Relembre-se que o uso destes artigos não lhe garante o sucesso terapêutico, nem o habilita a ser homeopata ou outra classificação da medicina naturológica. As decisões destes profissionais consideram imensas valências. Consulte um especialista

quarta-feira, 10 de março de 2010

Tipos de Crianças em Homeopatia - Borland

Douglas Borland, MD (c.1885 - 1960)

Tradução
: Dr. João Corrêa Novaes - Tercena - Portugal


INTRODUÇÃO


Um tipo constitucional comum nas crianças é Calcarea, mas às vezes, a Calcarea phosphorica ou Calcarea silicata são mais apropriadas para o caso individual. Isto leva-nos a uma consideração de Phosphorus e Silicea; é útil saber as características excepcionais destes remédios e daqueles que os seguem.

Em associação com os tipos de Silicea considera-se também Sanicula e Aethusa. Um pouco longe do tipo exacto Calcarea é a possibilidade de Lycopodium, e seguido dele uma grande possibilidade de Causticum.

Bastante à parte, é sempre sensato a considerar dar uma dose de Tuberculinum quando se tratam as crianças do 1º grupo.

No 2º grupo – Baryta carbonica, o remédio seguinte a considerar é o Borax – o mesmo tipo de criança com indicações similares. Isto leva-nos a Natrum muriaticum, que com a tendência aumenta a possibilidade de Sepia.

Isto conduz-nos para os remédios de “depressão”, e um dos sais de ouro deve ser considerado, um ou outro, Aurum metallicum e Aurum muriaticum.
Quando se lida com uma criança que tenha uma maneira de pensar lenta ou uma criança que se faça preguiçosa para pensar, temos sempre a possibilidade de que Carbo vegetabilis seja chamado para isso.

O 3º grupo – Graphites – leva-nos a considerar o Capsicum, e se lidarmos com uma condição de pele, então a possibilidade de Psorinum poderá ser chamada para ser considerada. Também, quando se lida com crianças, aonde haja indicações de pele definidas, Antimonium crudum deverá estar presente em pensamento, embora isto não é realmente como o quadro de Graphites, Petroleum deverá ser sempre relembrado como uma possibilidade.

No 4º grupo – Pulsatilla – existe também um número de remédios possíveis. Depois de Pulsatilla a primeira possibilidade é Kali sulphuricum, depois Sulphur; é necessário considerar se o caso poderá ser de um tipo Sulphur.

Quando a mentalidade é muito similar para com Pulsatilla, há que considerar Thuya, e tanto mais breve que o grupo de Pulsatilla/Thuya, considera-se que seja importante a Silicea.
Em torno, Silicea sugere sempre a possibilidade de Fluoricum acidum. Se lidarmos com pacientes temperamentosos, pensa-se em Bromium e Iodum. Desde Iodum com o seu emagrecimento e fome, é possível de que possamos considerar que Abrotanum seja chamado para isso.

No 5º e último grupo – os remédios dos “nervos” – Arsenicum album lidera a lista com todos os seus terrores. Terrores sugerem também Stramonium. Depois vem um tipo de sistema nervoso hipersensível, e Chamomilla vem para a mente, e depois Cina, que é um pouco mais violenta.
Os distúrbios digestivos difíceis de Cina levam-nos a considerar a Magnesia carbonica. Revertendo para o tipo nervoso exacto, é de considerar a possibilidade de Ignatia, e com estes nervosos, impacientes; tipos irrequietos haverá sempre a possibilidade de Zincum.
Os antecedentes são uma breve observação dos vários grupos e estes agora são considerados em grande detalhe.


GRUPO I
“Crianças Gordas, brancas, friorentas, letárgicas”


Calcarea Carbonica (Calc.)

Estas crianças são tipicamente moles, gordas, friorentas e letárgicas. Muitas vezes parecem incomparavelmente em boa forma, mas, contudo, não têm muita energia, nem mental nem física. Prematuramente na vida, são frequentemente muito pesadas, e embora pareçam que têm muita saúde quando são examinadas, descobre-se uma parte mais mole e gorda do que musculada.
Há uma tendência para o raquitismo, com as epífises alargadas, cabeça grande, fechamento lento das fontanelas, e tendência a suar. A criança é friorenta, porém, ficam muito quentes ao mínimo esforço. Suam à noite, e muitas vezes põem os pés de fora dos cobertores. Esta característica a propósito não é descoberta somente em relação ao Sulphur.
São ligeiramente crianças velhas. Aparecem razoavelmente com saúde, parecem bem nutridas, mas são lentas tanto mentalmente como fisicamente. São lentas na escola, lentas nos jogos, capazes de distender os tornozelos, têm músculos fracos, suam com esforço, e tomam banhos “frios” constantemente.
São capazes de ter um aumento das amígdalas, ter um aumento das glândulas cervicais, e grandes inchaços. Carecem de resistência, são facilmente assustadas, e não têm iniciativas. Ficam contentes por se sentarem e fazerem pouco ou nada. Muitas vezes são peculiarmente sensíveis, e não podem suportar que se riam delas.
São desajeitadas nos seus movimentos e maus nos jogos; isto tende a deixá-los para trás, então em vez de se defenderem e serem eficientes, barafustam e desistem totalmente do jogo, porque odeiam ser gozadas e não gostam que se riam delas.
São justamente o mesmo para o trabalho, muitas vezes têm dificuldade com um ou outro assunto na escola. Não se esforçam pelo assunto e desistem, e se não têm confiança em si próprios nada os induzirá para responder perguntas na aula, no caso de estarem erradas e serem gozadas. Nos recém-nascidos, estas crianças de tipo Calcarea carbonica, quase sempre tendem a ter uma diarreia relativa, e habitualmente as fezes são pálidas, aparentemente com falta de pigmento da bílis.
Há duas ou três antigas características excepcionais de diagnóstico que pertencem a Calcarea carbonica. Uma, é fácil de perceber o seu pensamento lento, tanto mental como físico, e reconciliar que essas crianças estão muito mais tranquilas quando estão com prisão de ventre e os seus intestinos estão inertes.
Se lhes dão um laxativo isso põe-nas mal dispostos; se tiverem um ataque de diarreia ficam doentes, mas quando os movimentos peristálticos dos intestinos estão relativamente lentos, ficam tranquilas.
A próxima característica que pode ser adicionada para a lentidão compensar é a agravação por algum esforço mental e físico, ou por qualquer movimento rápido; estas crianças sofrem de enjoo ao andar de carro e de comboio.
Outra característica bem definida é que não gostam de comida muito quente. São bastante descabidas por gelados; têm uma aversão por carne e, ocasionalmente, há um anseio definido por ovos sob qualquer forma.
Existe ainda outra indicação para Calcarea carbonica, quando as crianças estão em baixo de igualdade, ficam nervosas e assustadas. Ficam muito contentes quando têm alguém muito tempo à sua volta, e ai sentam-se pacificamente ou jogam; mas quando fica escuro, ficam assustadas ao irem para a cama sem terem uma luz acesa no quarto.
Desenvolvem pesadelos agudos e acordam à noite gritando. Um tipo muito comum dos pesadelos das crianças Calcarea carbonica é verem caras horríveis no escuro.



Calcarea phosphorica (Calc. p.)

Em vez de apresentar este quadro típico, a criança começa a perder alguma gordura, não fica ruborizada muito facilmente, mostra hipertrofia do tecido das adenóides um tanto mais alargadas do que as amígdalas e as glândulas cervicais, as adenóides estão mais superficiais; em acréscimo se a criança fica um pouco mais reservada, uma pequena alegria na escola, mas com tendência à dor de cabeça se for em excesso e não gostar que intervenham com ela, então a probabilidade é que a criança passe de Calcarea carbonica para Calcarea phosphorica.
Além disso, se a criança tende a ficar com pontos negros, ficando magra e começando a sofrer por causa de dores que aumentam, isto são indicações adicionais que apontam para Calcarea phosphorica.
Um ponto importante nesta ligação é que na criança Calcarea phosphorica o crescimento das dores são definitivamente musculares. Num tipo de criança similar, também com dores que aumentam, mas não tão sensíveis como a criança Calcarea phosphorica são as dores localizadas nos ossos, especialmente as canelas, e ai, a indicação é para Magnesium metallicum.
Assim é aparente que as menores diferenças podem sugerir novas possibilidades bastante fora do grupo de remédios de Calcarea.



Phosphorus (Phos.)

A criança é muito magra, tende a ser fraca, mesmo muito frágil; é muito mais alegre mentalmente, mais nervosa, mais excitável.
Além de ter medo do escuro é muito sensível a distúrbios atmosféricos, medo de trovoadas (como Gelsemium); é ansiosa, inconsciente, desenvolvendo um desagrado definido de estar sozinha, menos tímida e com mais capacidade de se exprimir a ela próprio.
Pode ficar corada por causa de alguma excitação ou depois de comer comida quente, perde o seu desejo por ovos e há um crescimento descabido de carne e comida com um gosto típico, de preferência com gosto salgado; está, contudo, sujeito aos terrores nocturnos.
Isto apresenta o quadro de Phosphorus.
Apanha frio, mas isto não afecta a garganta, vai mais abaixo internamente com probabilidades de levar a uma bronquite. É muito sensível às mudanças de temperatura repentinas. Isto é um exemplo do caminho do grau de um remédio para o outro.



Silicea (Sil.)

Portanto existe outro tipo de criança que é ligeiramente fina; é muito friorenta, muito mais magra, não cresce quase muito como a criança Phosphorus, é muito mais pálida, e tem uma textura facial fina. Não tem o cabelo forte e encaracolado, normalmente associado com o tipo Calcarea, mas o cabelo meio fino, sem o brilhar ruivo do Phosphorus, vai ficando meio avermelhado.
A criança começa a ficar muito mais sensível, mais difícil, ela ressente interferência e fica mais inclinada para se retirar para o seu canto. É razoavelmente inteligente, cansa-se facilmente fisicamente; sujeita a suores, particularmente em redor das extremidades ou em redor da cabeça e pescoço. Habitualmente desenvolve uma aversão de ou intolerância ao leite, e as glândulas cervicais podem alargar. Isto é o quadro típico da criança Silicea.



Sanicula (Sanic.)

Mas nunca pense em Silicea, sem considerar a possibilidade de Sanicula, As indicações destes dois remédios são quase idênticas.
A criança Sanicula é talvez mais irritável, e definitivamente mais instável mentalmente. Os ataques de riso e as lágrimas seguem um ou outro muito mais facilmente na criança Sanicula, e ela tem muito menos poder de resistência que o tipo Silicea.
A criança Sanicula nunca fica muito tempo a fazer qualquer coisa; é mais rebelde e mais difícil de controlar. É mais provável brigar se interferirem com o típico Sanicula. Mas é muito difícil distinguir entre a criança Silicea e a criança Sanicula, os sintomas físicos são quase idênticos, e na maioria dos casos deste tipo, eu tenho dado Silicea em primeiro lugar, e somente na falta de ter uma resposta máxima eu vou para Sanicula.



Aethusa (Aeth.)

Considera-se a Aethusa aqui, por causa da sua susceptibilidade notória ao leite do tipo Aethusa. Onde há uma severa agravação por causa do leite em ataques agudos, sempre considerando a possibilidade que a Aethusa controlará esses ataques. É o primeiro remédio a pensar.
Também, quando há uma agravação por leite, considerando a possibilidade de um dos remédios do leite serem indicados para controlar uma condição aguda, tanto poderá se dar Lac defloratum ou Lac caninum.
Este remédio também é utilizado na idiotismo da criança (incapacidade de pensar, confuso). Crianças com grande fraqueza, que não podem segurar-se, incapazes de apoiar a cabeça; que têm cansaço com sonolência.



Lycopodium (Lyc.)

Voltando ao tipo de criança Phosphorus – esse é o tipo Calcarea que emagrece até ao tipo Phosphorus. Isto, em volta, leva ao tipo Lycopodium.
A criança desenvolveu-se um bocado, perdeu peso, ficou magra, mas em vez de ter a pele fina e a circulação instável da criança Phosphorus, torna-se um tanto pálida. A tendência a suar facilmente desaparece e a pele fica um pouco grossa.
Estas crianças parecem ser independentes, mas não é bem igual à timidez de Silicea. Parecem ter falta de confiança, mas dão a impressão que basicamente têm uma opinião razoável delas próprias.
Estão sujeitas a problemas digestivos, e ainda que tenham um bom apetite e muitas vezes comem mais do que a média, não engordam, o abdómen pode estar um pouco distendido, mas na palpação as glândulas mesentéricas não estão aumentadas; em vez do desejo de Phosphorus por carne e por provar coisas, estas crianças estão desenvolvendo um desejo definitivo por coisas doces.
Em vez do desejo por gelados de Calcarea, preferem comida quente, muito como os tipos de Calcarea, têm dores de cabeça pelo excesso de trabalho na escola, e é uma dor de cabeça típica. São friorentas, mas muito mais sensíveis aos cheiros de que alguns tipos que nós já considerámos aqui.
Isto é o quadro que o tipo Lycopodium desenvolve.



Causticum (Caust.)

Outro remédio que não é quase usado no tratamento das crianças e que é um homólogo do Lycopodium é Causticum, estas crianças não são diferentes das do tipo Lycopodium, são só um pouco mais pálidas.
O tipo de criança Causticum é definitivamente mais sensível do que os tipos Lycopodium. Não sensíveis à dor, mas são particularmente sensíveis a um distúrbio emocional. Muitas vezes estas crianças choram porque pensam que estão a magoar outra criança. Isto é a ideia de dor que os afecta um tanto como à dor actual delas próprias, e frequentemente aguentam a dor muito bem, mas não podem suportar ver outra criança a chorar.
Têm o mesmo tipo de serem desajeitadas como as crianças do tipo Calcarea; são um tanto largas, estão sujeitas a distenderem os músculos, ao passo que as crianças Calcarea distendem os tornozelos. Estão inclinadas a sofrer de reumatismo e sujeitas a ter reumatismo muscular agudo, particularmente pela exposição. As crianças Causticum, muitas vezes sofrem de torcicolos agudos ou de paralisias faciais agudas depois da exposição a um vento frio.
Associado com esta tendência a torcicolos e a paralisias faciais, a criança Causticum tem muitas dores crescentes que são acompanhadas habitualmente pela rigidez das articulações, com uma sensação de que as articulações estão apertadas. E ligando acima com a tendência reumática, a criança Causticum quando trabalha muito ou está angustiada e nervosa, é muito capaz de desenvolver sintomas de coreia, e a característica excepcional da coreia impertinente de Causticum, é persistir durante o sono.
A principal característica que se distingue entre a criança Causticum e o tipo Lycopodium, é que a criança Causticum tem uma aversão definida aos doces, ao passo que a criança Lycopodium deseja-os.
Outros dois pontos vão confirmar o diagnóstico de Causticum. O primeiro ponto é que os problemas reumáticos da criança Causticum são melhorados pelo tempo húmido; e o segundo ponto é que a criança Causticum com algum problema digestivo tende a desenvolver sede aguda depois das refeições.
Dois pontos adicionais que são geralmente úteis – as crianças Causticum muitas vezes desenvolvem verrugas intermináveis; têm também uma tendência muito marcada à enurese nocturna.



Tuberculinum - História da tuberculose na família

Onde há uma história clara familiar de tuberculose, não importa que remédio é indicado, a criança ao mesmo tempo pode ser ajudada com uma dose de Tuberculinum, e a minha prática é dar uma dose em 12 meses. Está confirmado que dá melhores resultados e pode produzir uma imunidade prática à tuberculose numa criança que tenha parentes tuberculosos.
Existe outro ponto em que o tratamento da criança aparece para se diferenciar da prática comum, e aplica-se particularmente ao tratamento do tipo de criança Calcarea carbonica. O momento de cura pode-se perder, se seguirmos a regra de nunca repetirmos o remédio muito tempo consoante a sua melhoria.
Originalmente eu dei uma dose de Calcarea carbonica 10LM, contando que a criança fosse progredindo devagar, mas regularmente sem nenhuma diminuição na sua melhoria, eu pude arranjar uma razão para repetir a medicação por seis meses ou mais.

Mas as crianças em média, são livres de doenças agudas, tendem a progredir mesmo se não houver muita medicação, e o remédio constitucional deveria aumentar a taxa de melhoria. Portanto eu comecei a repetir Calcarea carbonica muito mais em intervalos frequentes, sempre que a criança não seguia em frente, e em muitos desses casos de Calcarea carbonica a melhoria podia ser apressada por repetições frequentes de remédios.
É uma grande diferença no caso de ser um adulto.




GRUPO II
“Crianças de desenvolvimento atrasado”


Baryta carbonica (Bar. c.)

O segundo grupo é muito mais do mesmo tipo: aplica-se mais ou menos para a criança atrasada, um caso de atraso no desenvolvimento, ou um certo defeito mental. O remédio excepcional neste grupo é Baryta carbonica, que é o mais típico para a criança atrasada do que algum outro remédio na nossa Matéria Médica.
A característica da criança Baryta carbonica é muito definida; É uma criança com estatura de anão, mentalmente e fisicamente é pouco desenvolvida. Eu nunca vi uma criança Baryta carbonica que tivesse uma estatura alta, mas podem ter uma estatura muito forte. As próximas características evidentes é que as crianças Baryta carbonica, são sempre crianças tímidas em excesso.
Essa característica de timidez, cobre muito a criança Baryta carbonica. É muito apreensiva a estranhos; tem pânico que a deixem sozinha; muitas vezes fica apavorada só de sair de casa; é uma criança da cidade que vai para o campo e tem pavor de campos abertos. Muitas vezes têm pesadelos à noite, sem nenhuma ideia evidente do que as assusta; e geralmente têm medo de pessoas.
Outra característica delineada desse medo das pessoas é que a criança Baryta carbonica seja sempre tocada; não gostam que as interrompam; são facilmente irritáveis. Outra característica, é que no seu dia-a-dia, são lentas em tudo – lentas a falar, a andar e na dentição, aumentam de peso lentamente.
Outra característica marcante é o exagero do esquecimento que a criança tem. A criança é muita exagerada. Se estão a brincar, nunca ficam muito tempo, apanham um brinquedo, brincam com ele, e deitam-no fora; pode-se atrair a sua atenção por um minuto ou dois, então viram-se e olham para a enfermeira ou para a mãe, ou para todos aqueles que estiverem na sua presença.
Apanham algo da secretária e apalpam-na por um minuto ou dois, e de seguida já estão a brincar com a maçaneta da gaveta. É essa falta de concentração que é a característica excepcional.
À medida que vão ficando mais velhas os relatórios que vêm da escola são sempre iguais – a criança é desatenta, nunca se concentra na aula, parece aprender uma coisa hoje e no dia seguinte esquece completamente. A mãe ensina o alfabeto à criança uma dúzia de vezes, e dez minutos depois ainda sabe; tem a permissão de sair para brincar e meia hora mais tarde já esqueceu tudo.
Outra característica, é que fica facilmente cansada; qualquer tentativa contínua de fazer esforço, exausta-a. Quando são novas não se podem contrariar e ficam irritáveis, quando ficam mais velhas, qualquer esforço mínimo traz problemas de dores de cabeça – habitualmente dor de cabeça frontal, com a sensação de que a testa estivesse inchada até por cima dos olhos, e é um esforço terrível para manter os olhos abertos.
Outra coisa muito constante nas crianças do tipo Baryta carbonica – é que estão muito sujeitas a apanhar constipações (resfriados), e as suas constipações são características. Começam sempre com uma dor de garganta, e a maioria das crianças do tipo Baryta carbonica têm hipertrofia das amígdalas.
A hipertrofia das suas amígdalas pode ter uma ligação aos outros tecidos glandulares; a criança Baryta carbonica, muito provavelmente aumenta as glândulas cervicais, possivelmente aumenta as glândulas abdominais. Com o aumento das glândulas abdominais, vê-se que a criança de facto sente-se mal, e muitas vezes há uma lordose marcada e um abdómen muito proeminente.
A condição abdominal é um sintoma característico da criança Baryta carbonica; habitualmente piora depois de comer, mais desatenta, mais irritável, mais sensível, e muitas vezes mais cansada depois de comer.
Têm uma tendência a ter hipertrofia das amígdalas – é que se têm as amígdalas inchadas e se apanham frio, estão muito sujeitas a desenvolver amigdalite. Aqui está um tipo que vale a pena ter em mente. Para uma criança típica Baryta carbonica com uma amigdalite aguda é sensato dar uma dose de Baryta muriatica melhor que Baryta carbonica durante a fase aguda; e muitas vezes precisam de uma dose intercorrente de Psorinum depois de Baryta Muriatica, antes de reverter para Baryta carbonica.
É muito fácil alinhavar do Psorinum para Baryta carbonica, porque a maioria destas crianças tendem a ter uma pele cheia de erupções com crostas, na cabeça e nas margens para as pálpebras, podem ter uma blefarite definida, e a maioria das crianças Baryta carbonica ficam piores por se lavarem, os quais são também os sintomas definidos de Psorinum.
Estão muito sujeitas a ficarem com a pele com erupções que irritam intensamente, muitas vezes sem muita erupção, mas com uma irritação intensa, e são outra vez sujeitas a ficarem piores depois de se banharem.
Como era de esperar com este tipo de crianças com o psíquico diminuído, são friorentas, e se estão expostas ao frio as suas amígdalas ficam afectadas. Uma outra característica das crianças Baryta carbonica é uma tendência marcada à salivação; babarem-se é uma característica comum da deficiência mental da criança.
Mais são as notas da “deficiência mental” de um grupo de remédios, e destes, a Baryta carbonica é de longe geralmente o mais indicado. Seguindo isso vêm os outros remédios previamente mencionados começando com Borax.



Borax (Bor.)

A característica que faz nós considerarmos se uma criança é uma Baryta carbonica ou um tipo Borax, é a maneira como a criança é assustadiça. Ambas são crianças assustadas, mas na criança Baryta carbonica se alguma coisa estranha está à sua volta, assusta-se; na criança Borax se um simples barulho repentino está nas suas proximidades, assusta-se.
A tendência à salivação e a babar-se é igualmente marcada na criança Borax, mas na maioria das crianças Borax, lidamos mesmo com uma estomatite definida, e associada com a salivação há saliva branca na língua, saliva cor de pérola por todas as margens da língua, manchas nos lábios e nas bochechas.
Há uma história similar nos terrores nocturnos na criança Borax, mas há habitualmente uma causa excitável nestes casos; a criança brincou e andou muito de um lado para o outro durante o dia, ou ficou muito excitada à tarde, e isso é quase certo de ter uma noite de terror marcada.
Com a criança Borax, não há o mesmo degrau de incapacidade de aprender. A criança é simplesmente preguiçosa. Se a acarinharem, ela pode aprender, mas é muito preguiçosa. Estas crianças nunca acalmam, e mesmo para brincar, não são perseverantes, chateiam-se e mudam de uma situação para outra.
Outra coisa que as distingue do tipo de Baryta carbonica, é que a criança Borax é muito mais irritável, e a sua irritabilidade não acaba com o choro, o que é muito frequente nas crianças Baryta carbonica, mas acaba numa situação violenta – a criança dá pontapés e grita.
O próximo ponto que distingue a criança Borax da criança Baryta carbonica, é que a criança tende a ter uma erupção generalizada na pele, ou uma definida erupção com crostas na escápula, mas a criança Borax, tem muito mais facilidade de apanhar erupções herpéticas – habitualmente têm marcas herpéticas nos lábios, ou um exantema (erupção cutânea) generalizado de pequenas marcas herpéticas no corpo.
Os casos de Borax são mais sujeitos a terem problemas agudos digestivos do que nos casos típicos de Baryta carbonica, que têm a típica obstipação crónica, as fezes duras. Borax é sujeita a ataques repentinos de diarreia e vómitos. Outra característica de Borax que a distingue de Baryta carbonica é a peculiar sensibilidade de Borax à fruta, com cólicas violentas depois de comer fruta – cólicas seguindo-se de diarreia.
Associada com uma tendência para a inflamação das membranas mucosas, estomatite aguda, etc., é muito comum nas crianças Borax encontrar ou enurese ou dores na micção; dores na micção são muito mais comuns, e muitas vezes é sem uma infecção urinária.
Outra coisa que distingue a criança Borax da criança Baryta carbonica quando uma é um pouco mais velha, é que a criança Baryta carbonica tem dores de cabeça frontais deprimentes por estudar demais; a criança Borax tende a ficar doente, e tende a ter uma náusea definida pela intensa concentração.
Em seguida é a resposta a tempo final na ligação com a criança Borax, e isso é a agravação notória de Borax por baixar-se.
A criança Baryta carbonica enjoa no carro e no comboio; a criança Borax também enjoa no carro e no comboio, mas a criança Borax tem um terror peculiar quando se abaixa, e é esse terror muito mais do que a actual impressão de desconforto, que é a característica da criança Borax.
Ocorre em numerosas circunstâncias; o indicador é que a criança grita cada vez mais se a enfermeira ou mãe não a deitar com calma; é igual também nas crianças mais velhas que gritam ao descerem num elevador. É o terror peculiar, também, ou melhor, o desconforto físico, que distingue Borax de outro remédio.
Um tipo de prática útil é na ligação com enjoo no ar. Existem variados remédios para o enjoo dos comboios e nos barcos, mas Borax actua na maioria dos casos de enjoo de andar em avião, porque é uma inclinação repentina que perturba a maioria das pessoas, e particularmente o terror do avião despenhar-se. O enjoo no ar é completamente superado por três ou quatro doses antes de viajar de avião.
Borax é como Baryta carbonica em ser sensível ao frio, mas tem mais sensibilidade à humidade que Baryta carbonica.
Borax é um dos sais de sódio, e imediatamente leva-se em consideração que os sais de sódio fazem-nos pensar na possibilidade de outros, e de longe a indicação mais comum disto é Natrum muriaticum.



Natrum muriaticum (Nat. m.)

Na maioria dos casos, as crianças Natrum muriaticum, são um tanto de um tamanho insuficiente e gordas. À primeira vista é difícil distinguir da criança Baryta carbonica com a sua timidez, porque a criança Natrum muriaticum parece que não gosta de estar escondida, é uma antipatia definida de ser interferida com algo, e sujeita a desfazer-se em lágrimas, o que não é diferente da reacção tímida e aterrorizadora da criança Baryta carbonica.
Mas numa investigação minuciosa a reacção é bastante diferente. Não é a timidez no Natrum muriaticum, é muito mais um ressentimento de ser interferida com algo. A criança Natrum muriaticum chora, mas chora mais de raiva do que por terror. Muitas vezes podemos fazer com que a criança Natrum muriaticum pare de chorar se estivermos suficientemente firmes; mas tentem acalmá-la e ela piora.
Uma criança Natrum muriaticum estará em convulsões com gritos quando a sua mãe a tentar acalmar, uma vez que a deixe sozinha ela acalma e senta-se no canto e observa-a. A criança Baryta carbonica sentar-se-á no canto e brinca com qualquer coisa que alcança – tem uma mentalidade completamente diferente.
Outra coisa que distingue Natrum muriaticum de Baryta carbonica é que embora ambas tendem a ser desajeitados nos seus movimentos, a criança Baryta carbonica é desajeitada por causa da incoordenação, é desajeitada, mas a criança Natrum muriaticum passa por cima de coisas porque tem muita pressa.
Haverá uma história de atraso no desenvolvimento na criança Natrum muriaticum, particularmente, que a criança é lenta em aprender a falar. Também poderá ser lenta em começar a andar, mas isso não é muito constante. Muitas vezes a fala da criança Natrum muriaticum é defeituosa, mas tem muito mais dificuldade na articulação do que uma falta de raciocínio como na criança Baryta carbonica.
A característica seguinte da criança Natrum muriaticum é que provavelmente é pequena e gorda. Em contraste com a Baryta carbonica onde há um aumento da massa das glândulas cervicais, a criança tipicamente Natrum muriaticum, poderá ter um pequeno aumento das glândulas cervicais num pescoço magro. Os tipos de Baryta carbonica têm uma série de glândulas aumentadas abaixo do bordo anterior do esterno-mastóideo; a criança Natrum muriaticum tem pequenas glândulas na região posterior do pescoço e o pescoço é um tanto magro.
A criança Natrum muriaticum, não tende a correr para o mesmo grau de erupções com crostas na pele como a criança Baryta carbonica, no caso de Natrum muriaticum têm uma erupção limitada na margem do cabelo, como se pudesse também expandir para todo o couro cabeludo.
Não há a mesma tendência à salivação na criança Natrum muriaticum, e em vez de pequenas rachas encontradas na boca de Borax, a língua da criança Natrum muriaticum, é sensível e vermelha numa região e branca noutra, não com vesículas brancas do tipo Borax, mas com um mapa irregular, o que é associado com Natrum muriaticum, mesmo em crianças ou em adultos.
Como a criança Natrum muriaticum cresce tardiamente, desenvolve dores de cabeça “da escola”; quando estão sobre pressão, trabalhando arduamente, tentando-se concentrar, têm dores de cabeça. As dores de cabeça são quase idênticas com as dores de cabeça da Baryta carbonica; têm dores de cabeça frontais, e elas são trazidas por um intenso esforço – particularmente um esforço mental.
As reacções à temperatura em Natrum muriaticum são definitivamente diferentes das de Baryta carbonica. Em Natrum muriaticum, muitas vezes a criança é friorenta, sensível às correntes de ar, tem arrepios com a mudança de temperatura, e começam a espirrar pela mudança do tempo; mas é muito sensível particularmente à ventilação quente – e à exposição ao sol, e é muito sujeita a desenvolver dores de cabeça por causa do sol.
A maioria destas crianças Natrum muriaticum, têm um desejo de sal muito definido. É muito inesperado que a criança tenha um desejo excessivo pelo sal, está registado na Matéria Médica. Mas na prática encontramos caso apôs caso em que há um desejo definido por sal nestas crianças – elas roubam sal como outras crianças roubam açúcar.
Outra coisa a considerar para a criança que precisa de Natrum muriaticum, é uma tendência muita marcada a desenvolver queda das unhas, partindo a parte de cima das unhas que são extremamente sensíveis, muito doloroso, e muito difícil para cicatrizar. É um ponto pequeno, mas é muito útil na prática.
Um ponto distintivo é a aparência da pele. As crianças tipicamente Baryta carbonica habitualmente têm uma pequena cor, são pálidas, parecendo a sua pele um tanto grosseira. A criança Borax, frequentemente tem consideravelmente mais cor nas bochechas, a pele é um pouco mais amarela, não parecendo bastante grosseira, não é elástica, grossa e gordurosa.
A criança Natrum muriaticum, provavelmente é, contudo mais escura, ruborizada e transpira mais facilmente, e há um aumento mínimo da aparência gordurosa.



Sepia (Sep.)

Quando se consideram problemas de pele, a próxima possibilidade é Sepia, que tem o mesmo tipo de pele pálida e gordurosa. É um remédio que está longe de fazer alguma negligência no tratamento das crianças.
As características excepcionais da criança Sepia são as suas atitudes negativas com todos. Tendem a ser depressivas, caprichosas, rabugentas, preguiçosas, não muito inclinadas para o trabalho, e nem mesmo interessados nas suas brincadeiras. Se a apertam é capaz de amuar ou chorar.
Geralmente são crianças nervosas, têm pavor de ficarem sozinhas, muitas vezes têm medo do escuro, e, no entanto não gostam que as abracem. Não gostam de ir a festas com frequência, e isso é um ponto que às vezes se confunde com a Baryta carbonica, que não gosta de brincar com outras crianças.
É este assunto que mais tarde se desenvolve para o típico Sepia, não gostar de conhecer amigos, e muitas vezes se confunde com a Baryta carbonica que não gosta de ver muitas pessoas juntas, mas principalmente a indolência pura é na criança Sepia, e uma vez que vão para uma festa ficam perfeitamente contentes.
O ponto seguinte é que as crianças Sepia, embora muito preguiçosas e indolentes, são crianças definitivamente gulosas e avarentas. Outra coisa comum à criança Sepia, é que embora detestem ir a uma festa, quando lá chegam e começam a dançar, despertam de vez e ficam perfeitamente contentes. É espantoso o efeito da dança na criança Sepia. Quando a criança lenta e pesada dança numa festa, fica com uma maneira de ser diferente, de repente, fica mais viva. É uma dica útil e os pais devem dizer quando o terapeuta perguntar.
Outro ponto estranho que aparece ocasionalmente na criança, e é uma pista que define Sepia, é que essas crianças com atraso no desenvolvimento, muitas vezes adquirem o hábito de inclinar a cabeça. Quando se vê a criança com a cabeça inclinada, sempre se pensa na possibilidade de Sepia, não seja apressado, uma vez que é um dos remédios típicos da coreia.
Vários outros pontos são razoavelmente comuns na criança Sepia.
Por exemplo, são quase sempre obstipadas, e associado a isto, normalmente têm uma tendência à enurese. O que é muito constante na criança Sepia, é que a enurese aparece cedo à noite.
Normalmente se estas crianças Sepia se levantam cerca das 22 horas, permanecem secas o resto da noite; é no seu primeiro sono que elas perdem controle.
Numa idade mais velha, a criança pálida, enfadonha, gulosa, lenta, avarenta, introvertida, há uma história que ela desenvolve ataques de fraqueza, e são induzidas por ficarem, ou por terem uma posição fixa numa atmosfera fechada. Ficando na escola, ficando na igreja, ajoelhando-se na igreja – a criança Sepia, frequentemente desmaia.
Todas estas crianças – como todas os pacientes Sepia – são sensíveis ao frio. As crianças são particularmente sensíveis às mudanças de temperatura, e a criança Sepia típica desenvolve uma constipação (resfriado) pela mudança de tempo aparentemente sem nenhum contacto com infecção.
Outra vantagem útil em relação às crianças Sepia, é que muitas vezes ficam indispostas pelo leite. Se uma criança Sepia tem um problema digestivo e se se dá uma dieta de leite, certamente ela fica com prisão de ventre.
Associado com a sua pele pálida e gordurosa, a criança Sepia tende a suar profusamente, e está sujeita a desenvolver muita comichão na pele, sem ter muitos sinais de alguma erupção e sem muito conforto por se coçar.



Aurum metallicum (Aur.)

Com este tipo de criança pálida, desanimada, lenta, com uma atitude depressiva, negativa, podemos considerar a possibilidade de Ouro, Aurum metallicum, ou um dos sais de ouro. A criança do tipo Aurum metallicum, é sempre uma criança pouco desenvolvida. Não é muito uma questão de tamanho insuficiente e obesidade, mas simplesmente ela não cresce.
A criança típica de Aurum metallicum de cinco anos de idade, está provavelmente no nível das de três anos de idade. A maioria dos casos que precisam de Aurum metallicum são rapazes, e na maioria desses casos existe alguma falha no desenvolvimento – um testículo descaído, um fraco desenvolvimento do escroto, algo que indica que a criança é lenta no desenvolvimento mesmo se se desenvolver satisfatoriamente. É o tipo de sintoma que nós podemos considerar Baryta carbonica.
A criança Aurum metallicum, sempre dá a impressão de não ter vida.
São sempre de fraco espírito, meio deprimentes, sem vida, aos quais falta vontade de agir. Não têm nenhuma iniciativa e dão a impressão de acharem tudo um esforço terrível.
Na Escola têm um desenvolvimento fraco, e assim têm uma memória fraca. Uma das coisas diferentes é que, apesar de serem lentas, deprimidas, tristes, uma espécie de seres sem vida, que reagem até à contradição; a criança não tem nenhuma vontade e se a contradizem, tem um ataque de raiva; é a única coisa que a faz agitar.
Outro factor constante que é, no entanto surpreendente neste tipo de criança apesar da impressão de serem lentas, é que têm uma estranha hiperestesia à dor, ficam apavoradas por isso e são extremamente sensíveis à dor. E, em vez dos seus movimentos lentos, são muito sensíveis ao barulho e têm uma sensação muito aguda do paladar e dos cheiros.
Estão sujeitas a catarros muito persistentes e incómodos. Têm muitas vezes definidamente hipertrofia das amígdalas, praticamente sempre com muita secreção repugnante nas criptas tonsilares. Têm as adenóides hipertrofiadas, sempre com uma descarga nasal repugnante; com isto têm ataques de otite aguda com a perfuração dos tímpanos, e muitas vezes uma descarga purulenta e com mau odor dos ouvidos.
Se são forçadas a exercitarem-se, facilmente ficam sem fôlego e podem ter ataques de asfixia com uma dificuldade aguda na respiração, sem nenhuma causa óbvia.
Outra característica estranha das crianças Aurum, é que são completamente sensíveis a alguma decepção; sofrem por isso durante dias, totalmente fora da proporção da reacção normal da criança. E associada com isso é o outro típico sintoma de Aurum, a criança soluça durante o sono sem acordar, e aparentemente sem se ter afligido a noite anterior.



Carbo vegetabilis (Carb. v.)


Um remédio que também tem uma condição muito lenta e às vezes pequena como Aurum é Carbo vegetabilis, embora a causa seja totalmente diferente.
As crianças Carbo vegetabilis são definidamente lentas, mas são mais físicas do que mentalmente lentas e resulta pela estagnação física, não por nenhuma perda de capacidade cerebral.
São lentas a pensar, têm uma mentalidade lenta; têm um tempo de reacção lenta; não têm nenhuma espécie de vontade própria. São facilmente desencorajadas até certo ponto desanimadas, uma espécie de crianças tristes, e se são empurradas ficam rabugentas, mas têm um tipo inútil de impertinência, que não chegam a concretizá-la (como o ditado diz: “ladram mas não mordem”).
Associado com o sintoma mental geral de lentidão há sempre lentidão na circulação. São muitas vezes pesadas, crianças com o rosto pálido, e têm as extremidades azuladas – dedos azulados, dedos dos pés azulados e as extremidades são sempre azuis.
Se são pressionadas em tudo na escola, fazendo trabalhos, é certo que vão desenvolver uma dor de cabeça na zona occipital. Podem ter o mesmo tipo de dor de cabeça por usarem um chapéu apertado. Com essa dor de cabeça occipital há uma completa inaptidão para trabalhar, para se concentrar, e até para pensar.
Muitas vezes a criança é empurrada na escola, desenvolve dores de cabeça, parecem estar mortas de cansaço de manhã, e têm os mais violentos pesadelos, tanto que a criança fica aterrorizada em ir para a cama, particularmente no escuro.
Nestes pesadelos vêem fantasmas, faces, todo o tipo de espécies assustadoras. Estas crianças frias, lentas, têm muito calor e suam à noite, particularmente nas extremidades, mas principalmente no geral, e as crianças Carbo vegetabilis habitualmente têm um suor que cheira a azedo.
Outro sinal marcado com Carbo vegetabilis é a circulação lenta, por isso têm epistaxes persistentes; muitas vezes estas crianças tem epistaxes severas à noite.
Outro sintoma associado com a lentidão em geral é a obstipação. Têm muitas vezes dificuldades digestivas e tendem a ter os intestinos inchados; têm muita flatulência. Em vez de estarem com prisão de ventre, facilmente têm muita flatulência. Em vez de terem prisão de ventre, facilmente têm ataques de diarreia – uma diarreia acre e aquosa – e depois voltam à obstipação outra vez.
Com estas dificuldades digestivas, têm um acentuado gosto e não gosto por certa comida. Gostam de coisas doces – que muitas vezes ficam indispostas – e gostam de ter o seu apetite estimulado com alguma coisa saborosa, assim gostam de coisas salgadas. Com a sua digestão geralmente lenta ficam indispostas por comida gordurosa, comida rica em qualquer coisa; frequentemente desenvolvem uma aversão às gorduras, e têm uma aversão marcada ao leite.
Uma característica moderada e constante de todas estas crianças Carbo vegetabilis, é que não são primariamente crianças Carbo vegetabilis; esta condição desenvolveu-se como o resultado de algumas doenças anteriores, algumas vezes é o caso de sarampo; às vezes uma doença como a bronquite ou a pneumonia muitas vezes gripe na origem, e frequentemente por causa de um ataque de tosse convulsa.



GRUPO III
“Crianças com problemas de pele”


Graphites (Graph.)

O terceiro grupo é liderado por Graphites. Este grupo é associado com a criança que tem erupções definidas na pele. Quase nenhum dos outros remédios já mencionados foram requeridos para erupções de pele, por exemplo, as crianças Carbo vegetabilis têm um eczema muito acentuado no couro cabeludo, a criança Causticum tem muitas erupções na pele.
Também pode haver um eczema acentuado no couro cabeludo com as indicações de Sepia. Mas o grupo de Graphites é o único a pensar quando a criança tem uma história de pele definida. Há uma tendência quando se trata uma criança com uma irritação na pele, dar uma dose de Sulphur, e houve muitos casos em que essa dose de Sulphur fez mal, e eu tenho a prudência de não começar com Sulphur nestas crianças com problemas de pele.
A criança típica Graphites é gorda e pesada. Habitualmente pálida sempre fria e quase sempre constipados (resfriados). Na maioria dos casos, as crianças pequenas com obstipação difícil, têm um aumento do abdómen, um factor muito constante que tal não nos preocupa.
A criança Graphites é sempre tímida. São muito tristes, e têm uma completa falta de confiança. A criança ligeiramente mais velha hesita sobre o que vai responder repetidamente a alguma pergunta que lhe façam; o relatório da escola declara que são indeterminadas – existe aqui a mesma hesitação; e a maioria destas crianças Graphites são preguiçosas; têm uma aversão ao trabalho.
Existe uma contradição marcada na criança Graphites com a incerteza e a hesitação, preguiça e a geral lentidão física, há sempre um elemento de ansiedade na criança. Tendem a ficar desesperadas com o aspecto das coisas; se vão para uma escola nova, têm pavor disso. Geralmente procuram por problemas.
A próxima situação da criança Graphites é que, associado com a sua palidez, debaixo de qualquer stress, ficam ruborizadas – têm uma circulação instável definida. E debaixo de stress, quando estão excitadas, com este rubor há uma tendência para o incómodo, mas não uma epistaxe profusa, que vem debaixo de uma excitação – isto é o ponto de diagnóstico.
Uma característica constante da criança Graphites, que outrora as distingue da criança Calcarea, é que não são muito diferentes delas, é que em vez da pele suave e suada de Calcarea, têm uma pele seca e dura, que tende a descascar, particularmente na exposição ao frio. Se estas crianças Graphites estiveram a brincar na água na estação fria, ficam com as mãos gretadas e a sangrar.
Associado com a pele seca e dura é a pele Graphites, e o tipo de erupção é constante não importa onde é. Dedos rasgados que tendem a sangrar também vertem uma descarga serosa espessa e amarela.
O mesmo tipo de condição surge em alguma das dobras nos tipos Graphites, atrás da orelha, cantos do olho, cantos da boca, nas virilhas, nas dobras dos cotovelos, à volta dos pulsos, e particularmente sobre o ânus; neste local são muito fundas, fissuras dolorosas com um corrimento aguado, pegajoso e descarga amarela.
À medida que a descarga seca forma crostas duras que empilham, a secreção da substância continua em baixo; e a crosta sai para revelar a mesma espécie de descarga amarela pegajosa, muitas vezes traçada com sangue.
Na minha experiência com crianças que sofrem de asma que têm uma história com problemas de pele não são ajudadas por Graphites. Estes casos de problemas de pele suprimidos que desenvolvem asma são extremamente difíceis e descobri que Graphites falha totalmente. Muitos outros remédios foram bem sucedidos tais como, Psorinum, Antimonium crudum, Natrum muriaticum, Sulphur, Thuya, ajudaram completamente, e sem nenhuma vantagem seria prudente começar com Thuya.
Isto pode ser ligado a um ou dois outros sintomas típicos da criança Graphites. Estão sujeitas a ter uma persistente descarga nasal, uma otite crónica com a perfuração do tímpano, e outra vez o mesmo tipo de descarga escoriante amarelada, com um eczema irritante do ouvido externo sempre que a descarga correr sobre a zona.
Associada com a descarga nasal purulenta, muitas destas crianças Graphites têm uma acentuada hipertrofia das amígdalas, com uma secreção repugnante, e como resultado frequentemente queixam-se da dificuldade em engolir.
Muitas vezes sofrem com uma blefarite crónica e as suas pálpebras estão completamente presas de manhã com o mesmo tipo de descarga pegajosa; a descarga seca adere-se às bordas das pálpebras.
Apesar da aparência de gordura, são flácidas, e há uma fraqueza muscular geral. Facilmente se cansam; são sensíveis a qualquer tipo de movimento; e viajam sentadas muito mal. Isto é a história das dores reumáticas, particularmente afectando o pescoço e as extremidades inferiores.
Existe outro sintoma Graphites, que muitas vezes é útil nestas crianças flácidas – são sujeitas a ataques de cãibras no abdómen, isto não é surpreendente na perspectiva do seu estado de obstipação. Mas nestas cãibras de Graphites as dores abdominais são aliviadas dando à criança leite quente para beber.
Na maioria dos casos, com obstipação nas fezes passa uma quantidade de muco em fio, aderente. Isto liga com o tipo de descarga que sai da superfície da pele, no entanto não é comum ser amarela.
Outro sintoma útil, que é comum, é que estas crianças Graphites têm grande apetite; são crianças esfomeadas e ficam chateadas se vão muito longe sem comida; ficam melhores ao comer. Mas apesar da sua gordura e flacidez, é frequente e surpreendente e muito marcada a aversão aos doces.
Nos adolescentes típicos Graphites é muito mais surpreendente, porque é o mesmo adolescente gordo, flácido, em vez das fendas comuns atrás da orelha ou rachas nos cantos da boca, têm um acne agudo, e uma das perguntas a fazer, é se têm desejos e se comem doces, e se é um caso de Graphites, a resposta é que eles não os conseguem evitar de maneira nenhuma, o que é uma resposta muito útil.
Outro ponto sobre o apetite nas crianças novas, é que não gostam de peixe. Peixe é um constituinte normal numa dieta de uma criança, e é fácil descobrir se eles não gostam. Muitas destas crianças Graphites têm uma aversão definida por peixe.
Onde consideramos a criança com otite crónica, descarga crónica com uma antiga perfuração, com a possibilidade de eczema do ouvido externo, outro remédio que pode ser considerado é Capsicum.



Capsicum (Caps.)

A criança típica Capsicum é gorda, meio preguiçosa, um tanto teimosa, é bem definida com os seus movimentos desajeitados – nunca vi uma criança Capsicum organizada. Na maior parte das vezes têm as bochechas um tanto vermelhas, mas isso não é constante; podem ser pálidas e ruborizarem-se muito mais do que a criança Graphites.
Tendem a ser muito esquecidas. Levam um recado, e voltam sem o que lhes foi pedido para buscarem. É em parte falta de atenção. São sempre sensíveis, facilmente se ofendem e se irritam.
Uma característica marcada na criança Capsicum é que não gosta de estar longe de casa. Penso que em parte sentem que não são apreciadas, em parte a sua susceptibilidade, e em parte a sua preguiça – têm de fazer um esforço se estão longe de casa, têm que ser mais ou menos agradáveis e em casa muitas vezes são bastante antipáticas.
A criança Capsicum é sempre um tanto lenta; são lentas na aprendizagem da escola, e as suas memórias são fracas.
Estas crianças tendem a ter congestões (Hiperemias) locais. Numa criança típica Capsicum com uma pequena dor de ouvidos, todo o ouvido externo é brilhante como carmesim. Uma criança Capsicum com reumatismo tem habitualmente uma ou outra articulação afectada, com uma vermelhidão localizada por cima da área afectada.
A criança Capsicum se apanhar frio fica com as amígdalas muito inchadas que são muito congestionadas e brilhantes como carmesim – a criança queixa-se de um calor ardente na boca com intensa sede.
Um sintoma estranho às vezes encontra-se nestas crianças com feridas na garganta subindo razoavelmente a temperatura, é que a criança é muito ruborizada, sonolenta e tem muita sede; querem bebidas frias, e, no entanto arrepiam-se depois de tomarem uma bebida fria. Isto foi visto repetidamente numa criança que tinha a garganta ferida e tinha uns sintomas definidos no mastóideo.
Onde há um envolvimento do músculo mastóideo num caso Capsicum – é provavelmente o remédio mais comum a indicar para a mastoidite - e a vermelhidão ao longo da superfície da pele, há um desenvolvimento de mastoidite.
Outra chatice destes casos de mastoidite é que habitualmente “perdem as estribeiras” à noite, a criança fica extremamente irritável, não consegue dormir, preocupada, a mãe não pode fazer nada com ela; é teimosa como uma mula; é enviada para o terapeuta, e ele tem que examiná-la por luz artificial se não, não se pode ver a ruborização.
De vez em quando vi estas crianças Capsicum à noite e não conseguia ver essa vermelhidão completamente, mas na manhã seguinte à luz do dia era perfeitamente óbvio.
Associado com a maciez por cima da área do músculo mastóideo é a hiperestesia ao paladar.
Na maioria destas crianças com doenças agudas há um certo grau de irritação urinária. Pode ser uma cistite com dores ardentes agudas, intensa, dor irritável ao passar a urina, e é sempre devido ao mesmo carácter ardente. Mas mesmo sem a cistite aguda, na maioria das doenças agudas, há sempre uma irritação urinária, e é sempre de uma natureza astuta.
Numa criança deste tipo, desajeitada, bochechas muito vermelhas, muito lenta, atrasada, com uma rouquidão crónica, e uma história de ter tido uma ferida aguda na garganta – não amigdalite, somente uma inflamação aguda da garganta – muitas vezes com ataques transitórios de dores de ouvidos, que não apanha o envolvimento do músculo mastóideo, na maioria desses casos precisa de Capsicum. O próximo remédio dos problemas de pele nas crianças é Psorinum.



Psorinum (Psor.)

A criança Psorinum é comum. A maioria tende a ser mais magra do que gorda. São sempre crianças adoentadas; têm pouca histamina; facilmente se cansam ao mínimo esforço, físico ou mental; muito sujeitas a ficarem confusas mentalmente debaixo de stress. São muito desanimadas e desesperadas, e como todas as crianças quando estão fora de um grupo, ficam rabugentas e irritáveis.
Têm um ar doente; parecem sujas e que não se lavam. A criança Psorinum quase nunca tem nenhum tipo de pústulas no corpo. A pele da criança é muito áspera, e seca. No caso do adolescente Psorinum é mais comum a pele ser oleosa. Mas na criança e no adolescente, quando fazem esforço os jovens Psorinum tendem a suar e estão sempre sem saúde, e malcheirosos.
A condição da pele de Psorinum é diferente da pele de Graphites. Há uma tendência a fissuras a desenvolver nas mãos e nas dobras, mas não há a descarga como mel de Graphites. A descarga é aquosa e purulenta, e é sempre repugnante.
Em todas as condições de pele de Psorinum há uma irritação intensa. Muitas destas crianças sofrem de um tormento total, porque estão extremamente frias, sentem o frio muito mal e ficam aborrecidas por isso, mas têm uma comichão intensa na pele que as faz ficar loucas por usarem roupas de lã.
Com este ar sujo parecendo acinzentado, a pele áspera, as crianças Psorinum ficam perturbadas por se lavarem, que a irritação da pele aumenta muito.
A maior parte das crianças Psorinum, apesar da sua magreza, têm apetites anormais; um dos constantes da criança Psorinum é que uma falta de comida traz uma violenta dor de cabeça, muitas vezes uma dor de cabeça com vómitos (enjoada).
Numa criança típica Psorinum com uma condição de pele, a irritação é intensa, e a criança coça a superfície até sangrar.
Entre as esfoladelas, o aspecto da erupção não é nada saudável. Frequentemente associada com uma blefarite generalizada.
Na condição aguda parece-se com o tipo Graphites, mas é muito mais intenso do que a de Graphites, muitas vezes com as pálpebras pouco reviradas para fora, parecendo um bife cru. A criança coça todo o corpo, e há outra vez a mesma condição purulenta.
Há o mesmo tipo de erupção no couro cabeludo, e a criança Psorinum nunca está em paz, sempre friccionando a sua testa na almofada. Há sempre uma descarga nasal amarela, o lábio superior escoriado, e muitas vezes uma otorreia purulenta com cheiro horrível.
Isto é a condição de irritação intensa de pele que só Psorinum cobre, e para quem pode estar exposto a todas as espécies de problemas de pele.
Para a febre alta, associada com a típica descarga nasal, Psorinum é o remédio mais comum que cura. Remédio dado no intervalo. Há uma similar hiperestesia na membrana mucosa na criança Psorinum, e uma dose na Primavera apaga a febre alta que se mantém por muito tempo. A dose não ajuda na condição aguda, mas a dose dada na Primavera antes da febre começar, pode parar também a febre alta, Psorinum tem uma agravação na Primavera.
Há mais dois remédios comuns a considerar para as erupções da pele. Primeiro Antimonium crudum e depois Petroleum, a criança Antimonium crudum com as erupções da pele têm a mesma agravação marcada por se lavarem como nos casos de Psorinum.



Antimonium crudum

A criança Antimonium crudum é muito interessante. São geralmente gordas, um tanto pesadas, habitualmente pálidas, e têm uma tendência mito marcada a ficarem avermelhadas no trajecto dos olhos, e erupções húmidas atrás das orelhas.
Mentalmente são interessantes porque têm uma tal aparência contraditória. São crianças irritáveis, rabugentas, e ficam cada vez mais rabugentas se lhe forem dando mais atenção – o tipo de crianças que choram se olham para ela e quanto mais a tentam acalmar pior se torna.
A criança Antimonium crudum tem terrores nocturnos, é resmungona e irritável, e quanto mais a mãe a acalma na amamentação pior fica. Andando para cima e para baixo quase a distrai.
Depois, em contraste a isso, são umas crianças muito impressionáveis, sensíveis, facilmente aborrecidas emocionalmente, muito sujeitas a desfazerem-se em lágrimas por algum stress emocional, se os seus sentimentos são atingidos na totalidade; debaixo de stress ficam pálidas e sujeitas a desmaiar.
A criança Antimonium crudum com erupções na pele, tende a ter crostas muito grandes, erupções mal cheirosas – a típica crosta do impetigo que se vê na face da criança. Mais casos de impetigo nas crianças desaparecem com Antimonium crudum do que com qualquer outro remédio da Matéria Medica. Nos adultos também, nove em cada dez casos de impetigo agudo desaparece com Antimonium crudum.
Todas as suas erupções da pele pioram pela aplicação de água em qualquer forma, e ficam muito inflamadas e dolorosas na exposição ao sol.
A criança Antimonium crudum é muito desajeitada, e dá muitos solavancos nos movimentos e pode ter uma coreia actualmente.
Sofrem por causa de verrugas nos seus dedos, uma ou outra, mas pequenas; ou verrugas grandes que geralmente são planas e não muito dolorosas. Associado com a condição de verrugas, muitas destas crianças Antimonium crudum tendem a ter unhas deformadas – parecendo grossas e sem saúde.
Dois dos outros pontos constantes à cerca das crianças Antimonium crudum, em primeiro lugar são muito sujeitas a terem problemas digestivos por qualquer ácido, frutas ácidas, ou bebidas ácidas; em segundo lugar têm uma língua macia, flácida, com uma camada habitualmente branca.
Os pontos excepcionais de Antimonium crudum não são diferentes de Petroleum, assim como não estão longe das preocupações das condições da pele.



Petroleum

Mas a maioria das crianças com indicações para Petroleum são mais magras, do que gordas; associado com a perda de peso no típico caso de Petroleum, a criança tem um excelente apetite, e muitas vezes está esfomeada durante as refeições.
A criança Petroleum é irritável como a criança Antimonium crudum, mas de uma maneira diferente; são muito mais brigonas, e facilmente se ofendem. A criança, muitas vezes é bastante inteligente mentalmente, mas preguiçosa na escola e não quer trabalhar, é distraída e esquecida.
São quase sempre sensíveis ao barulho e assustam-se por grandes barulhos repentinos, que elas não compreendem. São muito sujeitas a ficarem nervosas com muita gente e muito sensíveis ao frio tal como Antimonium crudum ou como as crianças Psorinum.
As crianças Petroleum têm muitas vezes sinais de erupções na pele, e o mais comum são erupções atrás das orelhas, fendas profundas com um líquido amarelado. Fluído aquoso. Muitas vezes estas fendas abrem e sangram.
Mas o mesmo tipo de fendas aparece em qualquer lugar da criança Petroleum, particularmente em qualquer dobra, nos cantos da boca, no ângulo do nariz, e muitas vezes há umas fendas similares à volta do ânus, nas virilhas, ou nas axilas; o fluído que vem para fora forma crostas densas que são sempre muito sensíveis.
Quase todas as erupções da pele de Petroleum dão comichão. São mais irritáveis durante o dia do que durante a noite, o que ajuda muito para distinguir das erupções de Sulphur.
A criança Petroleum é muito sujeita a apanhar frio, e ter obstrução nasal aguda, com uma descarga escoriante, com a tendência para o nariz ficar coberto de crostas, sensível, sangrando, e muitas vezes formam-se crostas nos lábios superiores e à volta do nariz.
Com estas descargas nasais há também alguma surdez, com dores agudas nos ouvidos, e uma sensação como se as trompas de Eustáquio estivessem bloqueadas. Frequentemente têm otites, com o mesmo tipo de descarga aquosa amarelada, e uma marca vermelha muito acentuada do ouvido externo, uma condição eczematosa aguda, com irritação, e tendência a sangrar.
Outra ligação com o prurido é uma enorme e definida comichão nos olhos. Muitas vezes há blefarite com as margens vermelhas, e fendas no canto interno, e uma infecção expande-se para baixo do ducto lacrimal – podem ter um abcesso no saco lacrimal. Forma-se pus no ducto lacrimal e uma descarga escoriante desce por baixo da margem do nariz, vivo e sangrando, acompanhado por uma conjuntivite aguda.
Com o processo infeccioso na garganta e no nariz estas crianças Petroleum, muitas vezes têm um aumento dos nódulos linfáticos submaxilares.
Outra coisa muito em comum à criança Petroleum, é a história da irritação da bexiga. Frequentemente têm enureses, mas muito mais comum do que uma irritação aguda pode ser uma cistite aguda, com a mesma sensação de crueza e sofrimento.
Outra característica comum com a criança Petroleum, é que depois de uma exposição ao frio podem desenvolver uma cólica abdominal aguda e diarreia. E com diarreia há sempre um grau de inflamação em redor do anus e períneo, com ardor e erupção vermelha viva.
Na estação fria a pele das mãos tende a ter fendas, particularmente na ponta dos dedos, e essas fendas são muito sensíveis, muito dolorosas ao toque, com fissuras fundas que abrem e sangram facilmente.
Todas estas crianças têm a típica agravação de Petroleum pelo movimento, isto quer dizer, enjoam ao viajarem de comboio e ao andarem de barco. Se a criança é pressionada é muito sujeita a desenvolver uma dor de cabeça occipital severa. Essa dor de cabeça occipital é muito rara por esforço mental, é muito difícil de passar, mas Petroleum às vezes dá com o caso.
Em casos de enjoo no mar onde há dúvidas entre Petroleum e Tabacum, que é outro remédio comum para o enjoo no mar, há quase sempre a dor de cabeça assim como o enjoo do mar no Petroleum, e os tipos Tabacum não as têm completamente.
Enjoo no mar com dor de cabeça occipital chama por Petroleum em cada momento. No tratamento profilático contra o enjoo do mar, é muito difícil de decidir entre Tabacum ou Petroleum, mas a dor de cabeça occipital da criança Petroleum indica Petroleum.
Existem vários outros remédios para as condições de pele nas crianças, mas estes são os mais comuns. Há a possibilidade de Sulphur porque é quase automático nas afecções da pele, mas é melhor tomar Sulphur debaixo do outro grupo.




GRUPO IV
“Crianças com temperamentos irritáveis”


Pulsatilla (Puls.)

Estes são os remédios dos “temperamentos irritáveis” começando com Pulsatilla, que é o remédio mais comum indicado nas crianças deste tipo.
A criança Pulsatilla é muito típica. Há dois tipos principais. Uma é um tipo fina e pequena, com uma pele suave, cabelo fraco, com circulação instável, sujeitas a corar por qualquer emoção, muitas vezes ficam pálidas depois; definitivamente tímida, sensível, sempre terna, muitas vezes fácil de manusear, e sempre muito receptiva.
O outro tipo Pulsatilla é muito gorda sem dúvida com mais cor, habitualmente com o cabelo escuro, um pouco mais ruborizada com a reacção, um pouco mais com tendência a chorar do que estar alegre e vivo do que o primeiro tipo Pulsatilla; tipo delicada, pede atenção sem muita reacção a isso, pergunta sempre por algo mais.
Se arranjarem uma explicação evidente, está apta para perdoar o próximo. O factor comum dos dois tipos é a sua reacção à temperatura, todas as crianças Pulsatilla são sensíveis ao calor, ficam fracas na estação quente, perdem a sua agilidade, perdem a sua animação e a sua energia.
Vagabundeiam, ficam tanto chorosas como irritáveis, e são predispostas a problemas digestivos. Mas são muito mais sujeitas a indisposições por uma mudança brusca para frio numa temperatura quente – isto quer dizer, frequentemente têm um ataque agudo de uma náusea ou diarreia por estarem constipadas (resfriadas) em tempo quente.
Tendem a ter cistites, ou terem dor de ouvidos. A sensação repentina de frio durante a estação quente causa os seus problemas. Enquanto que no geral descaem no tempo quente, ficam muito mais sujeitas a apanharem uma constipação. Do mesmo modo ficam indispostas por tomarem um gelado – gelado na estação quente, este factor é muito usual à agravação da Pulsatilla comum pela comida exagerada (muito nutrida).
Às vezes falhamos um caso por causa da reacção estranha num ataque de febre. A criança Pulsatilla tem constipações (resfriados) com o calor, coriza aguda, e com isso são frágeis, e muito friorentas. Com a coriza, há uma certa quantidade de catarro gástrico, uma sensação de náusea, e podem mesmo vomitar.
Mas, apesar da sua frialdade, a sua sensação de obstrução na cabeça é melhor ao ar livre e piora num quarto que não esteja ventilado. A constipação de Pulsatilla tem sempre uma descarga suave.
Há às vezes uma contradição aparente, estão muito aptas a ter conjuntivite, e na conjuntivite da Pulsatilla os olhos estão muito sensíveis a correntes de ar, e a lacrimejar profusamente ao ar livre. Há habitualmente uma fotofobia marcada com comichão das pálpebras, e a criança Pulsatilla está apta a ter treçolhos, afectando mais a parte inferior do que a parte superior das pálpebras.
Um ponto que às vezes ajuda nas dores de ouvido de Pulsatilla, que são muito intensas e habitualmente aparecem pela exposição ao frio, é uma dor muito violenta, que se dispersa por toda a face, como também para o pescoço (parte interna).
Se a doença vai um pouco mais longe, há uma sensação de que alguma coisa vai estourar no ouvido para fora, como se algo estivesse a pressionar em direcção ao tímpano. Outra coisa é a melhoria pelo frio – os seus ouvidos ficam melhores pela aplicação de coisas frias.
A criança Pulsatilla, com frequência está cansada, nervosa, e sonolenta durante o dia, e ficam mais vivas à medida que o dia passa, são sujeitas a ficarem nervosas ao pôr do sol – o agravamento pelo pôr do sol comum de Pulsatilla.
Quando se vão deitar ficam sem sono (excitadas), demoram algum tempo a adormecer, uma vez que adormecem, tendem a ter pesadelos, terrores nocturnos, habitualmente um tipo de conflitos no sonho – não necessariamente sendo perseguidas pelo cão preto de Pulsatilla – mas sempre algo espantoso e preocupante. A maioria destas crianças Pulsatilla têm medo do escuro, medo que as deixem sozinhas, como se espera de um tipo de criança tímida e nervosa.
Uma coisa, que quase sempre produz terror nocturno nestas crianças, é elas ouvirem histórias de fantasmas no escuro antes de irem dormir; podem crer que dão a uma criança Pulsatilla um pesadelo.
Outro aspecto útil é que estas crianças são muito sujeitas a ficarem com vertigens olhando para cima numa zona alta. O único remédio que conheço em que isto é mais acentuado é Argentum nitricum que tem uma agravação por olhar para baixo, mas também tem uma agravação por olhar para cima, mas este último é mais acentuado na Pulsatilla.
A criança Pulsatilla deita-se com as mãos na cabeça, e isto é uma característica útil, no entanto não quer dizer que seja constante.



Kali sulphuricum (Kali – s.)

Quando se tem em vista o “temperamento quente” do tipo Pulsatilla, o próximo remédio a considerar pode ser Pulsatilla ou Kali sulphuricum.
Kent diz que Kali sulphuricum, é apenas um intensificador de Pulsatilla. Eu não penso assim.
As reacções à temperatura de Kali sulphuricum são idênticas às de Pulsatilla, a criança é sensível ao calor e fica fraca durante o tempo quente, não aguenta estar em lugares mal ventilados, sente-se melhor ao ar livre, tende a estagnar se fica parada, e melhora se se movimentar. Tem uma agravação por comida forte; e está sujeita a ficar indisposta por mudanças repentinas de tempo. Mas há uma diferença distinta.
A criança Kali sulphuricum, é muito mais flácida do que a criança Pulsatilla, e certamente não se aproxima do tipo magro e fino de Pulsatilla, se bem que se aproxima mais da profunda lentidão do tipo Pulsatilla.
Os seus músculos são flácidos, fica facilmente exausta por esforço muscular. Está mais sujeita a sentar-se, e geralmente tem uma reacção mais lenta.
Há mais obstinação em Kali sulphuricum do que em Pulsatilla. A criança Pulsatilla pode ser mais irritável, pode encolerizar--se no temperamento, mas ficar calma; Kali sulphuricum está mais sujeita a ser rebelde.
A criança Pulsatilla também é tímida, mas a criança Kali sulphuricum, tende a ter mais uma perda de confiança nela própria – não é timidez. São preguiçosas, não gostam de trabalhar, e isto não é o entusiasmo e o interesse da criança Pulsatilla.
A criança Kali sulphuricum não é inteligente, fica cansada por se esforçar mentalmente, uma vez que a criança Pulsatilla é muitas vezes inteligente e bastante razoável na escola.
Há uma certa similaridade em que ambas são nervosas, ambas têm medo do escuro, são facilmente assustadas, facilmente aterrorizadas aos barulhos estranhos, ao que as rodeia.
A criança típica Kali sulphuricum tende a ser mais doente do que a criança típica Pulsatilla. A criança Pulsatilla pode não ser forte, mas a criança Kali sulphuricum tende a ter menos cor e se fica ruborizada é muito mais um corar circunscrito na bochecha do que a circulação variável de Pulsatilla.
Outra coisa que indica Kali sulphuricum a Pulsatilla, é que quase todas as crianças Kali sulphuricum têm uma camada amarela na língua, particularmente no começo da língua, se bem que a camada pode espalhar-se por toda a língua.
Outro ponto que ajuda é que há uma pequena diferença no tipo das descargas. A típica descarga de Pulsatilla é espessa, cremosa e não irritante. A descarga típica de Kali sulphuricum é muito mais aquosa, mais em cordão e amarelada.
No que diz respeito a doenças agudas actuais, Pulsatilla é mais frequente precisa para um catarro gástrico agudo, gastrite aguda, cólica aguda e diarreia; mas se a gastrite for para uma icterícia numa criança Pulsatilla as indicações são mais para Kali sulphuricum do que para Pulsatilla.
Com o tipo de criança Pulsatilla que tem tosse fria e desenvolve bronquite que evolui para uma broncopneumonia com a indicação usual de Pulsatilla, isso é dizer, agravação por estar em quarto não ventilado, alívio pelo ar livre, sensação de sufoco, possibilidade de perda de voz, boca muito seca sem muita sede, uma saliva amarelada, aquosa, e provavelmente com marcas de unificação da parte esquerda – base mais comum – a reacção é melhor para Kali sulphuricum do que para Pulsatilla.
Com a criança Pulsatilla que tem tosse convulsa com muitos ruídos no peito, e as modalidades comuns de Pulsatilla, Kali sulphuricum actua melhor do que Pulsatilla.
Isto é talvez o que Kent queria dizer, que Kali sulphuricum é a Pulsatilla intensificada – nesta condição aguda os sintomas são muito similares e, porém, a condição mais severa, a mais definida seja as indicações para Kali sulphuricum.
De vez em quando é útil lembrar que a criança Pulsatilla gorda é mais sujeita a evoluir para Sulphur, enquanto que a criança Pulsatilla magra fica muito mais sujeita a ficar friorenta, e evolua para Silicea ou Phosphorus.
Habitualmente dou Pulsatilla em baixas potências nas doenças crónicas. Na maior parte são crianças sensíveis, e quando se lida com o tipo sensível não se deve dar uma potência alta. Quando se lida com tipos fortes eu dou potências altas, mas num tipo sensível como Pulsatilla começa a responder na potência 30 CH. No Phosphorus não é exactamente a mesma coisa, a criança Phosphorus responde muito bem às potências baixas.
Tenho visto excelentes resultados com o Antimonium crudum 12 CH, repetido três vezes ao dia durante dois dias, no impetigo. Com Calcarea carbonica ou Graphites dava uma potência alta de cada vez – 200 CH, se tivesse a lidar com um tipo insensível.



Sulphur (Sulph.)

Do ponto de vista das crianças, há dois tipos definidos de Sulphur, são razoavelmente boas comilonas, crianças muito bem desenvolvidas, sempre com uma cabeça grande bem definida. São habitualmente de uma estatura razoável, desajeitadas e embaraçosas nos seus movimentos.
São aptas a terem cabelos grossos e fortes, e sempre uma cor razoável e forte. A sua pele tende a ser áspera, fica afectada com vento frio, e suam facilmente. Tendem a ter as extremidades vermelhas, as mãos vermelhas e muitas vezes os pés vermelhos. Habitualmente têm os lábios muito vermelhos, muitas vezes orelhas vermelhas, e facilmente as margens das pálpebras ficam vermelhas.
Isto é uma excepção do cabelo grosso, porque esse tipo de criança Sulphur muitas vezes desenvolve mal as pestanas, têm ataques repetidos de blefarite, têm erupções com crostas à volta das pálpebras que elas mexem e coçam, e consequentemente, as pestanas tendem a não desenvolver ou são poucas.
A outra criança tipo Sulphur, que é magra habitualmente, com a cabeça razoavelmente grande, mas com as pernas longas e finas, muitas vezes com o abdómen grande, com o peito pouco desenvolvido, muitas vezes não têm muita cor, tendem a ser pálidas, com uma pele áspera bem definida.
Este tipo tem uma pele seca e áspera, com uma tendência muito marcada para a pele ter fendas, e rachar em exposição, e geralmente a criança fica mais triste. A criança parece mal cuidada, tem menos vitalidade, mais facilmente se cansa, e sempre fica mal.
O tipo Sulphur mais gordo tem muito mais agressividade, tendem a ser brigões, impacientes, como críticos, estão sempre a arranjar defeitos nos outros e em tudo, descontentes, muitas vezes sentem que estão a ser subestimadas.
São lentas, mas muitas vezes é difícil dizer se é mesmo preguiça ou falta de histamina, porque ficam cansadas se não fizerem nenhum esforço. Não gostam que se intrometam, pensam que conseguem fazer uma coisa, sabem o que querem fazer, ressentem fortemente os seus pais interrompendo-os, pensam que conseguem fazer uma exposição disso se estiverem sozinhas.
A criança Sulphur magra é muito mais inclinada a ser desprezível, de espírito baixo. Têm muito menos vitalidade, e são muito menos agressivos.
É o mesmo tipo de ressentimento de fora da interferência, se bem que se mostre um pouco diferente. Estas crianças Sulphur magras estão sujeitas a chorar, e alguma tentativa de as confortar ficam aborrecidas, e viram-lhe as costas.
Estas crianças Sulphur magras têm menos histamina que as gordas, são mais fáceis de cansar e, como todos os pacientes Sulphur, não podem ficar na mesma postura por muito tempo. Numa maneira mais comum de dizer, reagem mal ao ficarem inquietos, e se são obrigadas a ficarem imóveis, desestruturam-se
Há uma característica excepcional de todos os pacientes Sulphur, crianças ou adultos, têm um grande apetite – não importa se são gordas ou magras – e os seus apetites são bons – definidos em gostarem e não gostarem.
Todos os pacientes Sulphur têm um desejo por alguma coisa com um gosto definido; gostam de muito tempero, comidas com especiarias, e têm um desejo muito marcado para doces.
Ocasionalmente um paciente Sulphur deseja por sal, mas não é realmente um desejo de sal, é muito mais algo com o gosto. Outro ponto à cerca da criança Sulphur, é que têm um desejo quase perverso para fora da comida comum, o prato incomum que em média as crianças não gostam, a criança Sulphur come com satisfação.
Outra característica constante em ambas as crianças, é que são sempre lentas depois das refeições, ficam pesadas e sonolentas, gostam de deitar-se em redor, e ficam irritáveis quando são perturbadas.
Um aspecto muito útil à cerca das crianças Sulphur, é que têm uma tendência a ficarem indispostas por causa do leite. A criança pequena Sulphur muitas vezes fica indisposta, e pode ficar com diarreia e vomitar por causa do leite, e esta agravação marcada pelo leite é muitas vezes elevada.
Outra coisa que é constante a todos os pacientes Sulphur é a irritação da pele. A maioria dos pacientes Sulphur tem irritação em qualquer parte da pele, e é característico. Muitas vezes piora por qualquer tipo de calor; quarto quente, cama quente, sol mais quente (das 13h00 às 15h00), roupas quentes, tudo isto faz com que comece a irritação de Sulphur.
Quando a irritação está presente têm conforto, e às vezes uma sensação própria de prazer quando se coçam, e de vez em quando a comichão alivia a irritação. Tendem a ter muitos mais incómodos à noite, mesmo não estando calor.
Quando estão mais ou menos activas ou ocupadas durante o dia da irritação, isso não as preocupa muito, mas quando estão a descansar à tarde ou à noite a irritação tende a ficar muito pior, e muito mais inquietante.
Sulphur tem todo o tipo de erupções conhecidas dos dermatologistas.
O ponto que a distingue como uma erupção de Sulphur é a reacção à temperatura, e o facto que está sempre irritada. É uma irritação intensa a qual não conseguem ignorar. Descrevem-nas de várias maneiras – comichão, sensação como se animais gatinhassem por cima da pele, sensação de picada de agulhas, qualquer descrição que é apropriada para a intensa irritação da pele.
Além da irritabilidade da superfície total estas crianças tendem a ter uma irritação muito marcada de todos os orifícios – nariz, orelhas, boca, uretra, anus – qualquer orifício tende a estar congestionado, vermelho, quente e dá muita comichão.
Em todas as condições agudas ou crónicas tendem a ter uma camada vermelha na língua, com a ponta muito vermelha, e muitas vezes vermelha ao longo das margens, não como a língua de Rhus toxicodendron. A maioria destes pacientes Sulphur tem uma boca seca, uma boca quente, e têm sede. Isto aplicado mais nas condições agudas do que crónicas.
Outro ponto que às vezes é útil no tipo de criança Sulphur, é que são sempre agravadas pelo calor, mas há a tendência de esquecer que os doentes Sulphur têm um mecanismo instável térmico; são muito sujeitas – certamente a condições de febre – ondas de calor e também ondas de frio.
Muitas vezes ficam extremamente quentes, começam subitamente a ficar suadas e ficam tremendo – condição típica associada com o tipo Mercurius. Tapados ficam quentes e muito inconfortáveis, mas quando se destapam sentem um pouco de ar na pele e imediatamente ficam frios. Mas não se dá Sulphur só porque a criança não quer ser tapada sempre.
Outra constante no paciente Sulphur, não importa qual a condição, se é uma erupção, ou uma criança com reumatismo, ou uma criança com uma indisposição no estômago, não importa a condição, é agravada pelo banho. A criança Sulphur quase sempre parece suja.
Algumas crianças podem à primeira vista não parecerem ser como as crianças Calcarea, isso quer dizer, são pesadas, com grandes cabeças, são um tanto pálidas com tendência a ficarem ruborizadas, têm o abdómen distendido, e são desajeitadas; mas não são friorentas como a Calcarea, têm “sangue-quente”, e têm uma tendência muito marcada para desenvolver pontos negros em toda a testa.
Estas crianças são particularmente todos os casos Sulphur. Têm, no entanto lábios pálidos mais do que a criança Sulphur comum, mas, particularmente com pontos negros disseminados por cima da testa, sempre considerando a possibilidade da criança ser um tipo Sulphur.
Outra contradição que se vê às vezes bem na criança Sulphur, é que têm áreas com problemas na cabeça; têm cabeças quentes e mãos frias, ou mãos quentes e pés frios; ou pés quentes e cabeças frias – muitas vezes têm cabeças frias e húmidas – convulsões locais da cabeça e frio se bem que convulsões gerais de calor e frio. Uma criança com pés frios não quer dizer que saia automaticamente fora do tipo Sulphur, porque a criança não põe os seus pés fora da cama.
Uma das coisas típicas do Sulphur é a lentidão. Ficam melhores pelo esforço; melhor quando são incentivados, e melhor quando se movem de um lado para o outro. Alguns pacientes Sulphur podem ser muito letárgicos, lentos, pessoas desinteressadas, mas se forem incentivadas pela sociedade respeitável, acordam; são espertas, e não vão reconhecê-las com a mesma maneira de ser.
É o mesmo com a criança Sulphur; quando se lida com elas de uma maneira brusca, tornam-se apáticas, pesadas, contrariadas, irritáveis; e quando se lida com elas correctamente, podem ficar brilhantes, interessantes, bastante amigáveis, e muitas vezes espertas. Algumas das crianças Sulphur têm um grande domínio na linguagem.
Uma característica constante e moderada de todas as crianças Sulphur é a obstipação. A maioria das crianças Sulphur sofre em certo grau de obstipação e muitas vezes é bastante severa. Associado com isso têm um abdómen grande, frequente aumento do fígado, apetite anormal, sonolência depois das refeições, e uma tendência definida de ataques de cólicas.
Isto aplica-se mais para o tipo gordo de Sulphur, o tipo magro é mais sujeito às modalidades comuns de Sulphur, isto quer dizer, diarreia tende a aparecer cedo pela manhã, a qualquer altura depois das 4 horas da manhã, e as fezes são sempre repugnantes.
A outra característica constante de Sulphur é um odor repugnante. Descargas, erupções, toda a transpiração tem mau cheiro, e a criança Sulphur tem muita dificuldade em estar limpa e saudável.
Outra característica que se encontra muitas vezes na criança Sulphur, é que são frequentemente pesadas, letárgicas e sonolentas durante o dia, e com insónias à noite; são sujeitas a terem pesadelos aterrorizadores.
Estes não são constantes no carácter, mas a criança está sempre a ficar assustada, geralmente muito aterrorizada pelo fogo ou qualquer coisa desse género.
Outra característica que ocorre ocasionalmente numa criança Sulphur, ela é muito viva à tarde, e lenta para adormecer, adormece e acorda em seguida com acessos de risos. É um sintoma estranho, e sempre nas crianças Sulphur. Também têm um período de fome aproximadamente às 11h00 da manhã, e todas as crianças Sulphur são propensas a serem desmazeladas, terem dores de cabeça, irritáveis e saturadas se tiverem de esperar pelas suas refeições.
Quase todas as doenças agudas actuais de que sofrem são associadas com alguma irritação da pele. Sulphur é usado geralmente nos treçolhos agudos com uma irritação intensa das margens das pálpebras, as pálpebras estão muito quentes e ardem, agravadas pelo calor, e particularmente agravadas por tomar banho – os olhos ardem quando são lavados.
Há geralmente indicações do Sulphur nas descargas crónicas nasais; nestas crianças com uma descarga nasal há sempre o mesmo carácter ofensivo de Sulphur. A descarga é sempre escoriante, há uma vermelhidão em redor do nariz, com irritação intensa, a criança tende a esfolar até ficar em carne viva e sangrar.
As crianças Sulphur muitas vezes têm amigdalite crónica, profundamente na garganta, muito inchada, sentindo muito calor, com uma respiração muito ofensiva. E a maioria das crianças Sulphur com amigdalite tendem a ter as glândulas muito inchadas no pescoço – mais do que um aumento comum das glândulas tonsilares e tendem a expandirem-se, e envolver particularmente as glândulas submaxilares. A amigdalite é acompanhada por um calor e um frio irregular, calafrios, suores e sede por água fria.
Há indicações para o Sulphur nas condições crónicas, descargas dos ouvidos crónicas, com as características do Sulphur, a escoriação, descarga repugnante, vermelhidão à volta da orelha, irritação intensa; a agravação de qualquer dor por aplicações quentes, particularmente estímulos quentes.
As condições da criança Sulphur no peito variam de uma bronquite leve até a uma pneumonia aguda; e outra vez certas características são constantes. A tendência para ondas de calor e de suor, e de vez em quando de arrepios, muitas vezes as extremidades ardendo, e um cheiro definido muito forte sobre a criança.
Há uma característica constante que passa por todas as condições de peito do Sulphur, há uma sensibilidade muito marcada à falta de oxigénio – não suportam uma atmosfera abafada, querem ar puro, e ainda têm problemas com as correntes de ar frio. O transtorno é mais comum no lado esquerdo do peito do que no direito, mas é uma ligeira diferença para ser de muita importância.
Sulphur é um dos remédios mais comuns indicados na icterícia das crianças – particularmente com a intolerância marcada que Sulphur tem ao leite nas suas condições agudas, irritação intensa da pele, sensação de ardor quente à superfície muitas vezes com ataques de cólicas e descarga escoriante, cor vermelha viva das nádegas, irritação intensa, a criança coça-se muito.
O tipo do paciente magro Sulphur muitas vezes sofre de condições reumáticas agudas com a característica habitual – suores, sensação de calor, sede, com a ponta da língua vermelha. A actual condição dolorosa piora pelo calor, e, no entanto é mais confortável pelo frio, melhora muito mais pelo movimento, no entanto é doloroso quando se começa a mexer; e é sujeita a ter em cima da articulação afectada uma vermelhidão. Pode ser também a história do ataque ser acelerado pelo banho, ou também no mar ou na piscina.
O desejo para as comidas gordurosas é muito variável nas crianças. É muito comum nos adultos, a maioria dos casos Sulphur querem roast beef gorduroso, por exemplo, mas não querem que seja constante nas crianças. Algumas não gostam de gordura. Se comem é uma ajuda, mas não quer dizer que seja sempre. Alguns adultos também não querem.
Manteiga não entra para o desejo das gorduras. A maioria dos pacientes Pulsatilla têm uma aversão definida à gordura, como manteiga e natas; mas não desgostam de carne gordurosa, e particularmente se está quente. Muitos pacientes Pulsatilla comem coisas gordurosas frias, mas não quentes. A maioria dos pacientes Pulsatilla tiram a manteiga, muitas vezes em grandes quantidades.
A tendência a suar é constante no tipo gordo de Sulphur; os tipos magros habitualmente têm uma pele seca e dura e não tendem a transpirar. Os brinquedos das crianças Sulphur são os melhores que podem ter, e a família da criança Sulphur é a melhor que já se viu. Têm também um sentido espantoso do dinheiro; a criança pequena tem um senso muito definido de valores.
Sulphur não se deve de maneira nenhuma usar frequentemente na urticária como geralmente o usam. Mas é geralmente muito indicado nas crianças, particularmente se é associado com problemas digestivos; a criança responde bem em qualquer potência, e a maioria das crianças Sulphur respondem bem a uma dose de 30 ou 200CH.



Thuya occidentalis

Para continuar com o tipo de remédios de Pulsatilla, ainda que a maioria deles são remédios de “temperamento quente”, existe outro remédio que é associado com Pulsatilla, e ele é Thuya, embora seja friorenta nas suas reacções.
É muito difícil dar um quadro mental da criança típica Thuya, porque na maioria dos casos há um elemento excepcional de deficiência mental. Em algumas crianças Thuya, há algumas meramente atrasadas, outras meramente deficientes.
Em algumas há uma disfunção óbvia da glândula pituitária, e isso tende a dar uma ideia de Thuya. Mas há crianças Thuya que não têm problemas mentais e que não têm uma disfunção na pituitária, e esse tipo de criança é como a Pulsatilla na reacção.
Uma característica excepcional da criança Thuya é o facto de ela ser sensível; é receptiva a qualquer bondade, é conscienciosa no que faz, e fica facilmente aborrecida emocionalmente. E aqui vem a primeira indicação forte: as crianças Thuya têm uma sensibilidade peculiar à música, e isto é uma das coisas comuns associadas com os problemas mentais das crianças.
80 por cento dos problemas mentais das crianças que tenho tratado têm uma sensibilidade anormal à música. Muito mais sensíveis do que as crianças normais; e mesmo na criança normal com a indicação de Thuya consegue-se esta sensibilidade à música. São afectadas por ela; podem mesmo chorar por isso. Associado com esse distúrbio emocional as crianças Thuya têm uma tristeza, uma depressão, muito como a depressão de Pulsatilla.
A criança Thuya, mesmo com os problemas mentais, tem uma consciência espantosa. São muitas vezes sensíveis ao movimento, frequentemente enjoam no carro. Outro sintoma é a estranha contradição muitas vezes encontrada numa vida perfeita, criança activa – são aparentemente entusiasmadas e interessadas, e, no entanto têm uma estranha hesitação ao falar, uma dificuldade em encontrar as frases que querem, ou uma dificuldade em dizê-las.
Muitas vezes a dificuldade de falar dá a impressão que a criança é lenta mentalmente, quando não é realmente lenta, na verdade são as palavras que procura. Poderemos então ver que há uma aversão definida para falar; são caladas, mas parecem serem meio duras.
A maioria das crianças Thuya estão mais abaixo do que em cima da estatura média, a maioria são definitivamente pequenas e de estatura fina. Thuya aplica-se igualmente bem em ambos os tipos de cabelos, tanto loiros como escuros Um factor bem definido é que parecem estar acordadas, o quanto mais activas estão. Se são obrigadas a sentarem-se, ficam lentas, pesadas, e depressivas, mas qualquer actividade animada ficam logo mentalmente bem.
Outra característica comum em muitas das crianças Thuya é o defeituoso crescimento dos dentes; com dentição irregular, e muito cedo apodrecem. O esmalte do dente é sem dúvida defeituoso na sua posição.
As crianças Thuya são sensíveis ao frio, se bem que fiquem melhores na maioria das vezes ao ar livre. São muito sensíveis à humidade, e sujeitas a ficarem muito piores pela manhã.
A maioria das crianças Thuya transpira quando se esforçam, e mesmo quando não estão a suar têm uma pele muito gordurosa, que é mais comum de notar no tipo de cabelo escuro do que no tipo com cabelo loiro. Algumas crianças Thuya loiras têm a pele muito fina, e frequentemente têm um crescimento dos pêlos, particularmente nas costas.
As crianças Thuya não aguentam mentalmente bem o stress. Estão sujeitas a terem dores de cabeça nevrálgicas agudas e típicas debaixo de stress, por ficarem muito cansadas e muito excitadas, e o ponto acerca da dor de cabeça nevrálgica é que muitas vezes escolhem áreas que são extremamente dolorosas e muitas vezes extremamente sensíveis.
Estas crianças tendem a ter dores de cabeça crónica com catarro. Ficam com descarga nasal espessa, purulenta, amarela esverdeada, possível com crostas no nariz e sangramento. Estão muito sujeitas a otites médias crónicas, e podem desenvolver uma mastoidite com uma dor severa localizada, e uma maciez por cima da região mastóidea. Se são suficientemente velhas, dizem-nos que sentem como se algo estivesse furado no osso mastóideo.
Outra característica comum das crianças Thuya é uma digestão pobre. O quadro típico da pituitária da criança com uma abdómen quase suspenso é um exemplo extremo, e estas crianças são extremamente sujeitas a desenvolverem uma irritação crónica do ceco.
Frequentemente há um ceco cheio e encharcado na fossa ilíaca direita, com a história de ataques repetidos de diarreia; e a diarreia é muito característica. Consiste em fezes claras e gordurosas, e saem sempre com muitos gases; e os ataques são acompanhados por muitos ruídos no abdómen.
Muitas vezes estas crianças dão-nos uma história de terem muitas verrugas.
As verrugas de Thuya são suaves, e sangram facilmente quando se toca; se se bater na superfície pode rebentar e sangrar.
Os pacientes Thuya suam quando se destapam. Uma rapariga de doze anos despiu-se para ser examinada, e o suor saía dela quando tirava as roupas. Não suava muito quando tinha as roupas vestidas. Ocasionalmente esse sintoma estranho de suar quando está destapada é encontrado, mas habitualmente as crianças Thuya são friorentas e tremem quando estão destapadas.
Um caso de interesse particular porque há raros depósitos de ossos nos músculos numa criança nova, e actua muito bem com Thuya. O primeiro indicador da possibilidade de Thuya é aquele sintoma estranho de suar quando se destapa.
Outra característica constante da criança Thuya é a sua estranha susceptibilidade à cebola. São muito sujeitas a problemas gástricos, e têm ataques de diarreia por comer cebolas, cozinhadas ou cruas. Outro sintoma comum, que não se encontra na criança nova, pode ocorrer no adolescente – são muito sujeitas a terem problemas digestivos agudos pelo chá preto.
A história da vacinação é também uma grande ajuda na decisão de Thuya.



Bromium (Brom.)

O próximo remédio comum de “temperamento quente” é Bromium. É um dos remédios que é esquecido frequentemente. O tipo comum do Bromium é geralmente muito gordo, pele e cabelo claro, e a maioria são amigáveis, alegres, estão quase sempre bem dispostas.
Mas temos umas contradições. O tipo alegre, amigavelmente bem disposto, é muito facilmente posto de fora de si, e se se aborrecem ficam ruborizados, e isso explica que tenham uma sensação de calor e tensão na cabeça.
Ficam nervosas, ansiosas, muitas vezes assustadas, de manhã, muito próximo das horas de Pulsatilla. Não gostam de caminhar de noite para casa e têm a impressão que alguém os segue, e ficam assustadas – muito parecido com Pulsatilla – ocasionalmente os ataques de depressão no paciente Bromium não são como os de Pulsatilla. Mas a depressão de Bromium é muito mais serena, muito mais melancólica do ponto de vista da depressão chorosa aguda de Pulsatilla.
A criança Bromium é geralmente obesa, de tez clara sendo predisposta a ter colónias de erupções, também acne em redor da face ou sobre os ombros, e um adolescente que precise de Bromium tem sempre algum sitio com acne.
Além disso, há mais sintomas como os de Pulsatilla. São muito sensíveis ao calor, ficam desconfortáveis quando estão ao sol e num quarto quente. Melhoram pelo movimento e pelo exercício; e ficam melhores ao ar livre.
Por contraste o típico paciente Bromium está muito melhor depois de comer, ao passo que o paciente típico Pulsatilla fica pesado depois de comer; e outro contraste apesar do facto de ficarem melhores ao ar livre, são sensíveis às correntes de ar.
A maioria dos casos Bromium são de dois tipos, um com catarro crónico das vias superiores, o outro o típico agudo de febres altas.
Tomando primeiro o tipo catarral, a criança com hipertrofia crónica das amígdalas, não o tipo que é sujeito a amigdalites de repetição, mas o que tem as fibras das amígdalas aumentadas, e muitas vezes com um aumento geral das glândulas submaxilares, que tendem a ser duras, e não tendem a desfazer-se.
Com a amigdalite crónica estão sujeitas a ataques de expansão catarral a qualquer um dos seios paranasais, e nos casos de Bromium é mais comum os seios nasais frontais estarem envolvidos, do que os seios esfenoidais; com o envolvimento dos seios frontais os pacientes queixam-se de dores intensas, plenitude, e uma sensação de inchaço na raiz do nariz.
Sensação de que o nariz está obstruído, e há uma descarga espessa, amarela, purulenta, e se algum esforço é feito para limpar a descarga do nariz está sujeito a haver uma mancha de sangue. Outro ponto acerca deste tipo é que os lábios superiores estão grossos, inflamados e vermelhos.
Ocasionalmente uma dessas crianças tenderá um ataque de tosse que não cessará, com a sensação de cócegas na laringe. A tosse convulsa violenta que não cessa (tosse crupe), irá quase levar à sufocação, e é aliviada por bebidas frias. Podem queixar-se de uma sensação de pressão ou de constrição da garganta, e a laringe nestes casos fica habitualmente muito sensível ao toque. Há também a típica voz rouca de Bromium.
Bromium é útil para as crianças gordas, e de temperamentos irritáveis, com as amígdalas hipertrofiadas, que têm um ataque de febre alta aparecendo por volta de Junho; é muito mais tarde nas crianças Bromium do que nas outras crianças. Alguns começam na metade de Maio, mas no caso de Bromium habitualmente não começam antes de Junho. A característica excepcional da febre alta de Bromium é uma extrema hiperestesia das membranas mucosas e qualquer tipo de poeira estabelece um ataque agudo durante o período de irritação.
Um rapaz pequeno tem o tipo de febre alta de Bromium, e se entrarmos num quarto que tenha poeira começará logo um ataque violento, totalmente à parte por qualquer exposição irritante fora de casa. Algumas doses de Bromium param completamente isso.
Estes casos de febre alta de Bromium podem ter ataques asmáticos que são razoavelmente típicos. Têm ataques espasmódicos repentinos com uma sensação de uma extrema constrição do peito, e extrema dificuldade em engolir. Outro ponto é que embora a sua febre alta aparente não baixe totalmente na praia a sua asma irá totalmente.
Outro tipo em que Bromium é muito útil e é similar, a criança é gorda, amígdalas sensíveis ao calor, com uma tendência definida à lentidão e em acréscimo há dores reumáticas generalizadas, um tipo de reumatismo muscular. São muito sujeitas a afecções cardíacas, mais com uma má actuação do músculo cardíaco do que uma definida lesão valvular, mas em alguns casos há uma definida hipertrofia cardíaca nesse tipo de criança, e melhoram de facto muito bem com Bromium.
O constante em todos estes casos é a sensação de constrição no peito, sensação devido a aperto ou constrição em volta do coração. Outra constante é essa sensação de constrição que se desenvolve quando estão de frente para qualquer vento; existe também a sensibilidade às correntes de ar que é particularmente evidente nos casos de coração de Bromium.



Iodum (Iod.)

A maioria das crianças Iodum têm cabelo escuro e também pele escura, e um intenso desassossego. São crianças muito magras, nunca param de se mexer, sempre a vadear, nervosas, irrequietas; isto é uma característica excepcional deste caso.
No interrogatório, é dito ao homeopata que estas crianças são sem dúvida irritáveis, e a sua irritabilidade é característica. Ficam perfeitamente felizes brincando com outras crianças e de repente, aparentemente sem razão, partem para a violência. Muitas vezes estão a brincar e estão perfeitamente contentes com o irmão ou com a irmã, e de repente, apanham alguma coisa e batem neles.
É esse impulso repentino de irritabilidade que é a característica mental de Iodum. Muitas vezes depois de um ataque de irritabilidade, a criança fica extremamente deprimida, não chora, mas fica em silêncio, depressiva, também perde o interesse nas coisas.
Estas crianças habitualmente têm muito apetite; estão esfomeadas quando comem e quando estão nos intervalos das refeições. Ficam completamente exaustas se estão muito tempo sem uma refeição, e são muito sujeitas a terem dores de cabeça pela fome. Se bem que estas crianças comem bem e nunca ficam gordas; permanecem magras, e podem realmente perder peso.
As crianças Iodum são muito sensíveis a qualquer tipo de calor, quartos quentes, sol, fogo e banhos quentes; calor sob qualquer forma agrava a típica criança Iodum.
Estas crianças Iodum têm muitas vezes também uma pele inactiva. Têm ataques de infecções agudas do nariz, com uma tendência a espalhar-se para os seios paranasais frontais, e com esse ataque há uma descarga aquosa e irritante, e uma sensação de obstrução da raiz do nariz. Há muitas vezes um inchaço na raiz do nariz que fica muito sensível à pressão.
Frequentemente com a coriza há uma descarga quente, uma tendência a espirrar, e com a descarga os olhos ficam sempre muito aguados (Allium cepa, Staphysagria). Pode haver histórias repetidas dessa espécie, seguidas de um desenvolvimento de uma respiração típica asmática. Com estas crianças magras com um bom apetite, com este tipo de história, e com asma que melhora definitivamente ao ar livre, Iodum habitualmente é apropriado ao caso.
Estas crianças Iodum com esta espécie de infecção catarral, muitas vezes têm um certo grau de surdez que habitualmente é associado com um catarro de Eustáquio crónico.
Outra característica das crianças Iodum com esse tipo de infecções catarrais é o envolvimento da laringe. Estão muitas vezes roucas, e têm a laringe dolorida, que é sensível à pressão. Com a laringite estão aptas a terem ataques de tosse que não cessa (crupe) extremamente dolorosa. Um dos pontos distintivos sobre estes ataques de crupe é que a criança fica muito quente, e a pele fica intensamente quente e seca.
Muitas vezes nestes ataques de crupe a criança está apavorada. Podem ser confundidos com a tosse crupe do tipo Arsenicum album; existe a mesma sensação de calor, o mesmo ardor na laringe, o mesmo tipo de impaciência e ansiedade, a criança muitas vezes fica apavorada, e há a mesma sensação de choque. Mas a criança Arsenicum album é friorenta ao passo que a criança Iodum tem calor e quer ar. A criança Arsenicum transpira pouco; a criança Iodum estará quente e seca.
As crianças Iodum estão muito sujeitas a terem todos os tipos de problemas abdominais. Muitas estão associados com os ataques de diarreia típicos, com fezes espumosas, gordurosas, esbranquiçadas, e podem estar associadas com o aumento das glândulas mesentéricas; podem estar associadas com o aumento geral do fígado e baço sem nenhuma mudança sanguínea definida; ou com uma disfunção pancreática, com as típicas fezes gordurosas, e poderão ter glicosúria.
As crianças Iodum com a sua cor clara, com as bochechas bastante brilhantes, são muito sujeitas a terem sintomas de reumatismo. É habitualmente um reumatismo agudo, com dores violentas que é aliviado pelo movimento e fica muito pior pelo calor. As dores são habitualmente muito agudas e com pontadas, e poderá haver pericardite com uma dor pericardial com pontadas muito agudas.
Uma coisa sobre os casos de pericardite, é uma aparente contradição com a inquietação comum de Iodum e o alívio pelo movimento, as dores de peito são agravadas pelo movimento, as dores voltam e ficam muito mais agudas pelo movimento.
É muito fácil confundir até certo ponto a pele escura, tipo avermelhada, com dores agudas com pontadas que pioram pelo movimento, com o caso de Bryonia; bastante deprimidas. Ambas pioram pelo calor, mas não há a língua típica no paciente Iodum, não a sede intensa como se fosse uma regra. Na maioria dos casos, as crianças Bryonia, são mais lentas e pesadas, enquanto que os pacientes Iodum estão mais alerta mentalmente. Há uma completa aversão à comida nos casos de Bryonia, e muitas vezes um aumento surpreendente da fome mesmo nas condições agudas de Iodum.
Há uma certa similaridade entre a criança Iodum e a criança Bromium, mas são completamente diferentes. Os vários sintomas são muito mais parecidos, a partir do momento em que o tipo de criança é reconhecida, não é possível confundi-las. Iodum pode ser confundida facilmente com Sulphur, mas não há a intensa irritabilidade da pele, a intensa comichão, no tipo similar de Sulphur.
Uma das outras características de Iodum muito frequente nos casos conhecidos de reumático, é uma história de um ataque de diarreia aguda precedida imediatamente de ataque reumático.



Abrotanum (Abrot.)

O quadro clínico do bebé pequeno Abrotanum é característico de uma estenose congénita do piloro. A criança é magra, com uma pele enrugada e desidratada que quando é beliscada, não volta ao seu estado normal. Tem um apetite imoderado, porque vomita toda a comida, e tem fome o tempo todo. Tem um abdómen relativamente grande e umas pernas longas e espigadas, e está sempre zangada, implicativa quando passa fome. É habitualmente friorenta, é muitas vezes sensível quando se lida com ela, e é sensível ao toque.
Nestes bebés Abrotanum não é frequente um atraso na cura do cordão umbilical depois de ter caído – por perda de vitalidade e perda de alimento. Vários casos que tenham uma estenose ou um espasmo do piloro recuperam perfeitamente com Abrotanum. Outro tem uma estenose do piloro perde todos os sintomas por um período de quatro semanas depois de receber Abrotanum, mas tem uma recaída e é operado, tem uma estenose do piloro típica e acaba recuperando. Se os outros têm um espasmo ou uma estenose realmente não é reconhecida, mas com um diagnóstico de estenose do piloro recuperam com Abrotanum.
Um tipo de criança Abrotanum mais velha é também uma criança esfomeada, com um apetite imoderado, e é também uma criança magra. Têm sempre uma tendência a terem ataques de diarreia repetidos, habitualmente ataques de diarreia alternando com dores reumáticas, e sempre com uma grande incoordenação, tremores (Gelsemium), provavelmente um certo entorpecimento das mãos, pés e pernas.
Não se pode dar nada que seja de porcelana valiosa, porque ela ou deixa cair ou parte-a, tende a aproximar-se em coreia; habitualmente são muito rabugentas e com um temperamento mau, e muitas vezes têm um traço cruel estranho na sua constituição. Estas crianças são definitivamente friorentas; são agravadas pelo frio e pela humidade; e as suas dores reumáticas estão propensas a ficar pior à noite do que durante o dia.



Fluoricum acidum (Fl-ac)

O último remédio dos “temperamentos irritáveis” que se fala logo é o Fluoricum acidum. A maioria dos tipos Fluoricum acidum, tanto as crianças como os adultos, têm cabelo claro e pele clara. À primeira vista não são como as crianças Silicea. São um tanto magras, têm pouco peso, habitualmente têm ossos finos, esqueleto fino.
Ao contrário dos tipos Silicea que têm uma disposição condescendente, mas não têm nenhuma irritabilidade como Silicea. São muitas vezes pacientes, e ao contrário da maioria dos remédios na Matéria Médica têm frequentemente um estranho prazer pela vida, e acham-na de facto muito agradável; dão importância às coisas mais simples. Isto é o estado pacífico normal.
Mentalmente não são como a criança Silicea que fica cansada por uma concentração mental. Têm dores de cabeça e cansaços cerebrais na escola, e não são excepcionalmente brilhantes no que respeita ao trabalho literário.
Uma característica surpreendente do tipo de criança Fluoricum acidum, é que estão sujeitas a tornarem-se bastante inúteis e terem um ódio absurdo delas próprios e de alguém na escola. É uma diferença estranha da criança comum que se torna muito evidente. Aplica-se aos adultos muito bem.
Ao contrário das crianças Silicea, ficam melhores pelo esforço físico. Os jogos fazem elas ficarem bem, espevitam-nas, e ficam melhores com os jogos. A criança Silicea fica cansada por isso. Como na criança Silicea, se ficam de pé por muito tempo sentem-se tontas, com dor de cabeça e muito cansadas. Além disso, ao contrário das crianças Silicea, têm habitualmente um grande apetite, e têm fome durante as refeições, com dores de cabeça pela fome.
Um grande número destas crianças Fluoricum acidum, precisam de mais comida na escola no meio da manhã ou acabam as manhãs com dores de cabeça. Acordam com fome a meio da noite, e não conseguem dormir se não comerem, e apesar da quantidade de comida que comem, contudo são magras. Mas muitas das crianças Fluoricum acidum não são magras ou têm um peso pouco acentuado. O seu tipo é pequeno e fino, mas não com pouco peso.
Com os seus grandes apetites, tem um desejo por comida típica da estação, não importa que seja em grandes quantidades, o que interessa é que tenha um sabor intenso.
Todos os pacientes Fluoricum acidum são sensíveis ao calor; ficam piores em quartos quentes, pelo calor do sol, com muitas roupas e por causa de muitos cobertores à noite. Uma criança Fluoricum acidum que vem da escola para casa com uma ligeira dor de cabeça, com a face ruborizada, sentindo um calor extremo, muitas vezes podem livrar-se das cefaleias pondo a sua cabeça numa bacia de água fria, ou banhando a sua face com água fria.
Outro factor nas crianças Fluoricum acidum, têm cefaleias se estiverem constipadas (resfriadas). Estas crianças têm também a típica cefaleia de Fluoricum acidum, por não poderem sair da sua aula para irem à casa de banho urinar; outra vez o mesmo tipo de dor de cabeça congestiva.
Algumas destas crianças Fluoricum acidum têm um cabelo fino associado com a criança Silicea, mas com uma tendência a áreas da cabeça estarem incompletas, sem nenhuma doença de pele definida. Têm áreas incompletas no cabelo em vez de uma alopecia geral.
Outra característica associada com a criança Fluoricum acidum é uma dentição defeituosa, muito pouco esmalte nos dentes, sujeitas a que os dentes tenham cárie e apodreçam cedo, e muitas vezes abcessos nas raízes dos dentes. A criança Fluoricum acidum raramente tem uma boa dentição, e associado com isso há outra característica importante – unhas que não estão saudáveis e estão quebradiças, partidas e lascadas.
Outra característica é que as palmas das mãos estão suadas e vermelhas e muitas vezes os pés estão suados, e os pés tendem a ficar quentes e doloridos. Outro ponto para um possível paciente Fluoricum acidum, é a língua seca, vermelha e fendida.
A maioria destas crianças têm problemas digestivos, ou uma tendência a esgotamentos na escola, ou condições reumáticas. O ponto excepcional sobre os problemas digestivos é uma tendência a ataques de prisão de ventre ou diarreia; é muito sujeito a gastrites agudas, e icterícia, e todos estes problemas digestivos são agravados por qualquer bebida quente.
A criança típica Fluoricum acidum com diarreia tem um ataque violento depois de beber qualquer bebida quente, que muitas vezes é um indicador para o caso de Fluoricum acidum. Em ataques agudos estão sujeitas a terem uma temperatura alta, com a sensação de calor intenso e uma completa intolerância a qualquer roupa de cama.
Nos seus fracassos na escola, à parte das cefaleias pela concentração – o tipo de cefaleia congestiva que fica melhor pelo banho de água fria – uma característica constante é que dão erros ao escrever. Transpõem palavras, transpõem letras, e os erros parecem ser na maioria insensatos. As queixas dos professores são por não estarem atentas, e dizem que as crianças não faziam certos erros se estivessem atentas; mas a criança não consegue fazer o contrário.
As queixas reumáticas têm a agravação de temperatura comum a Fluoricum acidum, e as dores pioram muito quando fica parada e melhoram quando se mexe.
Outro sintoma da criança Fluoricum acidum que fica cansada fora da escola é uma sensação de entorpecimento nos braços e nas pernas. Uma coisa estranha sobre este entorpecimento é que não aparece pela pressão; mesmo quando a criança está parada, os braços e as pernas estão sujeitos a ficarem entorpecidos.
Os ataques de diarreia de Fluoricum acidum são sempre irritantes; há uma grande irritação perianal, e possivelmente um número de fissuras perianais dolorosas.
Fluoricum acidum tem o mesmo temperamento irritável de Silicea, com melhoria pelo movimento, e com um aspecto alegre em vez do aspecto cansado e vazio dos tipos Silicea.
Os pacientes Fluoricum acidum e Pulsatilla não são facilmente confundidos, os tipos Pulsatilla são de estatura mais pesada, têm muito menos tensão sobre elas, são lentas mental e fisicamente. Em Pulsatilla não há a actividade que o Fluoricum acidum tem, têm um cérebro lento, são muito mais indulgentes, e muito menos activas. O paciente Pulsatilla fica cansado pelo esforço, e o paciente Fluoricum acidum fica muito mais estimulado por isso.
Pulsatilla é agravado pela exposição á água fria, fica constipada (resfriada); os tipos Fluoricum acidum tomam banho de água fria e melhoram. É muito mais uma questão de grau, do paciente ser mais traquina, a outra é suave, condescendente, depressiva.
Fluoricum acidum de repente fica irritada, muito mais irritável e violenta do que Pulsatilla bate enquanto que a Pulsatilla provavelmente fica irada e depois chora. Fluoricum acidum é muito mais como Phosphorus, muito mais emotiva mentalmente, mais activa, mais viva do que Pulsatilla.




GRUPO V
“Crianças nervosas”


Arsenicum album (Ars.)

O último grupo de remédios incluí todas as crianças nervosas excepcionalmente, e a chave de todo o grupo é Arsenicum album. As crianças Arsenicum são talvez as mais atractivas das crianças. São muito finas, habitualmente magras, de estatura fina, frequentemente com uma pele fina e um cabelo fino; são crianças muito delicadas.
Habitualmente são muito nervosas, assustam-se facilmente e têm medo; qualquer coisa incomum assusta-as, têm medo de ficarem sozinhas em casa, medo de saírem sozinhas, medo do escuro e sempre têm uma imaginação muito fértil. Sofrem de terrores nocturnos, e acordam a meio da noite aterrorizadas, saem da cama e passeiam pela casa para encontrarem alguém para falar.
Têm sempre uma sensação que alguma ocorrência horrível fique suspensa à sua volta, muitas vezes não sabe o que é e fica aterrorizada. Quando confortada e consolada, fica tranquila e vai dormir outra vez, especialmente se vai para a cama dos pais ou tenha alguém próximo.
São habitualmente de uma cor variável e tendem a ter uma pele pálida, mas corada pela excitação. Não são amareladas. Têm uma pele fina, e quando coram frequentemente têm a cabeça quente, mãos e pés frios quando existe hiperactividade.
Apesar da sua aparência delicada, estas crianças Arsenicum são sempre irrequietas, sempre a fazerem alguma coisa, e não apenas a sentarem-se e a olharem para os seus dedos. Podem dedicar-se a uma coisa, fazem-na por um tempo, e depois seguem para outra coisa, mas nunca passam o seu tempo a fazer nada.
Quando estão irritadas vão da sua mãe para o seu pai, do seu pai para a enfermeira, depois voltando para a sua mãe. Cada um dá-lhe muito conforto, mas não por muito tempo, e elas voltam para alguém.
Em vez da sua inquietude e da sua actividade, ficam completamente exaustas. Ficam bem por algumas horas, ocupadas, contentes, muito desassossegadas, e mentalmente activas, de repente ficam completamente exaustas, ficam pálidas, cansadas e deitam-se. Muitas vezes ficam deprimidas, e num estado nervoso e assustado, sentem que vão ficar doentes e querem ter alguém perto.
Estas crianças são excessivamente arrumadas. A menina pequena toma conta das suas bonecas na condição mais espantosa de arrumação. Mesmo os rapazes, que normalmente quebram os seus brinquedos e deixam-nos caídos no chão, o tipo Arsenicum, põe os brinquedos longe e fica angustiado, não por causa do brinquedo estar quebrado mas porque está uma confusão. Ficam aborrecidas se entornam geleia nelas próprias e ficam numa confusão, e a sua angustia não é proporcional à causa.
Outra coisa muita definida é que estão sujeitas a ficarem constipadas (resfriadas), particularmente pela exposição ao frio, e essas constipações são razoavelmente típicas. Geralmente começam com uma coriza aguda, com descarga aquosa e escoriante, ataques de espirros muito violentos e uma tendência para a constipação muito rapidamente se espalhar para o peito.
Em 24 horas a história de uma coriza aguda desenvolve-se rapidamente para uma bronquite. Com essa extensão a criança Arsenicum fica rouca entre o desenvolvimento da coriza e o começo de uma bronquite definida.
Os outros tipos de Arsenicum apanham uma coriza suave muito similar sem nenhuma rouquidão, sem nenhum sinal de bronquite, mas de repente desenvolvem um ataque agudo de asma.
O ataque asmático nas crianças Arsenicum é uma asma típica, espasmódica, seca e muito “apertada”, e sempre acompanhada por terror agudo. É sempre aterrorizador para uma criança ter asma, mas as crianças Arsenicum são de qualquer modo aterrorizadas por isso.
Estão sujeitas a terem ataques de asma mesmo cedo à tarde cerca das 13h00 até às 15h00, algum tempo depois de almoço, ou cedo de manhã, a qualquer hora depois da meia noite.
Outra característica asmática típica é que quando o ataque acalma a secura parece desaparecer e o peito fica cheio de muco, com quantidades de saliva espumosa branca. Quando o ataque é subsequente, o assobio seco desaparece e o peito fica humedecido. Arsenicum vai limpar todo o problema.
As crianças Arsenicum são muito sensíveis ao frio, qualquer exposição ao frio é certo que as perturbe. Provoca também um ataque respiratório agudo, ou um ataque digestivo agudo. Estas crianças têm problemas digestivos muito facilmente; pela exposição ao frio, e também por uma grande tolerância a frutos húmidos. Melões, morangos, qualquer um dos sumos de fruta poderá dar à criança Arsenicum uma gastrite aguda, normalmente com diarreia.
A criança Arsenicum é extremamente friorenta, e na maior parte do peito e de uma maneira geral, têm sede com um desejo para bebidas frias, mas quando sofrem de gastrite ou gastrenterite, a condição é agravada por bebidas frias.
A gastrite poderá ser causada pelos gelados, e uma mistura de fruta e de gelados é particularmente perigosa para as crianças Arsenicum. Durante o estado agudo de gastrite a dor é normalmente severa e é aliviada pelo calor, também por fluídos quentes ou calor externo aplicado no abdómen.
Quando a criança gosta de bebidas quentes e é aliviada por elas, não devemos ignorar Arsenicum.
Outro ponto sobre estes ataques abdominais agudos é que a criança é delicada e assim, ela vai abaixo adoecendo extremamente rápido; uma criança Arsenicum com uma diarreia aguda tomba em poucas horas.
Com esta queda ficam irrequietas, preocupadas, ansiosas e sujeitas a terem fezes pequenas, pequenos jorros de diarreia, e uma agravação marcada de exaustão depois de cada evacuação. A criança parece cinzenta, fria e suada. Quase sempre na diarreia de Arsenicum as fezes são repugnantes.
No verão depois de uma grande intolerância a morangos, etc., as crianças ficam perfeitamente bem no dia anterior e na manhã seguinte estão num estado de colapso depois de purgarem a noite toda. É extraordinário como rapidamente as crianças Arsenicum recuperam se se der Arsenicum album.
Em casos agudos com começos violentos Arsenicum 30 CH cada quinze minutos resolve o problema imediatamente. Mas Arsenicum em potência baixa não é eficaz. Os pacientes não têm vitalidade suficiente para responder a baixas potências, e em casos extremos os resultados satisfatórios são improváveis por potência abaixo de 10 CH.
Há uma hiperestesia geral nas crianças Arsenicum. São muito sensíveis a tudo, aos cheiros, ao toque, ao barulho, à excitação; os cheiros põem-nas doentes, com o barulho ficam nervosas, a excitação vai provocar-lhes depois pesadelos.
São crianças irritadiças. Se pressionarem na escola estão sujeitas a terem coreia; e se não são tratadas de uma maneira calma desenvolvem cefaleias periódicas, reaparecendo uma vez em 7 ou 14 dias, cefaleias violentas com náuseas que duram desde 24 a 48 horas, e podem durar 3 ou 4 dias, tornando a criança completamente prostrada.
Têm sempre uma cefaleia congestiva, com intolerância ao barulho, luz, ou qualquer tipo de distúrbio. E isto é uma das contradições de Arsenicum, com estas cefaleias congestivas elas querem as suas cabeças o mais frio possível.
A criança sente-se doente, o seu corpo poderá estar frio, suado e húmido; têm uma náusea extrema; está inquieta e assustada, quer ser bem tapada – e ainda quer a sua cabeça fria, roupas frias, aplicar água de colónia – qualquer coisa que a mantenha fria.
Arsenicum é menos valioso em condições de pele do que aquilo que se pode esperar. Tem mais valor em algumas condições crónicas do que nas dermatites agudas. A erupção secundária sifilítica é o tipo de condição em que Arsenicum é indicado.
Alternância de asma e condição de pele é uma indicação definida de Arsenicum; onde a asma e a diarreia alternam é útil um caso em que as cefaleias se repitam em que a asma se desenvolve, e limpa com Arsenicum. Arsenicum tem as suas alternâncias muito definidas, mas mais frequentes nos adultos do que nas crianças.



Chamomilla (Cham.)

Os sintomas de Chamomilla são quase idênticos aos de Arsenicum e, no entanto são remédios inteiramente diferentes, e crianças inteiramente diferentes. Primeiro têm hiperestesia, muito sensíveis ao barulho, à dor, pessoas; há exactamente a mesma hiperestesia em Chamomilla.
Há a impaciência de Arsenicum, movendo-se de uma pessoa para outra, nunca pára; é exactamente o mesmo na Chamomilla, a criança vai de uma pessoa para outra e nunca fica parada completamente, nunca em paz. E, no entanto os dois tipos são diferentes.
Na Chamomilla há uma extrema hiperestesia, as dores de Chamomilla são mais intensas provavelmente do que outras dores de que os pacientes sofrem; mas a reacção é inteiramente diferente de Arsenicum.
O caso de Chamomilla tem um frenesi absoluto de raiva; ressentem-se. A criança Chamomilla é sujeita a atirar-se à pessoa porque é hiperestésica.
Há um intenso desassossego na criança Chamomilla, vai de uma pessoa para outra, e quando começa a ficar insatisfeita com a pessoa larga-a, mas se a pessoa a pega e a larga logo, ela é capaz de se atirar à pessoa.
É muito diferente da calma que a criança Arsenicum alcança de cada pessoa.
A criança Chamomilla que é muito sensível ao barulho, não tem um pesadelo na mesma noite, a criança fica envolvida num perfeito frenesi, sujeita a gritar e bater quando é perturbada. É uma reacção totalmente diferente.
No caso de Arsenicum, a criança é irrequieta, sempre a mover-se em redor, enquanto que a criança Chamomilla melhora pelo movimento, mas particularmente melhora se for carregada – é um movimento passivo, correndo à volta de uma criança Arsenicum, provavelmente isso a assusta.
Se se corre à volta de uma criança Chamomilla provavelmente ela pára de gritar e começa a cantar. A pessoa pára e a criança quer que ela continue, e se não continua a criança puxa o cabelo, as reacções são inteiramente diferentes embora os sintomas na Matéria Médica são quase os mesmos.
A criança Chamomilla nunca fica quieta, nunca está satisfeita com nada que está a fazer, mas não é uma questão de passar de uma ocupação para outra, é uma questão de ficar farta de uma coisa e atirá-la fora. Nunca põe o seu brinquedo dentro do armário, simplesmente deixa-o cair, e apanha qualquer coisa; se lhe dizem para pôr primeiro o brinquedo no armário é capaz de gritar.
Outro factor constante sobre as crianças Chamomilla é que ficam mais excitadas à medida que o dia passa, mais irritáveis, mais difíceis de se controlar, e são capazes de incomodarem particularmente – algumas cerca das 21h00. A criança Chamomilla muitas vezes fica quase impossível depois de estar na cama até cerca da meia noite, depois parece que se esgota e cai no sono.
Todas estas crianças que entram em fúria tendem a ficar ruborizadas, com as bochechas vermelhas e a cabeça quente, mas a criança Chamomilla tende a ficar corada num lado da face, geralmente está ruborizada, mas um lado fica mais vermelho do que o outro.
Chamomilla é quase um remédio universal para as dores na dentição da criança, mas é um erro dar Chamomilla para qualquer dor na dentição das crianças, as indicações para isso são muito certas. A criança na dentição que precisa de Chamomilla tende a ficar muito mais irritável à noite e a ter as gengivas sensíveis e inflamadas, e tendem a ter um lado da face com uma ruborização muito mais marcada.
As gengivas sensíveis ficam muito pior por qualquer aplicação de calor e melhoram muito por aplicações frias. Ficam piores num quarto quente, e o ataque é mais sujeito a acalmar por volta da meia noite. É de notar que a dor de dentes de Chamomilla tem modalidades inteiramente diferentes das outras dores.
As crianças Chamomilla estão sujeitas a ataques agudos de cólicas, talvez porque os seus pais lhes fazem as vontades; vêem qualquer coisa, querem-na e gritam até a conseguirem, e nessa tarde vão-se abaixo com uma cólica abdominal aguda. Estes ataques de cólicas são acompanhados por uma grande flatulência e são aliviadas por aplicações quentes.
Com estes ataques de cólicas estão sujeitas a terem ataques de diarreia, com a típica diarreia esverdeada de Chamomilla. Uma criança Chamomilla com cólica e diarreia dá uma melhor imagem da irritabilidade da Chamomilla; gritam estando para baixo. Cólicas agudas dolorosas, e as crianças fazem com que isso pareça muito claro que estão com dores.
Outro contraste entre a criança Chamomilla e a criança Arsenicum, é que a criança Chamomilla é habitualmente de temperamento quente. Têm a cabeça muito quente, muitas vezes quente e suada, e estão sujeitas a terem os pés quentes e ardentes, que os põem fora da cama à noite.
A criança Chamomilla é uma criança insubordinada, e principalmente fica fora de si, mas, além disso, a criança Chamomilla num acesso de cólera pode ficar num estado que a sua face fica azulada e começa com convulsões de pura raiva. Então tem que se ter um pouco de cuidado como se lida com a verdadeira criança Chamomilla.
Uma criança tipicamente Chamomilla, por volta dos três anos de idade, quando se encoleriza tem uma tendência a bater com a sua cabeça na parede, somente por causa dela angustiar a mãe.
À noite por volta da 22h00 depois de estar completamente impossível desde a hora anterior e a sua mãe deixou-a a gritar, tem convulsões. Fica praticamente inconsciente, com a face sombria, e toda contraída. Deve-se ter muito cuidado com a saúde da criança Chamomilla.
Um grande número de bebés Chamomilla têm dificuldades na dentição, e têm inflamações agudas das gengivas, desenvolvem convulsões, e isto indica um sistema nervoso explosivo na criança que deve ser vigiado.
Problemas com a dentição dão-se melhor as dinamizações baixas, algumas doses normalmente para o transtorno, Chamomilla 12 ou 30 CH, de duas doses de hora a hora, nos casos normais, mas num ataque violento repetir cada meia hora até ficarem bem.
Chamomilla é também útil para as otites agudas na criança. Numa condição extremamente dolorosa, e na maioria dos casos a criança não quer ser tocada, e fica muito irritável muitas vezes gritando com dores se o problema for causado – pela exposição ao frio, Chamomilla é um dos grandes remédios das crianças pequenas, particularmente se um lado da face estiver ruborizada.
Chamomilla tem tratado mais otites agudas em crianças pequenas do que qualquer outro remédio. E limpa sem qualquer rasgo os tímpanos. Mas a criança tem que ser do tipo Chamomilla assim como ter a otite, ou a Chamomilla não funcionará. O sistema nervoso tem que ser excitável, e a criança tende a ficar irritável e susceptível à mínima coisa.
A criança Pulsatilla desenvolve otite média pela mesma causa – exposição ao frio – com um lado da face ruborizado; mas é uma criança Pulsatilla não uma criança Chamomilla, e à Chamomilla não fará efeito.
Estes são os remédios mais comuns para a otite aguda das crianças.



Cina (Cina)

O próximo remédio é Cina, que faz uma comparação muito interessante com Chamomilla. A maioria dos homeopatas começa com uma dose de Chamomilla e se não der resultado dão uma dose de Cina. Isto não é um caminho científico de procedimento. É melhor saber claramente como é o quadro de Cina e onde as dificuldades surgem.
A distinção mental excepcional entre a criança Chamomilla e a criança Cina, é que em Cina há um grau de teimosia que nunca se encontra na Chamomilla. A criança Chamomilla é sempre instável; a criança Cina pode ser tão teimosa como uma mula. Isto é a principal distinção mental.
Na Chamomilla uma bochecha está vermelha e a outra está pálida. Toda a face pode estar vermelha, mas com uma distribuição irregular. Na criança Cina é muito mais comum que haja uma área vermelha circunscrita nas bochechas, e muitas vezes uma palidez evidente sobre a boca e nariz.
A próxima coisa distinta é que ambas não gostam de serem agarradas e ressentem-se com interferência, na Chamomilla é mais um ressentimento mental ao passo que a criança Cina é sem dúvida sensível ao toque.
Há muitas vezes a mesma descrição dos dois que gritam quando são agarrados, mas ao mesmo tempo que têm um desconforto preliminar de serem agarradas, as crianças Cina são bastante pacíficas, e deixam-se ser levadas ao colo e isso acalma-as; uma vez que na Chamomilla elas querem distracção todo o tempo, e estão sempre à espera que se faça qualquer coisa nova.
A criança Cina quer que a carreguem porque o movimento constante e passivo acalma-a.
Outro ponto que distingue as crianças Chamomilla da Cina, é que as crianças Cina são muito aptas a vomitar, como são os tipos Chamomilla, mas quase imediatamente depois da criança Cina ter vomitado ficam com fome. Muitas vezes a criança Cina chorará por mais comida imediatamente depois de uma refeição, e muitas vezes as crianças Cina sofrem de pesadelos, e terrores nocturnos se comerem muito tarde.
Outro factor de distinção entre Chamomilla e Cina são os seus problemas diarreicos. Ambos os tipos têm ataques de diarreia. As típicas fezes diarreicas de Chamomilla estão ausentes na Cina; na Cina as fezes típicas são brancas e aquosas.
Uma característica constante da criança Cina são os problemas digestivos que geralmente são aliviados pela pressão no abdómen (tal como na criança Chamomilla). Se têm cólicas dobram-se sobre o estômago, se são carregadas durante algum tempo ficam sobre os braços da mãe para poderem pressionar o seu estômago. Se estão irrequietas à noite, voltam-se e ficam sobre o seu abdómen permanecendo em paz.
As crianças Cina são sempre friorentas e são sensíveis a qualquer corrente de ar. Estas crianças estão sujeitas a contracções musculares irregulares, particularmente depois de qualquer agitação, e muitas vezes nos músculos da face.
E nas crianças ligeiramente mais velhas outra característica mental da criança Cina é que têm terror e são sensíveis ao toque. Têm uma completa incapacidade de entender qualquer tipo de piada, particularmente se se refere a elas próprias.
Todas as crianças Cina têm uma hiperestesia da cabeça, a cabeça é sensível e descordante, e têm uma hiperestesia do couro cabeludo. Para acalmar uma criança Cina nunca mexa no seu cabelo. Têm um hábito imoderado de bocejar, e ficam a bocejar se deslocarem os maxilares, e em alguns casos uma história definida de acidose une-se com a tendência a bocejar.
Outros dois pontos que indicam a possibilidade da criança precisar de Cina; é com os seus problemas intestinais ficam muito irrequietas e estão sujeitas a ter irritação meníngea, com constante agitação da cabeça, roçando-a na almofada. Mesmo sem uma meningite definida tendem a desenvolver um estrabismo – um estrabismo interno.
O outro ponto é que todas estas crianças Cina parecem desenvolver uma irritação do nariz, fica vermelho, dá comichão, coçam-no – e isso é completamente diferente de terem vermes ou qualquer coisa do género. Uma criança rabugenta que mexa no nariz indica sempre a possibilidade de precisar de Cina.



Magnesia Carbonica (Mag. C.)

Magnesia carbonica e Cina são os dois remédios mais comuns indicados para os ataques de diarreia acompanhadas de fezes brancas. Além disso, a Magnesia carbonica é um remédio interessante nas crianças.
As crianças Magnesia carbonica comuns são sensíveis, nervosas, e como regra vêm para tratamento ou as crianças mais novas ou quando têm quase dez anos de idade.
A maior característica excepcional das crianças Magnesia carbonica é a sua falta de histamina. Algumas delas são bem nutridas, mas têm todas pouca força muscular. Numa criança comum saudável os músculos são bastante firmes, mas a criança Magnesia carbonica tem músculos flácidos e frouxos, e o esforço físico cansa-as muito.
Isto é exactamente o mesmo tipo de reacção mental. A criança na escola fica mentalmente cansada e vem para casa com uma cefaleia nevrálgica. As dores são violentas, podem estar em qualquer parte da cabeça, e tendem a aparecer à noite.
As cefaleias são acompanhadas de uma insónia acentuada, a criança não consegue dormir bem, e uma característica estranha é que a criança melhora se se começar a movimentar.
As crianças Magnesia Carbonica têm sempre um gosto e uma aversão definidas pela comida. Têm um desejo acentuado por carne, e qualquer coisa com sabor carnudo, e têm uma aversão completa a qualquer tipo de vegetais. Nas crianças pequenas há uma intolerância ao leite, vomitam-no azedo, ficam pálidas e com indigestão, têm fezes que geralmente são brancas, moles e como massa.
Se os problemas digestivos forem mais longe, há fezes aquosas que normalmente são escoriantes. Este tipo de criança é muito sujeita quando tem uma enterite aguda a desenvolver um ataque de bronquite ou uma broncopneumonia definida.
Nos seus ataques de bronquite as crianças Magnesia carbonica tendem a ter fios de saliva, que são muito difíceis de expelir. Não é como os fios de saliva de Kali bichromicum na aparência, mas têm grandes dificuldades em expectorá-la.
As crianças Magnesia carbonica tendem a ter uma pele seca. Nas crianças pequenas é particularmente visível, ficam com a pele seca e quase escamosa, e com cor de cobre; erupção escamosa do couro cabeludo, quase como se tivesse sido pintado de cobre.
A criança adolescente Magnesia carbonica está sempre abatida de manhã, mesmo depois de uma boa noite de sono. É um esforço enorme de tirá-los da cama para irem para a escola.
Outro ponto útil nas crianças Magnesia carbonica é que são facilmente assustáveis por um toque inesperado, e apesar deste tipo inerte de pele, depois de ingerirem uma comida e bebida quente ficam ruborizadas e a cabeça e a face ficam suadas.
Estas crianças são sensíveis ao frio, e ainda um tanto melhor ao ar livre. Normalmente agravam pelas mudanças de tempo.



Ignatia (Ign.)

O próximo dos remédios dos nervos é Ignatia. É Inoportuno que a Ignatia tenha sido distorcida nos textos homeopáticos - no livro, e teve de ser olhada como uma mulher histérica. Usado nesse sentido perde-se muito a importância que pode ser mau para Ignatia em outros casos que as mulheres não são nada histéricas.
Uma criança com um temperamento nervoso muito irritadiço; explode por qualquer coisa, sensibilidade brilhante, criança precoce, indo muito bem na escola e sendo incentivada – sendo um rapaz e uma rapariga – e o sistema nervoso sendo sobrecarregado, apresenta frequentemente a indicação para Ignatia.
A primeira indicação é se a criança começa a desenvolver dores de cabeça, uma cefaleia desenvolvida pelo cansaço que aparece ao fim do dia, depois de um período de stress.
Depois começam a ficar ligeiramente trémulas – a sua letra não é nada boa como costumava ser, e os movimentos mais subtis começam a deteriorar-se.
O próximo aspecto é a sua expressão um tanto tensa, e isso é a maior nota chave de Ignatia, no tipo não histérico. Pode ser alguma coisa por uma simples tensão dos músculos para definir as caretas quando a criança está a falar, e pode desenvolver-se a partir daí uma coreia facial, uma coreia generalizada, dificuldade em falar, dificuldade na articulação.
A criança fica excessivamente excitável – ou toda eufórica ou em estado de depressão, e é incrivelmente hiperestésica ao barulho. Se a criança se esforça a fazer os trabalhos de casa depois da escola, qualquer barulho a põe maluca; é capaz de ficar furiosa e depois começar a chorar.
Depois de qualquer tipo de stress a criança fica incapacitada de trabalhar, o seu cérebro não funcionará, não absorve nada, não consegue lembrar-se e não é capaz de pensar.
Há indicações definidas para Ignatia na modalidade peculiar das cefaleias. A criança vem para casa depois da escola com uma cefaleia congestiva, que, estranhamente, é aliviada por aplicações quentes.
Se começam a ficar com os nervos em franja, estas crianças ficam assustadas.
Podem ficar excitadas com o stress dos exames, perdem completamente a serenidade e estão em constante pavor de que alguma coisa desagradável vai acontecer, e podem ter medo de fazer qualquer coisa por sua própria iniciativa – mesmo até terem medo de saírem sozinhas.
Têm todo o tipo de problemas digestivos, e a típica Ignatia desenvolve estômago histérico (estômago hipersensível ao histerismo), isto quer dizer que a criança fica indisposta pela comida mais simples, mas pode digerir a comida mais indigesta.
Exactamente o mesmo tipo de oposição aparece quando a criança Ignatia fica com um problema na garganta, uma inflamação aguda da garganta, e o único alivio é comendo qualquer coisa sólida, alguma coisa que faça pressão lá, e a pressão alivia por enquanto.
Estas crianças muito stressadas têm todo o tipo de transtornos. Se estão num espaço pequeno, particularmente se tiver muita gente ao pé dela, ficam nervosas, e angustiadas, sufocadas, e ficam sujeitas a desmaiar.
Mas isto tudo enquadra-se no quadro geral do stress nervoso.
Como podíamos esperar numa criança deste tipo, que é muito inteligente e tem muito sucesso e perde o controle, e é mesmo capaz de se culpar a ela própria?
Muitas vezes é uma criança com pais pobres, que se porta muito bem na escola e que agora não é capaz de ser tão bem sucedida, começa a repreender-se a ela própria, julga que o insucesso é devido à falta de esforço da sua parte, fica completamente deprimida e quase melancólica.
Marcada com uma tendência a coreia está sujeita a muitos incómodos, tosse espasmódica, irritante, que vem em horas inconvenientes, e assim que começa continua, e nunca mais pára. Isto é um dos tipos de tosse na criança Ignatia angustiada. O outro tipo é muito definido, laringite aguda, com uma tendência aos espasmos da laringe.
São muito sujeitas a terem dores reumáticas, e podem mesmo ter reumatismo agudo; e a maioria das dores reumáticas melhoram por uma pressão firme definida.



Zincum

O último destes remédios é Zincum e juntando-se a Ignatia por causa da tendência à coreia.
A criança típica Zincum é muito sensível e nervosa e excitável. São facilmente distintas das crianças Ignatia. A criança Ignatia, ao princípio é brilhante e de resposta rápida, enquanto que a criança típica Zincum tem uma reacção lenta.
Quando a criança Ignatia está cansada pode não ser capaz de apanhar coisas, têm dificuldade em aprender, dificuldade em lembrar, mas a criança Zincum é lenta no que vai dizer, lenta a responder, e são muito mais dóceis, menos instáveis do que a criança Ignatia.
A criança Zincum vem para o tratamento mais ou menos na mesma idade, talvez um pouco mais velha, e apresentará uma história de desenvolvimento atrasado. Puberdade atrasada, muitas vezes dá-nos a indicação da criança Zincum.
A impressão é que estão cansadas, mental e fisicamente – geralmente deprimidas. E, no entanto são inquietas, nervosas, e impacientes. Quando estão cansadas têm uma dor muito persistente na região cervical, muitas vezes com dores ardentes indo pelas costas abaixo.
Outra característica destas crianças Zincum, especialmente os mais impacientes, estão sujeitas a terem cãibras na cama à noite, mais particularmente nos músculos posteriores da perna do que nos pés.
São muito sensíveis ao frio, e estão sempre constipadas (resfriadas). Ficam com os olhos inflamados com a exposição ao frio. Estas crianças Zincum têm um engrossamento definido das margens das pálpebras, blefarite crónica, e conjuntivite crónica, e desenvolvem uma intensa fotofobia.
São muito sensíveis ao barulho, tão sensíveis como as crianças Ignatia, mas as conversas preocupam-na excessivamente, e se a criança está a tentar fazer algum trabalho e alguém na sala está a falar isso as aborrece mais do que o barulho de outras crianças a brincar.
Além disso, nos adultos, que estão completamente exaustos por pessoas que falam com elas, é muitas vezes uma pista definida para Zincum.
Outra indicação forte para Zincum é uma história de uma erupção cutânea bem marcada e generalizada na criança muito nova, e um desenvolvimento de coreia aproximadamente na adolescência.
Muitas destas crianças Zincum desenvolvem uma fome aguda por volta das 11h00, e simplesmente engolem a sua comida e bebida.