as terminações nervosas.
  • O herpes I produz se principalmente na boca olhos e nariz. Seu contágio dá se principalmente através do beijo.
  • O herpes II dá se por contacto sexual e se manifesta usualmente no pénis ou na vagina e seu arredores causando um mal estar comichão irritação e febre.
Atenção: Os herpes I e II são altamente contagiosos por isso se recomendam precauções quando houver contacto directo com a parte infectada de uma pessoa.



Hiperactividade
A hiperatividade é uma desordem do sistema nervoso central e se apresenta principalmente nas crianças.

Sintomas se caracterizam por:
  • falta de atenção e concentração mental
  • não poder ficar parado no mesmo lugar por um período superior a 10 minutos
  • manifestação de movimentos contínuos de dedos pernas e mãos
  • agressividade e impulsividade
  • tendência à insónia.
As causas principais são problemas no cérebro ingestão de açúcares e carboidratos refinados bem como alguns conservantes que se usam nos alimentos. Outras causas podem ser origem psicológica como a ansiedade e a angustia as quais provocam intranquilidade nas pessoas e cuja origem é profunda. A dislexia também provoca hiperactividade.



Hipertensão arterial

A hipertensão é a elevação da pressão arterial no organismo.

Os sintomas são :
  • dores de cabeça
  • insónia
  • problemas cardíacos
  • problemas renais
  • respiração insuficiente
  • zumbido nos ouvidos
  • visão turva
  • hemorragias frequentes pelo nariz e nos olhos.
Apesar disso pode haver pressão arterial alta sem sintoma, razão pela qual se chama - assassina silenciosa.

  • Causas : existem muitas causas tanto de origem física quanto psicológica. As de origem física são geralmente devidas à presença de arteriosclerose ou problemas dos rins assim como a obstrução de alguma artéria.
  • Outras causa associadas são: a herança genética obesidade a ingestão de muito sal (o que causa a retenção de líquidos provocada pelo sódio) o vicio de fumar e de ingerir vinho, café ou chá em excesso assim como os anticoncepcionais.
A hipertensão de origem psicológica esta acompanhada da presença de angustia nervosismo ou fortes emoções. O stress ou tensão faz com que as veias e artérias se contraiam diminuindo a luz dos vasos provocando com isso uma alta da pressão (é por isso que as pessoas ficam pálidas quando estão assustadas). Esse tipo de pessoa com elevado estresse deve fazer uma mudança na sua forma de vida eliminando as preocupações e o nervosismo assim fazer uma mudança na sua alimentação e também algum exercício físico diariamente.



HIPERTIROIDISMO
O hipertiroidismo caracteriza-se pela superprodução de hormonas da
tireóide.
Seus sintomas são :
  • Nervosismo
  • Fadiga
  • Debilidade
  • Perda de peso
  • Insónia
  • Carácter inconstante
  • Sudorese excessiva
  • Intolerância ao calor
  • Pulso rápido
  • Irritabilidade
  • Mãos tremulas
Causas : entre as causa principais encontram se a heranças genéticas e outros factores desconhecidos.



Hipoglicemia - (Baixo nível de açúcar no sangue)
Quando existe pouca quantidade de açúcar (glicose) no sangue chama-se hipoglicemia.

Os sintomas são :
  • Uma forte necessidade de comer açúcar
  • Fome constante
  • Fadiga
  • Debilidade
  • Dor nos olhos
  • Dor de cabeça
  • Desordem mental nervosismo
  • Insónia

A superprodução de insulina pelo pâncreas produz a hipoglicemia. A herança genética associada a uma inadequada alimentação são as causas principais deste mal. Isto provoca um grande consumo de carboidratos e açúcar pelo organismo e como consequência produz uma quantidade extra de insulina causando desta maneira uma anormalidade no sistema que se caracteriza por uma forte necessidade do organismo ingerir açúcar.


HIPOTENSÃO - (baixa pressão arterial)
Os sintomas mais frequentes são :
  • Fadiga
  • Desanimo
  • Sensibilidade ao calor e ao frio
  • Pulso rápido
  • Pouca actividade sexual
  • Muito sono

Em muitas ocasiões a pressão baixa é acompanhada de hipoglicemia.



Hipotireoidismo - (Baixa actividade da tiróide)
O hipotireoidismo é a enfermidade da glândula tireóide que se caracteriza pela baixa produção de hormônios tireóideos. O metabolismo geral das células do corpo fica afetado por este mal incluindo as células cerebrais que têm suas faculdades intelectuais diminuídas especialmente nas crianças que ficam sofrendo de retardamento mental.

As causas principais a deficiência de iodo ou herança genética.

Os sintomas:
  • fadiga
  • carência de vigor
  • falta de concentração
  • sensibilidade ao frio e ao calor
  • falta de apetite
  • pele e cabelos secos
  • cegueira nocturna
  • impotência no homem
  • menstruação excessiva na mulher


Impotência
A impotência masculina se manifesta como a incapacidade de ter e manter uma erecção bem como de ejaculação. As causas da impotência podem ser físicas e psicológicas

As de origem físicas se devem a :
  1. bloqueio das artérias que irrigam o pénis devido à arteriosclerose (colesterol que obstrui as artérias e diabete os quais detêm o fluxo correcto do sangue nos corpos cavernosos no pénis) A pressão do sangue dentro do pénis é que produz a erecção.
  2. O stress a ansiedade as preocupações e a depressão fazem com que seja produzida uma forma de adrenalina que bloqueia a erecção do pénis.
  3. Falta de uma nutrição adequada que contenha zinco suficiente, vitamina E e vitaminas para o sistema nervoso como a B1 B5 B6 e B12.
  4. A vitamina E e o zinco são indispensáveis do esperma. O zinco encontra-se em grande quantidade em alguns mariscos como as ostras.


Infecções na pele
Denomina-se de infecção a presença de vírus bactérias e fungo na pele produzindo normalmente o acumulo de pus.
  • Os sintomas são : irritação, inflamação, erupção, espinhas (acne) e chagas com pus.
  • As causas principais são : Por contágio por ferida mal cuidado ao coçar alguma picada de insecto. Também são produzida por fungos ou por bactérias como os estafilococos ou também por vírus.


INSÓNIA
A insónia se apresenta como sendo a dificuldade para dormir à noite.

Sintomas : dificuldade para dormir chegando a ser em alguns casos crónicas e provocando um desajuste emocional irritabilidade e dificuldade para concentrar se. Isto traz como consequência um desgaste energético que produz cansaço durante o dia que impede por sua vez que se relaxe o suficiente para dormir à noite.

Causas : As causas mais frequentes da insónia são:
  • O stress
  • Depressão
  • Preocupação
  • Excesso de café
  • Refresco de cola chá chocolate
  • Drogas estimulantes
  • Álcool antes de dormir
  • Indigestão provocada pela ingestão excessiva de alimentos e/ou dormir imediatamente após as refeições.


Laringite
Inflamação infecção ou irritação da laringe e das cordas vocais.
  • Sintomas : Dor comichão irritação e inflamação que não permite falar com naturalidade.
  • Causas : Fumo e álcool falar em demasia Cantar ou gritar em excesso. Também é causada por uma infecção ocasionada pelas bactérias provenientes do ar que se respira ou pela saliva infectada de outra pessoa.


MENOPAUSA
A menopausa é a cessação dos períodos menstruais. Este fenómeno se apresenta normalmente entre os 45 e os 52 anos de idade ainda que possa ocorrer antes ou depois desse período. A razão é a interrupção da produção de hormónios pelo ovário.

Sintomas :
  • Menstruações (regras) irregulares algumas vezes com sangramentos muito fortes e outros brandos apresentando se cada vez mais espaçadas.
  • Calores e suores nocturnos
  • Ressecamento vaginal
  • Tendência à fractura dos ossos (Osteoporose)
  • Ao passar a menopausa à mulher vê se livre de toda uma serie de sintomas físicos e psicológicos e tem uma vida mais plena e estável.
Causas : as causas de um sangramento irregular e abundante nas mulheres em idade da menopausa se deve à ausência de ovulação o que traz como consequência o desequilíbrio na produção hormonal de estrogênio e progesterona. Seja uma produção excessiva de
estrógeno ou uma baixa produção de progesterona.

O aspecto emocional nos sangramentos excessivos durante a menopausa ou através dos anos de amadurecimento como mulher desempenha um papel muito importante na redução ou aumento de fluxo menstrual.

Além dos sintomas da menopausa o consumo de álcool e de cafeína em grande quantidade pode produzir sangramento irregulares. O sangramento irregular e abundante também pode apresentar se devido à existência de fibromas ou quistos no útero. Em algumas ocasiões este quistos podem ser origem maligna pelo que se recomenda uma biopsia ou um "checkup" médico.



Menstruação - (Síndrome Pré-Menstrual - Cólicas)
A menstruação e a síndroma pré-menstrual são um fenómeno qual a mulher produz um sangramento vaginal nos períodos regulares a cada 28 dias. Durante o período anterior a sua menstruação as mulheres apresentam uma serie de alterações em sua fisiologia orgânica e psicológica produzindo se uma forte mudança em seu carácter.

Os sintomas mais frequentes em certas pessoas ainda que não sejam
gerais são:
  • Depressão
  • Dor forte do abdómen (cólicas)
  • Dor de cabeça
  • Erupção na pele (acne)
  • Contraturas musculares
  • Retenção de água
  • Insónia
  • Abdómen inflamado
  • Nervosismo
  • Esgotamento
  • Dores nas articulações
  • Mudanças negativas do carácter e da personalidade (irritam-se com facilidade deprimem-se choram etc.)
As causas principais dos mal estares são o desequilíbrio hormonal que se apresenta devido ao excessivo nível de estrógeno em comparação ao nível de progesterona e a diminuição do açúcar no sangue (hipoglicemia).

Cólicas : Durante a menstruação o organismo produz hormônios denominados prostaglandina que estimulam os músculos de útero para que se contraiam e expulsem os dejectos da menstruação. Isto produz as cólicas.



MUSCULARES, CONTRATURAS -
(Cãibras, dores musculares e "Reumas")
As cãibras musculares são contraturas involuntárias dos músculos que se apresentam de forma espontânea ou quando se faz algum exercícios ou esforço.
  • Os sintomas são contraturas de algum músculos do corpo com dor e dificuldade para distendê-lo ou relaxa-lo. Apresentam se mais comumente nas pernas ainda que possam aparecer em qualquer parte do corpo.
  • As causas principais podem ser por deficiência da vitamina E e por um desequilíbrio entre o cálcio e magnésio. Também podem ser ocasionadas pela presença de anemia artrite ou arteroesclerose ou também por uma circulação deficiente do sangue. O cansaço é outra das causas que provocam este mal.


Nefrite - (infecção nos rins)

A inflamação de um dos dois rins chama-se nefrite.
  • Os sintomas dessa enfermidades podem ser inexistentes ou podem produzir dor na área do abdómen sangue na urina perda de apetite náusea vómitos e desejos freqüentes de urinar.
  • A causa principal é a infecção por bactérias as quais provem do trato urinário subindo desde a bexiga. Outra variedade da nefrite é a glomerulonefrite a qual é produzida como resposta a uma infecção em outra parte do corpo. Outra causa da nefrite é devida à presença de tóxicos no organismo.


OBESIDADE

O que é a obesidade e por que é conveniente emagrecer?

A Obesidade é uma enfermidade cuja característica principal é o excesso de tecido adiposo no qual as células podem aumentar tanto em tamanho como em número e que resulta numa diminuição da qualidade de vida e da saúde de quem ela acomete. A gordura é herdada e também se adquire devido a uma conduta errónea na alimentação e na forma de vida.

O meio ambiente tem uma importante influencia sobre os hábitos e atitudes que se adquirem na alimentação. Uma pessoa com tendência hereditária de obesidade pode mudar esta tendência se viver em um ambiente de disciplina alimentícia bem como se mudar seus hábitos pelo uso de sua vontade ou por meio de técnicas de ajuda como a hipnose e a auto hipnose.

Uma pessoa obesa que muda seus velhos e arraigados hábitos e padrões de conduta poderá ter uma vida mais normal e melhor em todos os sentidos.

Situações que desencadeiam o desenvolvimento da obesidade :

- FISIOLÓGICOS :
  • Gravidez
  • Menopausa
  • Enfermidades diversas
  • Tratamentos nutricionais inadequados
  • Vida sedentária
- PSICOLÓGICOS :
  • Ócio
  • Casamento
  • Problemas profissionais
  • Problemas matrimoniais
  • Problemas sociais
  • Uma nova actividade
  • Auto satisfação compensatória
  • Stress

- SOCIAIS :
  • Costumes locais
  • Publicidade
  • Problemas sócio económicos

COM QUE FREQUENCIA SE DEVE VERIFICAR O PESO?
Não verifique seu peso diariamente. O peso pode variar por múltiplos factores de um dia para o outro. Recomenda se que a pessoa se pese apenas uma vez por semana. Faça-o sempre à mesma hora já que o peso varia (antes ou depois da refeição antes ou depois de evacuar). Mesmo assim certifique se de que a sua roupa seja sempre a mesma quando se pesar.

CONSEQUÊNCIAS DA OBESIDADE :
  1. - Complicações no aparelho cardiovascular (arteriosclerose)
  2. - Problemas gastrintestinais
  3. - Problemas metabólicos ou endócrinos
  4. - Propensão a tumores
  5. - Transtornos mecânicos em ossos e articulações
  6. - Quistos espinhas estrias celulite
  7. - Transtornos do sistema nervoso
  8. - Transtornos sexuais
  9. - Influência directa no diabete hipertensão e gota
  10. - Diminuição da longevidade
  11. - Problemas respiratórios
  12. - Flebite hérnias etc.
  13. - Alterações no fígado e na vesícula
  14. - Problemas renais



Odor (mau) do Corpo e Pés
Odor insuportável do corpo principalmente nas axilas e nos pés. Caracteriza-se pela presença de suor e mau odor.

Causas : A presença de suor com bactérias causa mau odor além de algumas substância secretadas que levam o cheiro da alimentação de onde provem tais como os da carnes do alho do peixe, etc.



OSTEOPOROSE -
(ossos frágeis)
A Osteoporose ocorre quando a massa total do osso diminui o que o torna quebradiço e frágil. Nas mulheres é uma enfermidade comum depois da menopausa.

Os sintomas são:
tendência às fracturas dor ao redor do osso e redução da altura do osso. Esta enfermidade se apresenta mais em mulheres que tem 30% a menos de massa óssea. Ocorre a partir dos 40 anos em diante e afecta em torno de 25% das mulheres após a menopausa.

As causas frequentes são :
  • Incapacidade para que se absorva a quantidade suficiente de cálcio pelos intestinos.
  • Um desequilíbrio da relação fósforo cálcio.
  • Deficiência de estrógenio (hormona) nas mulheres.
  • Falta de exercício.
  • Falta de vitamina D necessária para a absorção do cálcio.


Ouvidos Infecções dos
(Agulhadas e Tímpanos Perfurados)
Como eliminar a cera dos ouvidos.

O ouvido compõem se de três zonas :
  1. O ouvido composto pela parte visível do ouvido mais conduto auditivo que vai até a membrana do tímpano.
  2. O ouvido médio está composto por três ossos que transmitem o som desde o tímpano até o ouvido interno.
  3. O ouvido interno que se encarrega de mudar as ondas sonoras em impulsos nervosos que vão até o cérebro. Ali se encontra o labirinto encarregado do equilíbrio do corpo.

As causas mais frequentes das infecções são :
A água suja que entra no ouvido externo quando se nada. As bactérias que chegam ao ouvido médio provenientes do nariz e da garganta a infecção causada pelas bactérias que passam do ouvido médio para o ouvido interno. As infecções do ouvidos médio e do ouvido interno são as mais perigosas já que quando se cronificam pode se perder a audição.

Os sintomas principais são dor de ouvido provocada pela inflamação. Pode se ouvir ruídos além de ter a diminuição da capacidade auditiva.



PAPEIRA - (Caxumba)
A caxumba é uma infecção viral que afecta as glândulas parótidas, entre o ouvido e a mandíbula, inflamando-as, provocando dor no pescoço no ouvido e na mandíbula.
  • Os sintomas apresentam-se duas ou três semanas após o contágio. Aparece febre e dor ao abrir a boca, inchando posteriormente a região abaixo dos ouvidos. É mais comum em crianças dos 3 aos 16 anos. Nos meninos maiores de 11 anos podem inflamar-se os testículos ocasionando dor e provocando esterilidade.

Parasitas Intestinais
Os parasitas intestinais são pequenos vermes que vivem no trato intestinal. Nas crianças é mais comum já que comem terra ou levam os dedos sujos à boca podendo ingerir larvas desses parasitas. Outras causas são o ato de comer alimentos mal cozidos ou o contacto com excremento humano e animal etc. São muitos os tipos desses vermes os quais causam perda de apetite e de peso diarreia anemia desordem de cólon e irritação do recto.


Parkinson, Mal de
O Mal de Parkinson é uma enfermidade do sistema nervoso ocasionada pela diminuição de uma substancia chamada dopamina criando-se um desequilíbrio com outras substancias (acetilcolina) o que provoca uma confusão dos impulsos nervosos que controlam os músculos e que produz movimentos musculares oscilatórios principalmente nas mãos e na cabeça.

  • Os sintomas dessa enfermidades são movimentos repetitivos rotatórios e involuntários das mãos e cabeça. Contracções e dificuldade para falar expressão facial dura. Em alguns casos também diminui o apetite.
  • Causas: Não se conhecem as causas dessa doenças na realidade sabe se apenas que falta de secreção da dopamina feitas por certas células cerebrais é a causa deste mal. Não existe uma cura eficaz. Sem duvida o que ajuda detê-la é uma nutrição adequada. Os médicos especialista dão aos pacientes uma substancia chamada levodopa como substituto da dopanima, porém essa droga produz uma serie de efeitos negativos secundários.

O tratamento mais recomendado é o da ingestão de minerais, vitaminas do complexo B C e E além de lecitina que se encontra na gema de ovo e no feijão de soja. A levedura de cerveja contém
vitaminas do complexo B.


PÉS - Pé de atleta ( fungos )
Calos e pele queratinosa - Fungos nas unhas

Pé-de-atleta : fungos entre os dedos dos pés (micose). Manifesta se como uma irritação e inflamação dos dedos dos pés ocasionando excessiva coceira. É uma infecção contagiosa por isso se recomenda ter precauções.
  • As causas são o contagio através da água contaminada ou contacto com outra pessoa.



Picadas de Insecto
As picadas de insecto produzem inflamação irritação infecção e às vezes envenenamento como no caso de picada de tarântula.


PIORREIA
A piorreia é uma infecção da gengiva e da base dos dentes. Os sintomas são : irritação, dor na gengiva, purulência, inflamação e dentes frouxos, os quais em muitas ocasiões caem.

As causas mais frequentes são:
  • Falta de asseio bucal falta de vitamina C e de bioflavonoides (contidos no pólen).
  • A niacina (vitamina B3) melhora a circulação.


PÓLIPOS

O pólipo é uma carnosidade que se localiza dentro do nariz (adenóides) que não permite a passagem do ar ao respirar. Pode aparecer também no recto, nas mucosas do intestino delgado, na bexiga e no útero. Apresenta se principalmente nas crianças.

  • Os sintomas mais comuns são : tamponamento do nariz, bloqueando a entrada do ar ao respirar. No intestino os pólipos criam constipação, uma vez que detêm o alimento que se esta processando e ao mesmo sucede com fazes quando os pólipos aparecem no cólon ou recto.
  • As causas não estão definidas, todavia tem-se comprovado uma forte tendência hereditária, além de uma má alimentação. Em alguns casos, como no nariz, eles são decorrentes de gânglios inflamados.



PRISÃO DE VENTRE
A prisão de ventre é a dificuldade para evacuar devido a uma constipação intestinal Sintomas : desejos frequentes de evacuar (sem sucesso) dores e mal estar intestinal inflamação do abdómen cólicas. A prisão de ventre é uma das causas principais das hemorragias e da apendicite assim como do acne e da intoxicação geral do corpo.

Causas :
  • Falta de fibras na alimentação
  • Falta de verduras e frutas
  • Pouca ingestão de água
  • Falta de exercício
  • Gravidez stress e ansiedade
  • Fisiológicas

A falta de fibras na alimentação pode ocasionar. Obesidade gota diabete pedras nos rins e na vesícula biliar Hipertensão arterial problemas cerebrovasculares veias varicosas e embolia pulmonar. Apendicite constipação intestinal divertículos hemorróidas câncer no cólon. Cárie dental anemia perniciosa e esclerose múltipla.



Prostatite
A prostatite é a inflamação da glândula sexual masculina chamada próstata.
  • Os sintomas são dor na parte inferior entre o escroto e o ânus, febre desejos frequentes de urinar sangue, ou pus ao urinar dificuldade para urinar e impotência. Se essa inflamação continuar poderá haver a formação de um tumor.
  • Causa: a principal é a inflamação e o crescimento natural da próstata que se apresenta geralmente em pessoas de idade. Esse acontecimento comprime a uretra e isto faz com que se retenha a urina na bexiga, por isso é que fica difícil o ato de urinar.
É comum que essa inflamação seja produzida por uma infecção proveniente de uma outra parte do corpo. No caso de não poder urinar de maneira nenhuma trate de faze-lo sentado numa bacia com água morna até a cintura e se não der resultado usar uma sonda para conseguir.

Consulte seu médico.



PSORÍASE
A psoríase é uma enfermidade que faz as células da pele reproduzirem-se a cada três dias ao invés de ser a cada 21 dias, que é normal, produzindo uma escamação exagerada. Não é contagiosa, uma vês que não é uma infecção.
  • Os sintomas são : vermelhidão de certas áreas do corpo, com a presença de escamas - as quais estão sempre se desprendendo ,irritação e, em alguns casos, sangramentos. Apresenta-se principalmente nos cotovelos e nos joelhos, braços, mãos, pernas, peito, abdómen, virilhas, pescoço e orelhas. As unhas das mãos e dos pés perdem seu brilho e ficam duras e quebradiças.
  • A causa é desconhecida. Sabe-se que tem uma forte influencia psicossomática, já que o problema aumenta com o nervosismo e com o stress. A falta de gorduras poliinsaturadas, como Ômega-3, no organismo está relacionadas com esta enfermidade.
A reprodução correcta das células acontece devido ao equilíbrio que guardam duas substâncias, as chamadas Ciclo AMP e GMP. Ao romper-se esse delicado equilíbrio entre essas duas substâncias, ocorre um descontrole na produção de células da pele ocasionando a psoríase.

Sabe-se que a má digestão das proteínas produz um aminoácido tóxico (uma poliamina) que rompe esse equilíbrio. A vitamina A e o beta caroteno detêm a formação dessa substância tóxica, ajudando a prevenir a psoríase produzida por esta causa.



QUEIMADURAS
As queimaduras dividem se em três tipos :
  1. Queimaduras leves de primeiro grau não formam bolhas
  2. Queimaduras de segundo grau formam bolhas
  3. Queimaduras de terceiro grau profundas. Destroem a pele deixando a em carne viva.
É importante que imediatamente após a queimadura se jogue água fria no local para que diminua a temperatura da área e evite a desidratação dos tecidos internos.


Quistos - (Tumores Benignos) - Abscessos e Cancro
Os quistos são crescimento fibrosos e anormais de tecidos em forma de bolsa, cheios de conteúdos líquidos, semilíquidos e pastoso e que se conhecem também como tumores benignos. Os quistos podem se apresentar em qualquer parte do corpo, como útero, seios, ovários, próstata, cólon, pulmões, garganta, pescoço, pele, estômago e testículos.

Os sintomas que se apresentam são : edema, acompanhado de dor e algumas vezes febre. Dependendo do lugar onde se encontra, o quisto pode provocar obstruções à passagem dos fluidos e dificultar o funcionamento correcto de algum órgão. Localizam-se em local fixo e,
quando são eliminados, não voltam a aparecer.

Por outro lado, os tumores malignos ou cancerosos, além de ocasionar os sintomas mencionados acima, têm outras consequência adicionais. Os malignos podem reaparecer depois de eliminados, além do que ocasionam a deterioração do órgão no qual se encontram.

Muitos quistos podem ser cutâneos, isto é, estão à flor da pele e se manifestam como uma bolinha semi dura, a qual com o passar do tempo tende a apresentar uma ponta amarelada como uma espinha.



Raiva – Hidrofobia
A raiva é uma enfermidades produzidas por um vírus que ataca o sistema nervoso e se transmite através da saliva. Também é conhecida como hidrofobia devido ao horror que as pessoas afectadas tem de ingerir água. É uma enfermidade perigosa e mortal e se transmite pela mordida de cão, gato e rato.
  • Sintomas : o período de incubação do vírus vai de 9 dias a vários meses. Apresenta-se com um pouco de febre, perda de apetite, dor de cabeça, hiperatividade, desorientação e, em alguns casos, ataques.
Geralmente a pessoa sente muita sede, mas ao tentar ingerir água, isto provoca violentos e dolorosos espasmos na garganta, o que a impede de beber. Daí o nome hidrofobia. Outros sintoma é a paralisia facial dos músculos dos olhos. Depois de 20 dias, quando se apresentam os sintomas, a pessoa entra em estado de coma e logo advém a morte.


SINUSITE - (catarro)
A sinusite é a inflamação das membranas dos seios frontais, nasais e maxilares devido à acumulação de muco infectado nos mesmos.
  • Sintomas : Dor de cabeça, principalmente frontal, visão nublada e dor seios frontais e maxilares.
  • Causas : Geralmente a sinusite é causada pela infecção da mucosa ou por uma bactéria nesta áreas, ou também por uma gripe crónica.


STRESS
O stress é uma reacção de adaptação do organismo diante de uma situação difícil ou perigo. O Dr Peter G. Hanson autor do livro. O prazer do stress relata que 80% das enfermidades estão relacionadas com stress, pois um forte componente psicossomático. O stress não existe por si só e sim é produzido pelo homem de acordo com a interpretação que ele faz sobre as circunstancia que o rodeiam.

Um acontecimento determinado poderá afectar a duas pessoas de diferentes maneiras isto é segundo a reacção ou atitude que cada um tenha diante do problema.

As reacções principais do organismo durante um estado forte de estresse são:
  1. Dilatação da pupila.
  2. Secura da boca e garganta.
  3. Fechamento dos vasos e artérias do rosto braços e mãos motivo pelo qual eles se tornam pálidos.
  4. Aceleração dos batimentos cardíacos com a finalidade de transportas oxigénio a todo o corpo.
  5. As glândulas supra-renais injectam uma certa quantidade de cortisona com a finalidade de desinflamar o corpo no caso de este receber algum golpe. Esta é a razão por que uma pessoa fortemente stressada tem um sistema imunológico débil. O que acontece é que tanto a cortisona como a adrenalina bloqueiam as células T produzidas pelo sistema imunológico para defender o organismo de elementos estranhos que o irão agredir.
  6. O fígado injecta na corrente circulatória um coagulante sanguíneo para prevenir um derrame no caso de feridas graves.
  7. Os brônquios se dilatam com a finalidade de absorver mais oxigénio.
  8. Injecta se glicose através do fígado com a finalidade de que os músculos tenham a energia de que necessitam neste momento.
  9. Produz se uma sudação intensa em todo o corpo principalmente nas mãos tendo isto a finalidade de retirar o excesso de calor gerado no organismo.
  10. Todo o organismo se Põe em estado de alerta máximo e se prepara para lutar ou fugir.
O stress quando se mantém com pouca intensidade não prejudica o organismo e ao contrario ajuda a pessoa a ficar activa. Nós todos necessitamos ter uma dose de bom stress. O problema aparece quando esse estresse é excessivo e duradouro porque nesse caso se esgotam as energias vitais de pessoa atentando contra sua estabilidade vital.

Os sintomas mais comuns que indicam o stress são :
  • Dores de cabeça frequentes
  • Taquicardia ou fortes batimentos do coração
  • Hipertensão
  • Dores musculares do pescoço, nuca e costas
  • Ansiedade, angústia e vontade de chorar
  • Cansaço fadiga ou debilidade
  • Insónia ou pesadelos
  • Depressão ou tristeza
  • Gastrite colite ou úlcera estomacal
  • Falta de concentração e perda de memória
  • Alergia ou asma de origem nervosa
  • Impotência ou frigidez.


SEXUALIDADE

  1. Frigidez e impotência
  2. Infertilidade feminina
  3. Prevenção da gravidez
1-Frigidez feminina
A frigidez feminina é a incapacidade de obter orgasmo durante as relações sexuais. É ocasionada geralmente por problemas psicológicos como os traumas da infância ou problemas conjugais estresse falta de lubrificação vaginal e nutrição incorrecta.
O tratamento para a frigidez abrange dois aspectos físico e psicológico.
  1. Verificar com o médico se não existe nenhum impedimento orgânico.
  2. Para a impotência e a frigidez se recomenda a ingestão do Ginseng geléia real e pólen já que são necessários para os processos sexuais. É muito importante também ingerir vitamina E e sais minerais já que o zinco e a vitamina E são elementos indispensáveis para a formação dos espermatozóides e para o correcto funcionamento das glândulas sexuais do homem e da mulher.
Aspecto mental ou psicológico :
Se o problema for psicológico conversar com um psicólogo vai ser grande utilidade. Além disso deve se aumentar as doses de hormônios e das vitaminas B1 B6 e B2. Essas vitaminas se encontram na geléia real e no Ginseng e a sua ingestão irá aumentar o apetite sexual melhorando também a concentração mental da pessoa.


2-Infertilidade :

Causas :
  • a) A Infertilidade na mulher é causada muitas vezes pela falta de lubrificação porque dessa maneira os espermatozóides não podem mover se para alcançar o óvulo. O Dr Andrew Toledo da Universidade de Emory especialista nesse tema recomenda usar como lubrificante a clara de ovo durante os dias de maior ovulação. O Dr Emory menciona que a clara de ovo é proteína pura o que faz com que os espermatozóides sobrevivam por mais tempo além de moverem se mais rapidamente.
  • b) Calcule o dia de maior ovulação e tenha relações sexuais nesse período.
  • c) Se quer engravidar recomenda se que não lave sua vagina nem passe creme durante o período de ovulação.
  • d) Em um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Ciências da Saúde verificou se que as mulheres que tomavam mais de uma taça de café chocolate chá preto e refresco de cola engravidam com menos frequência.
  • e) Uma mulher demasiadamente magra ou demasiadamente gorda apresenta geralmente uma deficiência de estrogênio (hormônio feminino que intervém na gravidez).



TABAGISMO

Prevenção contra o cancro de pulmão
  • Sintomas : o cigarro produz uma terça parte das mortes por câncer de pulmão e uma quarta partes das mortes por ataque cardíaco. (Quem fuma tem 300% mais possibilidade de ter enfarto), podendo produzir por sua vez enfisema pulmonar, bronquite crónica, enfermidades respiratórias, hipertensão e embolia cerebral. Os sintomas pulmonares principais são : tosse, falta de ar, sufocamento, desanimo e cansaço.
Cada cigarro que se fuma elimina do seu organismo 25 mg de vitamina C.

Causas dos transtornos :
  1. A nicotina causa dependência.
  2. O alcatrão causa obstrução dos brônquios.
  3. O fumo produzido pelo cigarro retira o oxigénio do sangue.
  4. Tumores Abscessos e cancro
Quando você se corta neste lugar se reproduzem células novas para repor as eliminadas detendo se a produção no momento em que essas estão respostas. Quando as células em certa parte do corpo seguem se reproduzindo sem controle e sem uma razão aparente produz se um tumor duro. A este tumor se chama câncer. Frequentemente algumas células desses tumor deslocam se para outra parte do corpo onde começam a reproduzir se (metástases).

Os sintomas vão depender do lugar onde está se desenvolvendo este mal. Sem duvida os mais frequentes são edema em forma de nódulo e posteriormente dor. Este tumor vai afectar e obstruir a passagem do ar se estiver situado nos pulmões ou a passagem da urina se
acontecer no aparelho urinário ou vai obstruir as funções gastrintestinais se for no estômagos intestino ou cólon, etc.

Os lugares onde se apresenta o câncer com mais frequência são :
  • seios, útero e ovários.
  • próstata e testículos.
  • garganta.
  • pulmões.
  • intestino.
  • cólon.
  • pele.
  • fígado.
  • vesícula.
  • pâncreas.
  • ossos.

Se o câncer é descoberto a tempo é muito provável que se possa cura-lo por isso a importância de se fazer exames regulares com um médico.



ÚLCERAS BOCAIS (aftas)
As úlceras bucais são chagas que se produzem depois de alguns dias quando a pessoa tem febre. Apresentam se na parte interna dos lábios e da boca.
  • Os sintomas são: Inflamações com bolhas. Se uma bolha se romper sai um pouco de liquido e forma uma chaga com crosta que ocasiona dor e algum desconforto.
  • As causas mais comuns são: Infecções virais do tipo herpes benigno. Normalmente desaparecem depois de 8 a 15 dias. As bolhas também se formam devido à febre que é provocada por alguma infecção.

ÚLCERA ESTOMACAL - (gastrite, colite e úlcera)

A gastrite é a inflamação e a irritação das membranas do estômagos e a colite é a inflamação das membranas do cólon. A úlcera gástrica é uma chaga ou ferida nas paredes do estômagos ou do intestinos delgado.
  • Os sintomas da gastrite são dispepsia má digestão vómitos dores de cabeça sensação de acidez e mal estar. No caso da úlcera sente se uma dor na boca do estômago a qual diminui ao ser ingerido um copo de leite. Ao contrario se ingerir álcool ou comer muita pimenta a dor aumenta depois de duas ou três horas. As úlceras graves podem produzir vómitos ácidos ou até com sangue. O excremento pode sair com sangue de cor escura.
  • As causas principais são excesso de álcool de café de alimentos fritos e condimentos e de estresse excessivo.
Observações:
- Quando a gastrite persiste evolui para uma úlcera gástrica.
- No tratamento da gastrite devem se eliminar os condimentos, a pimenta, o álcool o café, as aspirinas e as frituras.



VAGINITE
A vaginite é a inflamação da vagina.
  • Sintomas: irritação, dor, calor, secreção vaginal exagerada de cor branca ou amarela.
  • Causas esta infecção ou irritação da vagina se apresenta com mais frequência em mulheres grávidas ou com diabete ou em mulheres que usam diafragma ou outros anticonceptivos. Outra causa importante é a falta de higiene.

VARIZES

As varizes são veias inchadas devido ao fato de estarem danificadas as válvulas em seu interior, que permitem a passagem do sangue que regressa ao coração. Se a válvula não trabalha adequadamente, o sangue se acumula nas veias causando varizes. As varizes se apresentam principalmente nas pernas, ainda que possam aparecer no recto causando hemorróidas.
  • As causas principais são : idade, a gravidez, a obesidade, a falta de exercício, a imobilidade e a prisão de ventre crónica.

Vermes Intestinais

As amebas se diferenciam dos parasitas que têm formas de lombrigas e são organismo muito pequenos que só podem ser vistos ao microscópio e que se introduzem no intestino causando diarreias sanguinolentas e outros problemas intestinais. Além disso, podem ser encontrada na boca, na bexiga e na vagina.

  • Os sintomas se apresentam com febre e com diarreia que muitas vezes vem acompanhada de sangue ou muito muco. Em algumas, ocasiões a diarreia se alterna com prisão de ventre (disenteria amebiana). Dor em forma de cólicas com desejo de evacuar frequentemente. Quando existe diarreia de cor amarelada pastosa chama se de giárdia que é uma enfermidades provocada por um tipo diferente de parasita microscópio e que se cura da mesma maneira. Quando existe febre e diarreia com sangue a infecções não é ocasionadas por amebas e sim por bactérias chamadas Shigellas.
  • As causas dessas enfermidades são feitas por contagio e transmissão dos microorganismo por água e alimentos contaminados.


Vertigens, Enjôos e Labirintite

Vertigem ou enjoo é o nome dado à sensação de movimento giratório. Esse movimento pode chegar a ocasionar náuseas.
  • Sintomas : sensação de movimento giratório. Quando essa sensação vem acompanhada de um zumbido insuportável, chama-se síndroma de Menieri e é produzido pelo acúmulo gradual de fluido no ouvido interno. Essa enfermidade de Menieri pode causar, com o tempo, a perda de audição.
  • Causas : quando essa sensação de vertigem ou enjoo é esporádica deve-se a vários factores como a ingestão demasiada de bebida, andar de ónibus, avião ou navio com muito movimento. Quando o enjoo é muito frequente, as causas podem ser ocasionadas por um problema no ouvido interno, que se chama labirinto, no qual se encontram os atólitos, que são receptáculos cheios de células pilosas, que servem para detectar o movimento que lhes ocasionam pequenos cristais que se encontram no local.
Quando esses pequenos cristais forem parar em outra parte desse canal detector do movimento provocarão, com sua pressão, a transmissão de uma mensagem errónea ao cérebro, acerca da posição em que se encontra a cabeça, e isso provocará a vertigem.


VERRUGAS
As verrugas são produzidas por um vírus e se apresentam geralmente nas mãos, nas plantas dos pés ou no rosto, principalmente nas crianças.
  • Sintomas : Formação definidas na pele, de cor cinzenta, com tamanho aproximado de 6 mm e com superfície rugosa.
  • Causas : contágio por outras pessoas.

Vitiligo

O vitiligo é uma enfermidade produzida pela falta de coloração da pele em certas regiões do corpo. Não é contagiosa. Existe uma enfermidade parecida que se denomina "mal de pintas" (manchas), que se apresenta em somente 2 a 3% dos casos tendo como causa uma infecção. Ocorre no sul do México.
  • Os sintomas do vitiligo são : presença de pequenas manchas brancas, que vão crescendo pouco a pouco. As áreas onde aparecem primeiro são : no abdómen, nas axilas, nas mãos e no pescoço e podem invadir todo o corpo.
  • As causas não são conhecidas, porém o mais provável é que sejam de origem psicossomática ou nervosa.